segunda-feira, 30 de março de 2015

NOMEAÇÃO DE FIÉIS LEIGOS COMO MINISTROS DAS EXÉQUIAS


(MECDEAP " Ministro Extraordinário da Celebração Dominical e Exéquias na Ausência do Presbítero ou do Diácono)

Depois da conveniente formação, decorreu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça – Nisa, no dia 21 de Março de 2015, o mandato de MECDEAP (Ministro Extraordinário da Celebração Dominical e Exéquias na Ausência do Presbítero ou do Diácono), na concelebração presidida por D. Antonino Dias, Bispo Diocesano, no contexto da Visita Pastoral a Nisa, do Arciprestado de Ponte de Sor.
Foram dezoito fiéis leigos nomeados para o exercício deste ministério eclesial e eram provenientes dos cinco Arciprestados da Diocese e das seguintes paróquias: Arciprestado de Abrantes (Abrantes – São Vicente – 3; Alcaravela – 1; Carvoeiro – 1; São Facundo – 4); Arciprestado de Castelo Branco (Castelo Branco – Nª Sª de Fátima – 1; Santo André das Tojeiras – 1; Sarzedas – 1); Arciprestado de Ponte de Sor (Amieira do Tejo – 1; Nisa -1); Arciprestado de Portalegre (Arronches -1); Arciprestado da Sertã (Alvito da Beira – 1; Montes da Senhora – 1; Oleiros – 1).
No momento do mandato, foi-lhes recordado pelo Bispo Diocesano que «ao orientardes a celebração das Exéquias na Ausência do Presbítero ou do Diácono, lembrai-vos de exercitar a caridade fraterna, vivendo as Obras de Misericórdia especialmente a 7ª Temporal: ‘Enterrar os mortos’ e a 7ª Espiritual: ‘Rogar a Deus por vivos e defuntos’». Afinal, continuou D. Antonino Dias, é preciso ter sempre presente que «o múnus a vós confiado não é uma honra mas antes um encargo e um serviço prestado aos irmãos e à comunidade, para edificação da Igreja».
Este é um ministério novo na Diocese, mas tem já por parte dos candidatos a experiência da orientação da Celebração Dominical na Ausência do Presbítero e alguns também das Exéquias.

Secretariado Diocesano Liturgia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado