segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A mudança pelo Património

cartaz Patrimonio



O MINOM foi fundado em 1985, em Lisboa, no decurso do II Encontro Internacional de Nova Museologia. O seu nascimento legal foi precedido por um I Encontro Internacional "Ecomuseus/Nova Museologia", no Québec (Canadá), em 1984. Nesta ocasião, museólogos provenientes de quinze países adoptaram a Declaração de Québec, como ponto de partida do movimento. As suas origens ideológicas invocam a Declaração de Santiago do Chile, adoptada em 1972.
Actualmente, o MINOM conta com membros em todos os continentes e encoraja a participação de elementos das minorias autóctones. Entre os seus membros incluem-se tanto profissionais e colaboradores de museu, como elementos de autarquias, associações culturais ou de desenvolvimento local, professores e estudantes de diversas áreas científicas e técnicas.

A História e o Património Cultural do concelho de Arronches chamaram a atenção do grupo de museólogos do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), que este ano comemora 30 anos de existência. Foi proposto realizar a comemoração no Concelho de Arronches para partilhar as suas experiências e reflectir sobre o mundo que nos rodeia, com o património, a cultura e as suas gentes.

Apela - se à assistência e participação das pessoas da terra, ligadas ao município, à área da cultura e outros, para que o encontro de Arronches seja pleno de participação local e de partilhas.   Todos serão bem-vindos.


http://www.minom-portugal.org/arronches.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado