segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Festividade de Nª Srª da Luz




A Paróquia de Arronches comemorou este domingo dia 2 de Fevereiro, (Dia das Candeias) , a festa com Procissão em honra de Nª Senhora da Luz.



A cerimónia teve início pelas 20:00H, 
com a preparação da Procissão e Bênção das velas no átrio da EB 2,3 Nª Srª da Luz pelo padre Fernando Farinha, seguindo-se pelas 20:30H, a saída da Procissão que percorreu as principais ruas da vila desde a Escola até à Igreja do Convento de Nª Srª da Luz, local onde teve lugar a Eucaristia em louvor de Nª Senhora da Luz, pelas 21:00H. 
No decorrer da Eucaristia, foram apresentadas a Deus e a toda a comunidade religiosa, as 17 crianças nascidas no concelho de Arronches no decorrer do ano de 2013.

Colaboraram nesta iniciativa o Agrupamento de Escolas Nª Srª da Luz, a Paróquia, a Associação de Bombeiros Voluntários e a GNR.





(Fotos de Emílio Moitas)
As crianças acompanhadas pelos pais foram consagradas a Nossa Senhora.

Ao celebrarmos a festa da luz. Aquela luz que é o próprio Cristo, a iluminar os que andam nas trevas e nas sombras da morte.

Será que a luz da pequena vela consegue ainda despertar em nós alguma emoção e provocar-nos algum estremecimento? Porque aquela chama, por pequena e frágil que seja, simboliza a chama de nossa fé em Cristo, recebida no baptismo.

É bem possível que, no festival colorido de tantas luzes artificiais, a memória daquela pequena chama tenha se apagado em definitivo. Isso significa que nossa fé em Cristo, por ela simbolizada, entrou em crise.
Há momentos de entusiasmo em que daríamos até a vida por ela; há momentos em que somos até capazes de renegá-la. Em outras palavras, na hora em que tudo corre de acordo, confessamo-nos cristãos; na hora dos reveses, viramos descrentes.

Esta é a "dança" a que nossa fé está submetida. Mas aquela fé que aprende a dançar ao ritmo dos acontecimentos humanos não demonstra ter raízes profundas. Cabe-lhe aprender a permanecer firme: no meio da tempestade e no meio da bonança, na hora da derrota e na hora da vitória, perante a morte e perante a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado