sábado, 20 de dezembro de 2014

MARIA DISSE SIM


https://www.youtube.com/watch?v=I_OxJ7YVYyA

O que a Palavra diz para mim?

Como acolho os “anúncios” de Deus na minha vida? Muitas vezes o anúncio é para uma mudança de vida, outras é o imprevisto que me faz trocar meus projectos, outras vezes um problema de saúde, no trabalho, em família. Respondo com fé e disponibilidade? Glorificando a Deus?

A liturgia deste IV Domingo do Advento está dominada por três idéias-chave: o “sim” de Maria, a construção do templo, a glória de Deus. O “sim” de Maria convida ao sim de todos os cristãos. Dizer sim a Deus e aos homens significa uma generosidade total para entrar no plano de Deus. Qualquer cristão podia hoje perguntar-se: Senhor que queres que eu faça? (Evangelho). Construir um templo não é fácil. O templo de David e o templo de Salomão foram obras reveladoras da fé do povo de Israel. Há porém um templo mais fácil de edificar que é o próprio “coração humano”. É aí que Jesus deve nascer como nasceu em Belém. (1ª leitura). Mas o grande objectivo de todas as celebrações natalícias é afirmar a glória do Nosso Deus. Se o mundo de hoje anda longe da prática do Evangelho é cada cristão que tem o dever de anunciar Jesus Cristo, porque só nele se revela o poder e a glória do nosso Deus.
O coração do cristão será como a gruta de Belém que na simplicidade e pobreza se dispõe a acolher Jesus Salvador.
É diferente a perspectiva da mensagem cristã no mundo de hoje. Atualmente todos procuram ser conhecidos, ser protagonistas, ter resultados, ser considerados, ter poder. Jesus, ao nascer num presépio, apresenta-se na maior das humildades.
Será Jesus a revelar, pelos tempos fora, a glória e o poder de Deus.

monsenhor Vitor Feytor Pinto in “Revista de Liturgia Diária” ( Excertos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado