segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

São João Bosco, o grande apóstolo da juventude, nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815.



Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.
Dom Bosco cresceu tendo como modelo de vida sua mãe Margarida, uma mulher de oração e grande virtude. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal.
Muito bondoso e preocupado com a formação da juventude, ele se fez tudo para todos. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido.
Fundou o Oratório, obra destinada a preservar os jovens da ignorância religiosa e da corrupção moral, especialmente os de famílias mais simples. Ao Oratório juntou uma escola profissional, depois um ginásio, um internato, etc. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.
Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão.
Em 31 de Janeiro de 1888, rodeado da família religiosa, o venerável Padre, o pai de uma infinidade de orfãozinhos, consolado pelos sacramentos da Igreja, docemente, entregou sua alma a Deus.



Arautos do Evangelho


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado