sábado, 25 de outubro de 2014

O maior Mandamento


https://www.youtube.com/watch?v=1wxOy36VCt0

A liturgia deste domingo nos mostra que toda a Lei, tudo o que os profetas disseram, tudo o que foi escrito pelos autores sagrados e foi compilado na Bíblia ou na Torá, tudo isso foi resumido por Jesus Cristo em apenas DOIS MANDAMENTOS. Amar a Deus e amar o próximo como a nós mesmo. Cumprir os dois mandamentos resumidos por Jesus, é portanto amar a Deus, é fazer a sua vontade, e ao mesmo tempo se relacionar com o irmão , e com a irmã, vivendo numa prática de amor mútuo, recheado de fraternidade, solidariedade, de partilha, de ajuda ou suporte, de compreensão, se importando com o crescimento do outro, com sua segurança, com a sua saúde. Tudo isso de forma autêntica sem interesse e sem falsidade.
Amar o Senhor nosso Deus de todo o coração significa amar a Deus com toda boa vontade de contribuir na construção do seu Reino. Amar a Deus de toda a nossa alma, é dedicação total sem reserva, e sem restrições, não se importando com o que pensam os demais componentes da família, pois infelizmente nem todos eles participam connosco dessa entrega a Deus. Pelo contrário, às vezes nos criticam, nos desdenham, nos atrapalham,etc.
Amar a Deus de todo o nosso entendimento, é agir e reagir de acordo com as escrituras, e principalmente o Evangelho. Porém na ausência plena desse conhecimento, por motivo de analfabetismo, de isolamento geográfico, ou coisa parecida, é seguir as inspirações do Espírito de Deus que devido a nossa fé praticada segundo o nosso entender, estará sempre do nosso lado nos protegendo das investidas de satanás e nos guiando pela mão.
"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Jesus nos ama como o Pai o ama. Por isso devemos amar o próximo como a nós mesmos. Porém não vamos confundir “próximo” apenas com o “necessitado”, ou seja, o próximo não é somente aquele mendigo que vemos na calçada. Mas também o colega de trabalho, os empregados, nossos familiares, os professores, os nossos alunos, todos e todas são os outros que Jesus falou.
Infelizmente muitos de nós ainda não assimilamos de forma correta os mandamentos de Deus explicados por Jesus sobre o amor a Deus e ao próximo. Um exemplo disso são os cristãos e cristãs que frequentam a missa diariamente, e na vida real maltratam os empregados, mendigos, fazem chacotas por vezes maldosas dos defeituosos, preguiçosos e bêbados...
Muitos outros são bem intencionados, colaboram até em instituições de caridade, denunciam os abusos dos poderosos, lutam por justiça, têm uma prática social actuante e estão engajados na luta por um mundo melhor, mas infelizmente não têm um momento para estar com Deus em oração, correm tanto para lá e para cá que não sobra-lhes tempo para rezar, não têm tempo para o Senhor. Pessoas assim, até acreditam em Deus, respeitam os seus representantes na Terra, porém, lamentavelmente, pouco se comunicam directamente com Deus por Jesus. Isso é uma pena, uma grande perda. É uma fé praticada de forma parcial e muito pessoal, não como Jesus nos ensinou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado