terça-feira, 5 de maio de 2020

Santuário de Fátima propõe Procissão das Velas do tamanho do país

O reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, propôs hoje, um dia depois do Cardeal António Marto ter confirmado as peregrinações do 13 de maio sem fiéis, que os devotos de Fátima iniciem uma peregrinação do coração» daqui até ao dia 13 de maio. «Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais connosco uma peregrinação pelo coração: uma peregrinação por etapas, do dia 4 ao dia 13; uma peregrinação em que o caminho não é físico, mas interior», afirma o padre Carlos Cabecinhas num vídeo publicado pelo Santuário de Fátima.
O Santuário de Fátima propõe, a partir de hoje, «uma proposta concreta de oração para cada dia, que pode ser encontrada no site do Santuário e nas redes sociais do santuário, a partir desta segunda feira à tarde e, diariamente, até dia 13 de maio», indica um comunicado de imprensa enviado à FAMÍLIA CRISTÃ.

No vídeo, o reitor desafia os peregrinos a acompanharem essas orações e a acenderem, todos os dias, nas janelas de suas casas, uma vela. «Que, em cada dia, cada um faça um momento de reflexão e oração, de acordo com as propostas que disponibilizaremos; e que, em cada noite, acenda à janela uma vela, até à procissão de velas do dia 12. Faremos, assim, uma bela procissão de velas, difundida por todos os lugares onde viveis e vos encontrais», afirmou.

Pela primeira vez na sua história, o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de maio sem peregrinos nos seus espaços. «Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar», refere o reitor do Santuário de Fátima na mesma mensagem. «Tomar agora esta decisão dolorosa significa procurar criar condições para podermos retomar, o mais rapidamente possível, as peregrinações a este lugar», sublinhou.

O Pe. Carlos Cabecinhas reforça o pedido de que os peregrinos não venham a Fátima e acompanhem as celebrações pelos «meios de comunicação social, da internet e das redes sociais», e aproveita para saudar todos os peregrinos que não virão.« Quero saudar todos aqueles que, habitualmente, ano após ano, se fazem peregrinos de Fátima: sentimos a vossa falta! Mas estaremos unidos na oração comum. Saúdo igualmente todos aqueles que desejariam estar presentes, este ano, aqui no Santuário: rezaremos por todos vós!»


Santuário retoma atividades
As celebrações com a presença física de peregrinos na Cova da Iria, e em todas as igrejas portuguesas, só serão retomadas no próximo dia 30 de maio. Mas o comunicado enviado às redações indica que «o Santuário irá retomar a sua atividade, reabrindo já a partir desta segunda-feira os locais de culto, para visita e oração, mas sem celebrações comunitárias e sem a presença física de peregrinos», e que o mesmo acontecerá com o edifício da Reitoria e as «unidades comerciais». Os Espaços Museológicos abrem ao público a partir do próximo dia 19 de maio.

Para tornar os espaços do Santuário de Fátima acessíveis à visita dos peregrinos, a instituição adotou um conjunto de medidas de prevenção e de mitigação do risco de contágio, quer para os colaboradores quer para os peregrinos, que devem ser «cumpridas na íntegra, como sejam o uso de máscara em espaços fechados, a lavagem frequente das mãos, a manutenção dos distanciamento físico e a monitorização dos acessos aos espaços fechados do Santuário como sejam Basílicas, Capelas e espaços comerciais», avança o Santuário no comunicado, acrescentando que, «entre a tarde do dia 12, de tarde e o fim da manhã do dia 13, não será permitido o acesso dos peregrinos a qualquer espaço do Santuário».

Ficam ainda os horários de abertura dos lugares de culto disponibilizados pelo Santuário:

Basílica de Nossa Senhora do Rosário || 09h00 às 18h00 (encerra durante a missa das 11h00 e do Ângelus às 12h00)
Basílica da Santíssima Trindade || 10h00 às 18h00
Capela do Santíssimo Sacramento || 9h00 às 20h00
Capela da Reconciliação (com atendimento de confissões) || 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Texto e fotos: Ricardo Perna

https://youtu.be/dKIC1vKDoAA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado