quarta-feira, 4 de maio de 2022

Encontro Nacional de Dirigentes do M.C.C.




               
      






Realizou-se nos dias 23 e 24 de Abril em Turcifal (Torres Vedras) o Encontro Nacional de Dirigentes do M.C.C., com o tema “A Honra de Sermos Escolhidos”. Dez cursilhistas da nossa Diocese participaram no Encontro.

Depois de um tempo de paragem, que fomos forçados a fazer com a pandemia, estamos sedentos de novos caminhos de esperança, de uma mensagem de força e ânimo para continuar a dinamizar os nossos ambientes, e até mesmo a nossa própria vida e caminhada.

O tema do encontro é por si só a grande mensagem do mesmo, como cursilhistas não podemos esquecer essa grande honra de sermos escolhidos, de termos recebido a enorme graça de sermos escolhidos por Cristo, para levar a Sua Boa Noa aos nossos irmãos em Cristo, a honra de sermos escolhidos para estar ao serviço dos nossos irmãos.

Os dirigentes no MCC, são todos aqueles que foram escolhidos por Cristo, pelas suas virtudes de discípulos, com grande capacidade de líderes, com características específicas como: capacidade de estar ao serviço do outro, responsabilidade, generosidade, humildade e compromisso, que conseguem compreender a realidade concreta em que estão inseridos e atuar nessa mesma realidade, com a grande finalidade de viver a vida à luz do Evangelho.

Sem esquecer que nunca caminha só, o dirigente terá sempre a seu lado O Grande Dirigente e o modelo a seguir, Cristo.

Cristo foi dirigente por excelência, tinha o conhecimento pleno da sua missão, não perder ninguém. Cristo é o Bom Pastor que tem por missão fazer com que nenhuma “ovelha” se perca.

É necessário que o dirigente tenha plena consciência que a sua maior fragilidade/maior obstáculo é ele próprio, a agitação das nossas vidas levam à nossa falta de compromisso, o nosso medo de nos comprometer e até mesmo o medo de falhar, de não corresponder ao que é esperado de nós, e tudo isto leva-nos ao desânimo e afastamento. É preciso interiorizar com toda a nossa força que Cristo quando nos escolheu, não foi por saber que somos perfeitos, que somos modelos de perfeição, mas sim ciente das nossas possibilidades, com o conhecimento pleno do que cada um de nós pode dar de si, o nosso possível.

O dirigente verdadeiramente consciente das suas fragilidades, e dos obstáculos do seu caminho, viverá sempre com a palavra PERSEVERANÇA, esta é a qualidade fundamental de um bom dirigente, a capacidade de compromisso, de continuar, insistir, voltar a tentar, quando tudo à sua volta se desmorona, quando tudo indica um afastar do caminho, este insiste e persiste em caminhar junto a Cristo.

O dirigente por excelência é aquele que ao perceber a honra incrível de ter sido escolhido por Cristo (Cristo conta contigo), recebe a Sua Graça (E eu com a sua Graça), ama o movimento (MCC) com toda a intensidade do seu coração.

São momentos como os que são vividos nestes encontros que ajudam a perseverar na nossa missão. As partilhas, os testemunhos, os momentos de animação, e principalmente as pessoas com que nos cruzamos são tesouros que Cristo nos envia para nos dar forças para seguir/continuar a caminhar.

Que as nossas ultreias, os nossos encontros e os cursilhos voltem em força.

De Colores.

Raquel Neves





Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado