quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

5 coisas que o papa Francisco ensinou quando ele era cardeal

5 coisas que o papa Francisco ensinou quando ele era cardeal

Dentro do grupo dos novos cardeais anunciados pelo Papa Francisco no domingo, 12 de Janeiro, o arcebispo de Santiago , Ricardo Ezzati Andrello Mons. Algumas semanas atrás , em uma entrevista à CNA refletiu sobre a figura do Papa Francisco e que ele aprendeu com ele quando era cardeal Bergoglio , Arcebispo de Buenos Aires.

Os pastores compartilharam muitos momentos na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe , realizado em 2007, em Aparecida , quando o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio , Arcebispo de Buenos Aires foi o presidente do Comité Editorial, que também trabalhou Dom Ezzati , que na época era Arcebispo de Concepción.

Neste caso de trabalhar em conjunto e suas relações como vizinhos lembrar arcebispos de cinco coisas que ele aprendeu cardeal Bergoglio , hoje Papa Francisco.

1 . Infinita confiança em Deus

Em sua participação em Aparecida , Dom Ricardo Ezzati disse que viu o então cardeal Bergoglio como "um homem de grande fé, a confiança inabalável em Deus. "A partir dele , ele aprendeu "como um sacerdote é um homem de fé, profunda fé na realidade de hoje. "Lembre-se que " enfrentar algumas dificuldades na elaboração do texto, tinham opiniões diferentes , ele nos disse : " O Espírito Santo vai corrigir isso " , não é uma coisa mágica, mas realmente gosto de sua experiência profunda fé da acção de Deus em vida da Igreja . "

2. Humildade e simplicidade

"O cardeal Bergoglio , me ensinou muito em relação à humildade e simplicidade ", diz Dom Ezzati , e recorda que o trabalho realizado em Aparecida " sua presença no mesmo Comité Editorial texto era quase imperceptível. "

A mesma atitude foi o Arcebispo de Santiago , quando o então cardeal enviou cartas a algum propósito do terremoto do Chile em 2010. "A empresa ( Cardinal ) mal consegue ler, Chiquitita , Chiquitita , Chiquitita ".

Outro aspecto que comprova isso é o nome que ele escolheu como Papa , Dom Ezzati que é " experiência madura ", que também viu em Aparecida . "Eu acho que o nome ' Francisco ' reflete uma experiência cristã amadurecida ele. Estou convencido de que não há nenhum gesto artificial no que você está fazendo, mas molas experimentar precisamente que ele viveu e vida de Jesus Cristo na vida pessoal de uma forma muito autêntica " , diz ele .

3 . Fecundidade do Evangelho

No mesmo espírito de humildade, Dom Ezzati Francisco diz que o Papa é um homem do Evangelho ", sabendo que o Evangelho é como aquela pequena semente que não cresce a cada dispositivo que pode colocá-lo em seu ambiente, mas por sua dentro da fertilidade . "

4. Cuidados para os necessitados

Para Dom Ezzati , cuidar dos pobres e simples , não só tem a ver com ajudá-los, mas também no que diz respeito de acordo com a sua verdadeira dignidade. Assim, o Papa Francisco através de suas palavras e acções faz uma "chamada para que o coração e os olhos abertos para o que Deus o chama . " " Quantas lições de vida evangélica constantemente mostra o Papa do povo simples, o que ensinamos uma realidade viva , muitas vezes precária ", enfatizou o arcebispo.

5. Confiança nos outros

Outra coisa que chamou a atenção do Cardeal Arcebispo Ezzati Bergoglio foi o " grande confiança nos funcionários . " Enquanto o Arcebispo de Buenos Aires foi o presidente do Comité Editorial, cada contribuição foi inestimável . Ensinar com isso é que " a fé da Igreja não é um único projecto que vem de inteligência, é um projecto da obediência ao Espírito , como o Senhor nos diz em seu Evangelho ", diz ele .

Dom Ricardo Ezzati será nomeado cardeal em 22 de Fevereiro pelo Papa Francisco, juntamente com outros 18 bispos de 12 países em todo o mundo, na Catedral de São Pedro.


Por Camila Bustamente via ACIPRENSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado