quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

INFORMAÇÃO PAROQUIAL



  


Dia 6, 1 ª sexta - feira do mês, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Igreja Matriz, 17:30H


Dia 7 - Encontro Arciprestal de Catequistas, em Portalegre
Jornada de Formação e Oração.


"...Nesta Igreja viva, o Catequista é, como afirma o Papa Francisco, “aquele que guarda e alimenta a memória de Deus; guarda-a em si mesmo e sabe despertá-la nos outros”. E acrescenta, “o Catequista é precisamente um cristão que põe esta memória ao serviço do anúncio; não para dar nas vistas, nem para falar de si, mas para falar de Deus, do seu amor, da sua felicidade. Falar e transmitir tudo aquilo que Deus revelou, isto é, a doutrina na sua totalidade, sem cortes nem acrescentos”[i].

...Na verdade, sabemos quão nobre e importante é a vocação e a missão de todos os baptizados. Não ignoramos, porém, quão importantes são também a vocação e a missão do Catequista. “Ajudar as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos a conhecerem e a amarem cada vez mais o Senhor é uma das mais belas aventuras educativas”[ii].

Para que possais ser Catequistas com mestria e qualidade, é necessário procurar a formação que vos é específica, ter consciência da vocação a que sois chamados, ser em Igreja, estar em comunhão com Ela, rezar com Ela, celebrar com ela. É preciso que estejais unidos a Ela e por Ela a Jesus. É preciso que mostreis o seu rosto materno que gera, faz nascer, acompanha e alimenta. É preciso recomeçar sempre de Cristo, como afirma o Santo Padre, e recomeçar de Cristo significa cultivar a familiaridade com Ele, imitá-l’O na saída de Si mesmo para ir ao encontro do outro, não ter medo de ir com Ele para as periferias, para colocar outros em contato com esta realidade, iniciá-los para que entrem na intimidade de Jesus, sejam seus amigos, seus discípulos, estejam com Ele, O escutem e aprendam com Ele..."

excerto de -mensagem aos catequistas -D.Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco Outubro 2014



Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado