sábado, 31 de outubro de 2015

Turismo: Igreja Católica quer potenciar crescimento do setor


Foto: Diário do Minho 

Vertente religiosa «não pode entender-se como um produto separado dos outros», realça o padre Carlos Godinho

(Ecclesia) – O presidente da Obra Nacional da Pastoral do Turismo abriu hoje em Braga as jornadas anuais do organismo, salientando a importância da Igreja Católica estar presente de forma qualificada num setor que atrai cada vez mais pessoas ao país.

“O turismo religioso não pode entender-se como um produto separado dos outros produtos”, frisou o padre Carlos Godinho, em declarações à Agência ECCLESIA,

“Muita gente virá certamente para fazer praia” mas também para “conhecer o país e aquilo que ele lhe pode oferecer incluindo “o património que é tão rico”, acrescentou.

De acordo com os dados que o sacerdote destacou na sessão da abertura das jornadas, “Portugal tem-se afirmado, cada vez mais, como destino turístico” no mundo.

“Os números recentes provam-no”, referiu o padre Carlos Godinho, salientando que em 2014, o número de hóspedes nas unidades hoteleiras se cifrou nos 16,1 milhões.

No que toca ao turismo religioso, “em 2010 era responsável por cerca de 10 por cento da atividade turística nacional e ainda que sem números exatos, a verdade é que as suas potencialidades são múltiplas e a sua expressão tende a crescer”, assinalou o diretor da ONPT.

O evento, que decorre na Colunata de eventos do Santuário do Bom Jesus, tem como destaque três áreas temáticas, divididas em quatro mesas e uma conferência: “Igreja e Turismo”; “Património Religioso e Turismo” e “Operadores Turísticos e Peregrinações”.

Em termos de oradores, destacam-se nomes como o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o diretor do secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, José Carlos Seabra Pereira, e o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo.

Esta tarde, o programa incluiu um workshop sobre como organizar uma peregrinação, enquanto neste sábado os participantes vão ter a oportunidade de seguir numa visita guiada até ao Bom Jesus, ao Santuário do Sameiro e ao Mosteiro de Tibães.

As jornadas vão terminar com a conferência “Secularização do património religioso” pelo presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, o teólogo João Duque.

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo é um organismo dependente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

PR/JCP/CB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado