quarta-feira, 27 de maio de 2020

No último domingo de «confinamento», bispos apelam à participação dos fiéis no regresso às celebrações comunitárias


Missas online sublinharam celebrações do Dia Mundial das Comunicações Sociais e da Ascensão de Jesus


Lisboa, 24 mai 2020 (Ecclesia) – As comunidades católicas celebraram o 11.º domingo consecutivo sem Missas comunitárias, devido ao confinamento provocado pela pandemia de Covid-19, com apelos dos bispos diocesanos para preparar o regresso das celebrações com fiéis, nos próximos dias 30 e 31.

“Os bispos tomaram estas medidas de uma maneira absolutamente livre e responsável”, com o apoio das autoridades de saúde, explicou em Lisboa o cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

As celebrações dominicais abordaram a festa litúrgica da Ascensão de Jesus, o 54.º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) e o final da semana ‘Laudato Si’, dedicada à encíclica social e ecológica do Papa, assinada há cinco anos.

470 anos depois da elevação de Portalegre a cidade, D. Antonino Dias presidiu à Missa com transmissão através da rede Facebook, pela primeira vez, aludindo a um “tempo de grande sofrimento” que deve ser uma “grande oportunidade para abrir janelas e rasgar portas em direção ao futuro”.

O responsável pela Diocese de Portalegre-Castelo Branco convidou a valorizar a saúde, a proximidade, a beleza da natureza, bem como a “reforçar a importância da família”.

No 54.º DMCS, D. Antonino Dias desejou que todos saibam “construir” a sua história e recusar as que são “tecidas no tear da fantasia e da mentira”.

Apontando ao futuro, o prelado defende que “a vida tem de continuar, com muita esperança e confiança”.
OC



Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado