segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Jesus me chamou, sou catequista!



Durante este mês de Setembro,começa nas paróquias o ano pastoral. Isto é visível, por exemplo, no início da catequese da infância e da adolescência, organizada em dez anos e apoiada por catecismos.

Nesta semana realizam- se as primeiras reuniões com os pais. Ali, retomamos juntos o ciclo anual da catequese, concentrando -nos numa ideia fulcral que nos acompanhará ao longo do ano. Serão momentos intensos de encontro, de festa, de comunhão.

Inúmeros documentos lembram -nos de que toda a comunidade cristã é responsável pela catequese. Esta ver- se -ia seriamente comprometida se dependesse da acção isolada e solitária dos catequistas.
Todos nós, ao recordarmos o nosso próprio processo de crescimento na fé, descobrimos rostos de simples catequistas que, com o seu testemunho de via e a sua entrega generosa, nos ajudaram a conhecer e amar Cristo.
Na essência e na vocação de qualquer cristão está o encontro pessoal com o Senhor. Procurar Deus é procurar o Seu rosto, é entrar na Sua intimidade. Qualquer vocação, sobretudo a do catequista, pressupõe uma pergunta: « Mestre, onde vives? Vem e verás...» Da qualidade da resposta, da profundidade do encontro surgirá a qualidade da nossa mediação como catequistas.
Hoje, mais do que nunca, as dificuldades que existem obrigam aqueles a quem Deus convoca, a consolar o seu Povo, a deixar raízes na oração. Qualquer cristão, e muito mais o catequista, deve ser permanentemente um discípulo do Mestre na arte da oração : « É necessário aprender a rezar, voltando sempre de novo a conhecer esta arte dos próprios lábios do divino Mestre, como os seus discípulos :" Senhor, ensina -nos a orar" ( Lc 11,1). Na oração, desenrola -se aquele dialogo com Jesus que faz de nós seus amigos íntimos: " Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós." Jo 15,4).
No mundo actual, muitas vezes enfraquecido pelo secularismo e consumismo, parece que se vai perdendo a capacidade de celebrar, de viver em família. Por isso o catequista é chamado a comprometer a sua vida para que o domingo não nos seja roubado, ajudando a que no coração do homem não termine a festa e ganhe sentido e plenitude a sua jornada semanal..
Santa Teresa do Menino Jesus, com o poder de síntese próprio das almas grandes e simples,escreve a uma das suas irmãs, resumindo no consiste a vida cristã : " Amá-Lo e fazê - Lo amar...". Esta é também a razão de ser de todo o catequista. Só havendo um encontro pessoal se pode ser instrumento para que outros o encontrem.

In " O verdadeiro Poder é Servir".  Jorge Bergoglio ( Papa Francisco)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado