domingo, 26 de janeiro de 2025

Festa da Palavra- 4º Ano de catequese

 


Na Bíblia, podemos conhecer a história da salvação, que é a história da infinita misericórdia e da paciência inesgotável de Deus, para connosco. Paciente e misericordioso são as palavras que identificam a natureza de Deus. Os salmos cantam a misericórdia de Deus, que é eterna. E Jesus, em tudo o que é, em tudo o que diz e em tudo o que faz, revela o rosto da misericórdia do Pai. “Na Sagrada Escritura, a misericórdia é, pois, a palavra-chave para indicar o agir de Deus para connosco” (MV 9). E o principal pecado da humanidade consiste precisamente nisto: em recusar-se a escutar a Palavra de Deus, que nos quer oferecer a Sua misericórdia.(cf. Audiência do Papa, 28.09.2016)

Domingo da Palavra de Deus, um chamado à ação

Por feliz inspiração, o Papa Francisco propôs a celebração anual do “Domingo da Palavra de Deus”, no terceiro Domingo do Tempo Comum, sendo esta edição no contexto do Ano Jubilar. Trata-se de uma iniciativa profundamente pastoral que o Papa Francisco desejou para que as pessoas compreendam como é importante, na vida cotidiana da Igreja e das comunidades, a Palavra de Deus. Uma Palavra que não se reduz a um livro, mas que está sempre viva e se torna um sinal concreto e palpável.
Na tua palavra lançarei as redesCrédito: Bank_ZM / GettyImages
O lema escolhido pelo Santo Padre para este Domingo da Palavra de Deus é um versículo do Salmo 118,81: “Espero na tua Palavra”. “É um grito de esperança: o homem, no momento da angústia, da tribulação, do não-sentido, clama a Deus e põe nele toda a sua esperança”

Alegra-se a nossa comunidade porque o 4º ano de catequese celebra , hoje , a Festa da Palavra.
Jesus convida cada um de nós a deixar tudo e a segui -Lo, a sermos pescadores de Homens.
A Sua Palavra faz nos ser parecidos com Jesus, e se deixarmos tudo para O seguir, seremos felizes.
Hoje estas crianças receberam a Biblia, para que assim tenham a palavra sempre presente.
Elas sabem que é através do que Jesus lhes diz que ficam mais próximas de Deus e assim serão felizes.

Ao entregarmos hoje a Bíblia, preparamo-nos assim para viver melhor este novo jubilar, em que somos desafiados, “com Maria, a renovarmo-nos nas fontes da alegria”. Ora, nós já sabemos e saboreamos que “a Sagrada Escritura é fonte de alegria” (EG 5)! O próprio Jesus, olhando para Maria, exclamou: “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática!” (Lc 11,28). Na verdade, “O anúncio da Palavra cria comunhão e gera a alegria. Anunciando a Palavra de Deus, queremos comunicar também a fonte da verdadeira alegria, que brota da certeza de que só Jesus tem palavras de vida eterna (cf. Jo 6,68)” (cf. Bento XVI, Verbum Domini, 123).

Que a nossa vida fale por si, torne contagiosa a esperança e cada um possa dizer ao outro, com alegria e entusiasmo convincentes: " Confia no Senhor! Sê forte e corajoso, e confia no Senhor" ( Sal 27,14) ( D. Antonino Dias , Palavra que une, nº19, de 29/12/2024








Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado