segunda-feira, 30 de maio de 2016

XXXIII PEREGRINAÇÃO DIOCESANA A FÁTIMA

MARIA ROSTO DE MISERICÓRDIA

A devoção a Nossa Senhora de Fátima caracteriza o Povo de Deus que vive nesta diocese de Portalegre – Castelo Branco, por isso, peregrinar a Fátima é uma atitude natural de quem, de quando em vez, ali procura o conforto espiritual que só o Olhar de Mãe transmite.
Mas se, nos dias que correm, a mobilidade permite a qualquer um, em qualquer altura, deslocar-se ao Altar do Mundo, a possibilidade de o fazer em comunidade Diocesana não perdeu a capacidade de atracção,assim pelas 6:30h do dia 29 partimos em direcção a Fátima.
Estava uma manhã chuvosa, mas isso não impediu os peregrinos e os autocarros seguiam em fila na mesma direcção.
Já todos juntos, e sob a presidência do nosso Bispo, Sr. D. Antonino, rezámos o terço na capelinha, celebrámos a Eucaristia no altar (provisório) do recinto e,.

Depois de reconfortadas as forças com o almoço,passámos pela Porta Santa.

Mas qual é a importância disso?

O Papa Francisco disse que “haverá nesta ocasião uma Porta da Misericórdia, e quem passar por ela poderá experimentar o amor de Deus que consola, que perdoa e dá esperança”.

A Porta Santa é simbólica: ela representa o passo do pecado à redenção, da morte à vida, do não crer à fé. Jesus se descreve como “a Porta”. Precisamos entrar por ele para chegar ao Pai. A porta é a via da salvação.

Há também um simbolismo mariano, pois a Virgem Maria é a porta através da qual a salvação entrou no mundo.

Depois de breve oração na Basílica, reunimo-nos no Centro Pastoral Paulo VI.
Um
 grupo de acordeonistas do Conservatório de Castelo Branco abriu a Sessão com actuações a solo em grupo.

A irmã Ângela Coelho, orientadora de cursos sobre ‘Mensagem de Fátima’e postuladora da causa de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto , percorreu a 
 história do acontecimento de Fátima e o seu contexto, abordando também de forma sistemática os “grandes temas teológicos” desta mensagem e os conteúdos traçaram  ainda “um perfil biográfico e espiritual dos videntes de Fátima no contexto da Misericórdia.

A fechar a sessão, o Sr. D. Antonino, presidiu a um momento de oração, em que a assembleia foi ajudada nos cânticos pelos seminaristas maiores.





























Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado