terça-feira, 30 de abril de 2013

Preparação para Batismos

 No próximo dia 4 de Maio, no Salão Paroquial, às 21h, decorrerá a preparação para Batismos.
É necessária a presença dos pais e padrinhos.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mês de Maio, Mês de Maria

Aos pastorinhos, em Fátima, disse-lhes Nª Senhora: " Rezem os terço todos os dias para alcançarem a Paz para o Mundo e o fim da guerra"
Aproxima -se o mês de Maio, tal como em Outubro, teremos a Oração Mariana do terço em louvor de Nossa Senhora, às 18 horas, na Igreja Matriz.

Na 1ª sexta feira do mês, como habitualmente, terá lugar a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Encontro de coros

 II Festival de Música Sacra, em Arronches
 Encerramento dos Concertos de Páscoa, no próximo dia 28 de Abril, pelas 17 horas, na Igreja Matriz  com  Encontro de Coros:
- Coro Stella Matutina de Évora
- Coro de Cristo Rei de Portela de Sacavém

Amai-vos como eu vos amei!...


terça-feira, 23 de abril de 2013

João Paulo II poderá ser canonizado a 20 de Outubro

O polaco Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II, poderá ser canonizado a 20 de Outubro deste ano, revelou o jornal italiano Credere.De acordo com a publicação, o processo de canonização de João Paulo II ganhou um novo fôlego depois de a Congregação para a Causa dos Santos ter aprovado um suposto milagre ocorrido já depois da morte de Wojtyla, em 2005.
 
 João Paulo II poderá ser canonizado a 20 de Outubro
João Paulo II morreu a 2 de Abril de 2005 e foi beatificado a 1 de Maio de 2011.
É preciso certificar a existência de um milagre - um acontecimento considerado "inexplicável para a ciência" -, que ocorra depois da beatificação, para que a canonização aconteça.
Depois da comissão médica da Congregação para a Causa de todos os Santos certificar o milagre, o caso é ainda analisado por um grupo de teólogos para que tenha aprovação.
O jornal Credere avança a data de 20 de Outubro porque está próxima da efeméride dos 35 anos da eleição de João Paulo II - 16 de Outubro de 1978 - e do início oficial do seu pontificado - 22 de Outubro de 1979. 

II Festival de Música Sacra de Arronches- Concerto divinal

 Na Igreja de Nª Sra. da Luz em Arronches, na tarde de 20 de Abril, assistiu -se a um concerto Pascal de grande qualidade, a partir de um repertório que passou pelo canto gregoriano (Regina Caeli, laetare), e percorreu os séculos XVII, XVIII (com Haendel) e XIX (com Grell).
A regência discreta mas rigorosa do maestro Padre Cartageno confirmou a personalidade colorida e melancólica do estilo vocal do Coro do Carmo, também acompanhado nos registos baixos pelo organista João Cavaco.
Este concerto de uma amplíssima mística ideada nas harmonizações e nas vozes a um tempo fortes e amenas, elevaram o espírito da assistência.
 No  final o Pároco Fernando Farinha apresentou o guia de visita da Igreja Matriz.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

1 Hora com Jesus

 No próximo dia 24 de Abril, 4ª feira, às 21 horas, haverá na Igreja Matriz, um Momento de Oração e Adoração - 1 Hora  com Jesus- Dinamizada pelas Associadas das Irmãs de S. José de Cluny.

Se Deus me dá 24 horas por dia, todos os dias, serei eu capaz de estar 1 hora com Deus?

domingo, 21 de abril de 2013

Feliz dia , Bom Pastor


Dia do Bom Pastor



Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus,dentro de uma comunidade, no seio de uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade.

Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus: ele perdoa os pecados, ele reconcilia seus irmãos com Deus e entre si; ele trás a bênção de Deus para todos.

O padre é aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eucarística , ele trás Jesus para as comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio.

O padre alimenta seus fiéis por esse sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho.

Padre é o modelo por excelência de Jesus Cristo, o Bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo Pastor. O Padre deve ser o pastor atencioso de seu rebanho.

Deve guiar por bons caminhos, orientando nas dificuldades e prevenindo quando necessário. Deve defender seus irmãos dos lobos modernos que devoram os menos esclarecidas e dos ladrões que atacam, que confundem e dispersam o único rebanho do Senhor.

Padre é o homem de Deus que deve estar no meio do povo: nas Paróquias, nas Pastorais, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas e entre os mais pobres e marginalizados... É um sinal de que o Reino de Deus existe entre nós.

Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação.

O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações. Precisa que rezemos pedindo que Deus o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza; que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão. Este dia deve ser repleto de agradecimentos e louvor pelo padre que temos. Deve ser o dia de um abraço caloroso e fraternal, de um "muito obrigado" sincero e de festa. Ter um padre em nossas comunidades é uma benção de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria.

Felicidades a todos os padres, especialmente ao nosso Pároco Pe Fernando Farinha . Que Deus sempre os abençoe e guarde, hoje e sempre.






quinta-feira, 18 de abril de 2013

Concerto Musical

Arronches recebe 2.º Festival de Música Sacra
A paróquia de Arronches, diocese de Portalegre-Castelo Branco,no decorrer  do 2.º Festival de Música Sacra no ciclo de Concertos de Páscoa, acolhe, no dia 20, às 19h15, na Igreja de Nª Srª da Luz, mais um Concerto Musical:
- Com o Organista , João Cavaco;
- Com o Violinista, André Fresco;
- Coro do Carmo- de Beja, regido pelo Padre António Cartageno.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Confiança

Esta terceira semana  da Páscoa é um tempo para treinar a confiança em Deus.
A deixar que Ele seja central na tua vida.
Para que Ele faça crescer em ti, as tuas melhores qualidades.
E ao confiares mais em Deus, tornas -te capaz de relações mais saudáveis com os outros.
Eu bem sei quais são os meus limites.
Mas Contigo, Senhor, a vida tem sentido novo, o amor volta a aquecer o coração.
Confio em Ti, Senhor.

terça-feira, 16 de abril de 2013

MENSAGEM DO SANTO PADRE PARA O 50º DIA MUNDIAL DE ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES

 
MENSAGEM DO SANTO PADRE PARA O 50º DIA MUNDIAL DE ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES
 
Amados irmãos e irmãs!
No quinquagésimo Dia Mundial de Oração pelas Vocações que será celebrado no IV Domingo de Páscoa, 21 de Abril de 2013, desejo convidar-vos a reflectir sobre o tema«As vocações sinal da esperança fundada na fé», que bem se integra no contexto do Ano da Fé e no cinquentenário da abertura do Concílio EcuménicoVaticano II. Decorria o período da Assembleia conciliar quando o Servo de Deus PauloVI instituiu este Dia de unânime invocação a Deus Pai para que continue a enviar operários para a sua Igreja (cf. Mt 9,38). «O problema do número suficiente de sacerdotes –sublinhava então o Sumo Pontífice– interpela todos os fiéis, não só porque disso depende o futuro da sociedade cristã, mas também porque este problema é o indicador concreto e inexorável da vitalidade de fé e amor de cada comunidade paroquial e diocesana, e o testemunho da saúde moral das famílias cristãs. Onde desabrocham numerosas as vocações para o estado eclesiástico e religioso, vive-se generosamente segundo o Evangelho» (Paulo VI, Radiomensagem, 11 de Abril de 1964).

segunda-feira, 15 de abril de 2013

ENCONTRO DE FORMAÇÃO CRISTÃ

A FÉ VIVE DE AFETO

No próximo dia 4 de Maio irá realizar-se um Encontro de Formação Cristã, orientado pelo Padre José Frazão, sacerdote jesuíta, sobre o tema: “A Fé vive de afetos”.
O encontro terá lugar na Casa de Santa Maria, Castelo Branco, e é aberto a todos os interessados que desejam aprofundar este tema.
As inscrições deverão ser feitas até 3 de Maio para os seguintes contatos:
Sílvia Ribeiro (93 626 5842) ou Sofia Marcelo (91 967 4918).

domingo, 14 de abril de 2013

Informação Paroquial

Semana de Oração pelas Vocações

De 14 a 21 de Abril decorre a Semana de Oração pelas Vocações. Rezemos ao Senhor para que surjam novas vocações e os Jovens não tenham receio de dizer SIM a Deus.
No dia 21 a Igreja celebra o Dia do Bom Pastor.  Oremos pelos Sacerdotes.
Oração
Deus Pai, fonte de vida,
que pelo Teu filho, Jesus Cristo,
nos deste o Espírito de confiança e de amor:
envia operários para a tua Igreja;
dá vitalidade de fé
a cada família, paróquia e diocese,
onde desabrochem numerosas
vocações sacerdotais e religiosas
e os baptizados vivam
generosamente o Evangelho,
ilumina com a santidade da tua palavra
os pastores e os consagrados;
anima os jovens nos seminários
e nas casas de formação;
renova a esperança na Igreja
e continua a chamar muitos
para que nunca faltem testemunhas autênticas,
transfiguradas no encontro Contigo,
e anunciadoras da Tua alegria`
à comunidade cristã e aos irmãos.
Ámen.

sábado, 13 de abril de 2013

Romaria ao Rei Santo

É já no próximo Domingo a romaria à Ermida do Rei Santo - Esperança - Arronches
CAPELA DO REI SANTO


Segundo a tradição, quinze dias depois da Páscoa realiza-se a romaria em Honra do Rei Santo, este domingo, dia 14 de Abril. Em redor da igreja do Rei Salvador no lugar de Nave Fria - Esperança, juntam-se centenas de romeiros para conviver com familiares e amigos e participar nas cerimónias religiosas.
 
Como habitualmente, diversos grupos de caminheiros, pela manhã, partem de Arronches, Mosteiros, Esperança e La Codosera, na vizinha Espanha até ao Rei Santo, local onde em fraterno convívio partilham o farnel no final da caminhada junto à ermida.
 

Na parte da tarde pelas 15h00, realiza-se a Missa e Procissão em honra do Rei Santo, seguida de venda de fogaças oferecidas pelos peregrinos ao Rei Santo.


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Meu Caminho, Minha Oração



Tu chamas-me, Senhor. Sempre. Em cada momento da minha vida. Abre o meu coração e os meus ouvidos ao teu convite. A onde me chamas, hoje, Senhor?

quarta-feira, 10 de abril de 2013

A BARCA



A Liturgia nos convida a refletir neste Domingo sobre a IGREJA: a Comunidade que tem a missão de testemunhar e concretizar o projeto libertador que Jesus iniciou. Ele acompanhará sempre a sua Igreja em missão,vivificando-a com a sua presença e orientando-a com a sua Palavra

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Arronches- II Festival de Musica Sacra

O concerto inaugural do Ciclo de Concertos de Órgão – Música nas Igrejas, integrado no II Festival de Música Sacra de Arronches contou, no dia 7 de Abril, com as excelentes interpretações de António Duarte, professor de órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional e organista titular da Sé Patriarcal de Lisboa, agora apresentando-se no órgão positivo da Igreja Matriz de Arronches.
Fotos de Emílio Moitas

António Duarte escolheu, como explicou Rafael Reis, um repertório que se poderia dividir em dois conjuntos de quatro peças (os temas de autores do século XVII e os dos autores do século XVIII), com obras de Bartolomeu de Olague, Manuel Rodrigues Coelho, Carlos Seixas, José da Madre de Deus e Soror da Piedade.
 A Igreja Matriz, contou com um público significativo, tendo, no final, o Pároco Fernando Farinha agraciado o executante, acompanhado no reconhecimento pela Sra. Presidente do Município de Arronches.


sábado, 6 de abril de 2013

CONVITE


2º Festival de Musica Sacra Abril 2013


Arronches recebe 2.º Festival de Música Sacra

Diocese de Portalegre-Castelo Branco
 
Arronches recebe 2.º Festival de Música Sacra
 
A paróquia de Arronches, diocese de Portalegre-Castelo Branco, organiza em abril o 2.º Festival de Música Sacra com um ciclo de Concertos de Páscoa, anuncia uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
No dia 7, às 18h00, na igreja matriz, António Duarte, professor de órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional e organista titular da Sé Patriarcal de Lisboa, inaugura a iniciativa com obras de Bartolomeu de Olague, Manuel Rodrigues Coelho, Carlos Seixas, José da Madre de Deus e Soror da Piedade.
 
Pelas 19h15 do dia 20 a igreja de Nossa Senhora da Luz acolhe o organista João Cavaco, o violinista André Fresco e o Coro do Carmo, de Beja, regido pelo padre António Cartageno, com um programa que inclui obras de Haendel, Grell e do próprio sacerdote, colaborando ainda o organista João Cavaco e o violinista André Fresco.
 
O ciclo que começou em 2012 termina no dia 28, às 17h00, na igreja matriz de Arronches, com o organista Rafael Reis e os coros Stella Matutina, de Évora, e Cristo Rei, da Portela de Sacavém, que apresentam peças de Maurice Duruflé, Diogo Dias Melgás, Georg Friedrich Haendel, Tomás Luis de Vitoria, Manuel Mendes e compositores litúrgicos portugueses, além de espirituais negros e gospel.

A TUA PALAVRA