sábado, 9 de agosto de 2014

Liturgia de 10.08.2014 - 19º DTC


https://www.youtube.com/watch?v=550FbEQIgcI

Ao entardecer Jesus subiu a montanha para rezar. Veio a noite e Ele continuou ali, em silêncio total a falar com o Pai. Isso é maravilhoso quando Deus nos acorda para orar no silêncio da noite, quando Ele nos acorda para ouvirmos a sua voz nos dizendo o que devemos escrever como comentário ao seu Evangelho, quando Jesus nos acorda para trabalhar na vinha, para prepararmos a próxima homilia que irá conduzir os fiéis ouvintes à conversão, ou para nos orientar no preparo do encontro catequético com os jovens... Jesus gosta de falar connosco logo ao amanhecer, logo que acordamos. Orar no silêncio é falar com Deus, e é também escutar Deus.
A oração é ponto de contacto da nossa alma com o Criador. Para nos reparar dos nossos constantes pecados, desde os veniais até para nos arrepender e nos preparar para a absolvição dos pecados mortais. A oração eleva a nossa alma até o Deus altíssimo, é através dela que nos reconhecemos pecadores necessitados da misericórdia do Pai que nos abraça e nos acolhe de forma amorosa. É na oração que agradecemos por tudo o que temos e somos, e tudo isso procede do Deus todo poderoso, Criador do universo infinito. A oração é o meio pelo qual fazemos os nossos pedidos a Aquele que tem tudo, que pode tudo, e não se alegra com o nosso sofrimento. Podemos falar com Deus a qualquer hora e em qualquer lugar. Naqueles tempos, a montanha era o lugar preferido para se aproximar de Deus. Para falar com Deus basta apenas elevar o nosso pensamento a Ele, na fila do autocarro, dirigindo o carro, caminhando, em tudo o que estamos fazendo. Porém, é necessário reservarmos um ou mais momento do nosso dia para que de forma concentrada, e de preferência de olhos fechados para não nos distrair, falar com o Pai na mais completa seriedade, e desprendimento.
Essa oração profunda nos liberta do nosso corpo, e eleva a nossa alma ao alto, e nos faz sentir filhos do Deus bondoso, e pode também até nos causar arrepios, pela presença do Espírito de Deus do nosso lado. É essa oração que precisamos fazer diariamente. Nem precisa ser tão demorada, mais precisa ser feita num momento de total entrega do nosso ser decaído, esgotado, sofrido e necessitado da força e do carinho do Pai, assim como da sua graça protectora que nos recarrega para continuar a caminhada, nos recarrega para vencer a dor, o pecado, as tentações, o egoísmo. Nos recarrega para que possamos continuar perdoando as ingratidões e maldades dos nosso irmãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado