segunda-feira, 29 de setembro de 2014

«SENHOR, chama à Tua claridade a totalidade do meu ser!»



Do Salmo 139 (138)

"Senhor, Tu examinaste-me e conheces-me,
sabes quando me sento e quando me levanto;
à distância conheces os meus pensamentos.
Vês-me quando caminho e quando descanso;
estás atento a todos os meus passos.
Ainda a palavra me não chegou à boca,
já Tu, Senhor, a conheces perfeitamente.
Tu me envolves por todo o lado
e sobre mim colocas a Tua mão.
É uma sabedoria profunda, que não posso compreender;
tão sublime, que a não posso atingir!
Onde é que eu poderia ocultar-me do Teu espírito?
Para onde poderia fugir da Tua presença?
Se subir aos céus, Tu lá estás;
se descer ao mundo dos mortos, ali Te encontras.
Se voar nas asas da aurora
ou for morar nos confins do mar
mesmo aí a Tua mão há de guiar-me
e a Tua direita me sustentará."

https://www.youtube.com/watch?v=WMYhi17Zw2M

Senhor, como estás longe e oculto e presente!
Oiço apenas o ressoar do Teu silêncio que avança para mim
e a minha vida apenas toca a franja límpida da Tua ausência.
Fito em meu redor a solenidade das coisas
como quem tenta decifrar uma escrita difícil.
Mas és Tu quem me lês e me conheces.
Faz que nada do meu ser se esconda.
Chama à Tua claridade a totalidade do meu ser
para que o meu pensamento se torne transparente
e possa escutar a palavra que desde sempre me dizes.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado