sexta-feira, 3 de março de 2023

A vida é sempre mais

 


Talvez, Senhor, tudo parta daqui: deste sentimento irremovível de que a vida é mais. É mais bela e feia, mais justa e injusta, mais positiva e negativa, mais poderosa e frágil, mais ampla e miniatural do que aquilo que eu posso controlar, com os instrumentos que normalmente estão ao meu dispor: a vontade, a razão ou o desejo.
A vida é sempre mais. O seu turbilhão ou a sua marcha lenta; a sua inquietude ou o seu estado inerme, apagado; a sua pulsão vital declarada, quase estonteante, e, ao mesmo tempo, a sua discrição que me obriga a aplicar bem o ouvido se a quiser captar.
A vida é maior. E, por isso, tantas vezes, perante a grandiosidade da vida sinto o fascínio e o estilhaço, sinto uma espantosa empatia e um medo que paralisa, pois ela ultrapassa-me, foge-me a cada instante, resiste-me indecifrável.
Ajuda-me, Senhor, a ser humilde perante a vida, pois é mais aquilo que desconhecemos do que aquilo sobre o qual podemos falar. Dá-me a capacidade de abraçar a vida quando ela não for exatamente aquilo que eu previ.

| D. José Tolentino Mendonça • “Rezar de olhos abertos”.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado