sábado, 31 de maio de 2014

Ascenção do Senhor Jesus - Liturgia de 01.06.2014


www.youtube.com/watch?v=UMfjnOj_sBs

Neste domingo chegamos ao final do tempo pascal e celebramos a volta de Jesus a casa do Pai. Terminada a sua missão terrena, Ele volta para o Pai, e para nos preparar uma morada definitiva. Jesus não nos abandonou. Pelo contrário, Ele continuou conosco de forma invisível e através da sua Igreja que recebeu a missão de continuar o seu trabalho.

Trata-se da volta de Jesus a casa do Pai. Mas na verdade, Jesus enquanto Deus, nunca saiu do lado do Pai.

A ascensão do Senhor marca o término do tempo do Filho de Deus em sua experiência na Terra. Depois de Jesus ter cumprido tudo o que o Pai planejou, Ele transferiu para os apóstolos a missão que Ele encerrou.
Essa missão continua até hoje através dos seguidores dos apóstolos e representantes consagrados, e também dos leigos que somos todos nós que de uma maneira ou de outra, através do testemunho ou da palavra propriamente dita, estamos espalhando para os nossos irmãos e para o mundo, os caminhos que nos levam ao Deus Uno e Trino.
Agora cabe a nós continuarmos a missão de Jesus. Apesar de não precisar de nós, Deus quis nos presentear com a honra de colaborar com Ele na salvação da humanidade, dando prosseguimento à sua missão salvadora na Terra.
Todos nós somos convidados.
Os apóstolos experimentaram uma nova vida em Cristo e com Cristo. Um viver como nunca teriam imaginado. Contentar-se com pouco, serem alegres pela graça de Jesus.
O que Jesus lhes recomendou ao passar-lhes a sua missão, não foi apenas pregar o Evangelho, mas testemunhar o que eles haviam experimentado. Contagiando a todos com o seu novo estado de espírito, com as suas novas vidas.
Nós também podemos e devemos fazer o mesmo, já que somos os continuadores dos apóstolos. Não só proclamar o Evangelho de Jesus, mas contagiar a todos com o nosso estado de graça, com a nossa alegria contagiante por estar embebidos do Cristo ressuscitado.
A nossa maior desculpa para não seguir Jesus nos nossos dias, é dizer que temos um emprego, uma família para cuidar, e que não nos sobra nenhum tempo livre para nos dedicar a catequese. Conversa fiada! Isso não é bem verdade! Pois para outras coisas, nós arrumamos tempo. Damos sempre um jeito de ficar no bar por várias horas intoxicando o nosso fígado, nossa vesícula com um copo na mão e "jogando conversa fora". Arrumamos tempo para jogar bola, para assistir o jogo, a novela, para conversar com a vizinha, entre outras coisas que você bem o sabe. Para nos dedicar pelo menos um pouco, e aos sábados ou aos domingos a serviço do Reino de Deus, fazemos corpo mole, temos vergonha, alegamos que não temos jeito para isso, ou que estamos cansados demais... Jesus que vê tudo, até o que se passa em nossas mentes, um dia vai cobrar de você os talentos que Deus lhe deu e que você deixou enferrujar, e não os aplicou para a salvação dos demais irmãos. JESUS VAI JULGAR VOCÊ POR SÓ TER PENSADO NA SUA SALVAÇÃO PESSOAL, E POR NÃO TER SE IMPORTADO COM A SALVAÇÃO DO MUNDO!
Cuidado! Ainda é tempo!
Tenha um bom domingo. Aproveite para conhecer as pastorais da sua paróquia.
(José Salviano)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado