domingo, 8 de fevereiro de 2015

Jornadas Arciprestais de Catequese

Catequese -Arciprestado de Portalegre

Organizadas pelo Secretariado Diocesano da Catequese, e sob a orientação do sr. Padre José António Gonçalves, diretor do mesmo, estiveram , sábado, dia 7 de fevereiro, reunidos cerca de quarenta catequistas do Arciprestado de Portalegre, no Seminário do Imaculado Coração de Maria em Portalegre, para refletir sobre:
“Catequese: missão profética da Igreja de hoje e para o mundo de hoje.”
Iniciámos com a Oração de Laudes.
Como é o mundo de hoje?
Um mundo onde prevalecem entre outros o virtual, a informática, o sofrimento, o desemprego, a solidão, a liberdade, a ausência de Deus, o “paradoxo da abundância” «Há comida para todos, mas nem todos têm comida - Papa Francisco» a crise de valores…
E quem é a Igreja de hoje?
No Credo dizemos que somos uma Igreja una, santa, católica e apostólica.
Una – “Sois um só”, um só Senhor, um só Deus e Pai de todos, confessa uma só fé, nasce de um só Batismo, forma um só corpo vivificado pelo Espírito. (Ef. 4,5-6)
Santa – a todos os amados de Deus que estão em Roma, chamados a ser santos… (Rm 1,7)
Católica – universal, significando a universalidade da Igreja de Cristo e a característica mais importante da Nova Aliança (Mt 18,18-19)
Apostólica – origem da Igreja. ELE concedeu aos Apóstolos o privilégio de ligar e desligar a terra ao céu. (Mt, 18-19)
O que é a Catequeses? Jesus Cristo é o centro da catequese, para Ele tudo converge, por isso, a finalidade da catequese é pôr as pessoas, não apenas em contacto, mas em comunhão e em intimidade com Jesus Cristo; A Catequese é fazer memória de Deus; é um dos momentos prioritários da missão evangelizadora da Igreja. Está ao serviço da Palavra e do anúncio evangélico.
A comunidade cristã não vive sem a catequese, uma vez que é através dela que se formam novos cristãos. Catequese é evangelização. A missão da Igreja é “anunciar e instaurar o Reino de Cristo e de Deus em todos os povos e constituir o germe e o princípio deste Reino na terra.” (LG 5)
Seguiu-se o almoço e da parte da tarde foram feitos grupos para refletir e responder a uma questão: “Tendo em conta aquilo que foi dito, até que ponto a nossa catequese, hoje (na sua organização, no seu fazer…) está a realizar a sua missão profética, em resposta às necessidades do mundo de hoje? Justifique a sua resposta.
Todos os grupos refletiram e apresentaram em plenário as suas conclusões.
Finalizaram-se as jornadas com uma pequena celebração.
Foi um dia de intenso trabalho que vai enriquecer a nossa formação e a dar-nos mais força e ânimo para continuar, ao ouvirmos os testemunhos dados por cada grupo, e ultrapassar todas as dificuldades e desânimos que sentimos, por vezes.
Obrigada ao Secretariado por esta oportunidade.
Júlia Adega - Catequista




Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado