sexta-feira, 11 de novembro de 2022

"Incansável soldado de Cristo"



Assim o Papa Francisco definiu o santo de hoje, São Martinho de Tours, padroeiro da França, Hungria, Buenos Aires (Argentina) e um dos patronos da Guarda Suíça Pontifícia.


São Martinho de Tours nasceu na Panônia (atual Hungria) por volta do ano 316 em uma família pagã. Seu pai era militar e ele, seguindo a tradição, ingressou na guarda imperial romana aos 15 anos. Enquanto estava no exército, converteu-se ao cristianismo e foi admitido como catecúmeno.
Por volta do ano 337, em Amiens, no norte da França, viu um mendigo deitado próximo ao portão da cidade, tremendo de frio. Vendo-o nessas condições, de espada na mão, Martinho dividiu sua capa em duas: guardou metade por respeito a quem a deu -o Império-, enquanto a outra cobriu o corpo do mendigo. Pouco depois, teve um sonho no qual Cristo apareceu a ele, dizendo aos anjos: "Martinho, sendo ainda catecúmeno, me cobriu com este vestido".
Após receber o batismo e renunciar ao serviço militar, juntou-se aos discípulos de Santo Hilário de Poitiers e adotou um estilo de vida ascético e de oração.
Mas para o Papa Francisco, este episódio foi apenas um pequeno prelúdio para o longo e fecundo ministério apostólico que este "incansável soldado de Cristo" realizou em muitos países europeus, "tendo uma admirável vida interior, uma mente sempre voltada para o céu.
"Não é de se admirar, então, que Deus tenha concedido a esse bispo grande coragem mental, com a qual ele constantemente expulsava demônios e operava muitos milagres, levando muitas pessoas à fé católica."
"Que o seu exemplo nos ensine a ser sempre mais corajosos na fé e generosos na caridade."

http://ow.ly/3UbA50LAXN2

Nenhuma descrição de foto disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado