terça-feira, 31 de março de 2015

CERIMÓNIAS DA SEMANA SANTA



TRÍDUO PASCAL



Dia 02 de abril: Quinta Feira Santa 

 
– Arronches – Eucaristia/Ceia do Senhor – 21:00H, incluindo a Cerimónia do Lava-Pés. Apresentação dos Catequizandos que irão fazer a 1ª Comunhão . Exposição e Adoração do Santíssimo Sacramento até às 24h00.

Alegrete – Eucaristia/Ceia do Senhor – 18:00H


Dia 03 de Abril – Sexta-feira Santa:

 
Arronches 15:00H – Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Santa Cruz.
Alegrete- 18:00H - Celebração da Paixão do Senhor


Dia 04 de Abril – Sábado Santo:
Arronches22h00 – Vigília Pascal, na Igreja Matriz, com a participação de todas as Comunidades.


Dias 02,03 e 04 de Abril, quinta, sexta e sábado Santos rezaremos a Oração de Laudes, em Arronches, às 09:00H, na Igreja Matriz.


Dia 05 de abril – Domingo de Páscoa

Eucaristia Solene da Ressurreição do Senhor

Alegrete – 09:30H                Esperança- 10:45H
Arronches 12:00H               Vale de Cavalos - 15:00H
Mosteiros 16:00H                 Degolados - 17:30H

 

segunda-feira, 30 de março de 2015

NOMEAÇÃO DE FIÉIS LEIGOS COMO MINISTROS DAS EXÉQUIAS


(MECDEAP " Ministro Extraordinário da Celebração Dominical e Exéquias na Ausência do Presbítero ou do Diácono)

Depois da conveniente formação, decorreu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça – Nisa, no dia 21 de Março de 2015, o mandato de MECDEAP (Ministro Extraordinário da Celebração Dominical e Exéquias na Ausência do Presbítero ou do Diácono), na concelebração presidida por D. Antonino Dias, Bispo Diocesano, no contexto da Visita Pastoral a Nisa, do Arciprestado de Ponte de Sor.
Foram dezoito fiéis leigos nomeados para o exercício deste ministério eclesial e eram provenientes dos cinco Arciprestados da Diocese e das seguintes paróquias: Arciprestado de Abrantes (Abrantes – São Vicente – 3; Alcaravela – 1; Carvoeiro – 1; São Facundo – 4); Arciprestado de Castelo Branco (Castelo Branco – Nª Sª de Fátima – 1; Santo André das Tojeiras – 1; Sarzedas – 1); Arciprestado de Ponte de Sor (Amieira do Tejo – 1; Nisa -1); Arciprestado de Portalegre (Arronches -1); Arciprestado da Sertã (Alvito da Beira – 1; Montes da Senhora – 1; Oleiros – 1).
No momento do mandato, foi-lhes recordado pelo Bispo Diocesano que «ao orientardes a celebração das Exéquias na Ausência do Presbítero ou do Diácono, lembrai-vos de exercitar a caridade fraterna, vivendo as Obras de Misericórdia especialmente a 7ª Temporal: ‘Enterrar os mortos’ e a 7ª Espiritual: ‘Rogar a Deus por vivos e defuntos’». Afinal, continuou D. Antonino Dias, é preciso ter sempre presente que «o múnus a vós confiado não é uma honra mas antes um encargo e um serviço prestado aos irmãos e à comunidade, para edificação da Igreja».
Este é um ministério novo na Diocese, mas tem já por parte dos candidatos a experiência da orientação da Celebração Dominical na Ausência do Presbítero e alguns também das Exéquias.

Secretariado Diocesano Liturgia

domingo, 29 de março de 2015

PAIXÃO DE CRISTO


https://www.youtube.com/watch?v=ozP-d-Kl_T0

O amor liberta! O pecado escraviza!
O evangelista apresenta um fato histórico fundamental, uma escolha feita pelo povo.
Jesus tinha sido acusado de subversivo.
Pilatos, porém, não vendo culpa em Jesus, desejava soltá-lo na Páscoa.
Mas a proposta não foi aceita. Soltaram o malfeitor.
Que contraste! É evidenciado aí o mistério do pecado, feito de ódio e maldade.
O amor liberta! O pecado escraviza!



A Semana Santa que hoje iniciamos actualiza na comunidade cristã os mistérios centrais da redenção: paixão, morte e ressurreição de Jesus. Por isso, deve alcançar entre nós o nível de uma autêntica vivência da fé. Na verdade, somente a partir da fé se capta o mistério do paradoxo de Cristo: ressurreição, vida e triunfo através da humilhação, da cruz e da morte. No Domingo de Ramos lemos dois evangelhos: um antes de começar a procissão e outro na hora habitual. Aparentemente, o primeiro é festivo e aclama Cristo Senhor e Rei; e o segundo, tem o gosto da morte. Contudo, também o relato da paixão, aponta para um Cristo vitorioso a quem foi dado todo poder no céu e na terra. Tenhamos presente que a Paixão do Senhor, sem deixar de ser um texto histórico e literário, é uma página para ser rezada, meditada no coração. Os ramos bentos que carregamos, não sirvam de distracção, mas nos ajudem a lembrar o Cristo mártir, vitorioso sobre a morte. Cristo morre condenado por homens, para garantir às criaturas humanas a libertação da injustiça e da morte e a posse da santidade da vida.

sábado, 28 de março de 2015

Quando termina a Quaresma? O que é o tríduo pascal?


An eucharistic celebration in Lent - CIRIC_

Conheça melhor o sentido da liturgia para crescer espiritualmente


A Quaresma, caminho rumo à Pascoa da Ressurreição, começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, com a chamada “hora nona” da Liturgia das Horas.

Ou seja, dura até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive (carta apostólica Mysterii Paschalis, 28). O documento utiliza o termo “exclusive”, não “inclusive”. Então, a Quaresma não inclui a Missa da Ceia do Senhor.

Com esta missa, à tarde, começa o Tríduo Pascal, que é o coração do ano litúrgico. Não podemos esquecer que o costume judaico-cristão considera o início do dia desde a sua véspera; por este motivo, a Sexta-Feira Santa começa no final da Quinta-Feira Santa.

Na Missa da Ceia do Senhor, Ele antecipa sua paixão; por isso, na missa, se faz o memorial da morte e ressurreição de Jesus.

“O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a missa vespertina da Ceia do Senhor, tem seu centro na Vigília Pascal e termina com as Vésperas do domingo da Ressurreição” (carta apostólica Mysterii Paschalis, 19).

A palavra “tríduo” sugere a ideia de preparação. Às vezes nos preparamos para a festa de um santo com três dias de oração em sua honra, ou pedimos uma graça especial mediante um tríduo de orações.

A Quaresma é preparação, e o Tríduo Pascal se apresenta não como um tempo de preparação, mas como uma só coisa com a Páscoa. O tríduo é uma unidade e precisa ser considerado como tal; nele se dá a totalidade do mistério pascal.

A unidade do tríduo está no próprio Cristo: quando Ele aludia à sua paixão e morte, nunca as dissociava da sua ressurreição.

O Evangelho fala delas em seu conjunto: “Eles o condenarão à morte. E o entregarão aos pagãos para ser exposto às suas zombarias, açoitado e crucificado; mas ao terceiro dia ressuscitará” (Mt 20, 19).

A unidade do mistério pascal tem algo importante a nos ensinar: ela nos diz que a dor não somente é seguida pela alegria, mas que já a contém em si mesma.

O tríduo se refere também aos três dias aos quais Jesus se referiu quando disse: “Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias” (Jo 2, 19).

As diferentes fases do mistério pascal se estendem ao longo dos três dias, como em um tríptico: cada um dos três quadros ilustra uma parte da mesma cena; juntos, formam um todo. Cada quadro em si é completo, mas precisa ser visto em relação aos outros dois.

VIVER A SEMANA SANTA


https://www.youtube.com/watch?v=vE0QBEHaqdQ

Iniciamos hoje a Semana Santa e, com ela, queremos adentrar o Mistério Pascal de Cristo. Em procissão, seguimos os passos de Jesus, fazendo a memória de sua entrada em Jerusalém. Renovando nossa adesão ao seu projeto e, com nossos ramos nas mãos o aclamamos Senhor da Vida e da História. Escutando e participando do mistério de seu despojamento na Paixão, entramos em comunhão com o mistério de sua glorificação e aceitamos que a Páscoa se realize em nossa vida.


Sentindo em nossos corações a alegria do Amor ao Próximo e meditemos profundamente sobre a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo!

sexta-feira, 27 de março de 2015

Vaticano: Papa lança jornada mundial de oração pela paz



Este sábado, por ocasião dos 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Ávila


Cidade do Vaticano, 27 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco lançou no Vaticano a oração mundial pela paz que este sábado terá como pano de fundo os 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Ávila.

Citado pelo serviço informativo da Santa Sé, o Papa argentino afirmou que estará “unido de coração a esta iniciativa, para que o diálogo entre os homens prevaleça sobre a violência e sobre os conflitos que afligem o mundo”.

Na sua intervenção, quinta-feira na Casa de Santa Marta, Francisco dirigiu-se ainda “aos fiéis católicos, religiosos e religiosas, e a todos os homens e mulheres de boa vontade”, convidando-os a participarem nesta jornada.

O dia mundial de oração pela paz foi proposto pelo superior-geral da Ordem dos Carmelitas Descalços, padre Saverio Cannistrá, por ocasião dos 500 anos do nascimento da fundadora da congregação, Santa Teresa de Ávila, a 28 de março de 1815.

A ideia é que em todas as comunidades carmelitas do mundo, incluindo em Portugal, aconteça pelo menos uma hora de oração pela paz.

Lembrando o grito de Santa Teresa, “o mundo está em chamas”, o Papa salientou que o “repto doloroso” da carmelita espanhola continua a fazer sentido nos dias de hoje, também marcados por “conflitos, guerras e divisões na sociedade e na Igreja”.

“Como Santa Teresa, sabemos que não será pelos nossos próprios esforços que conseguiremos o tão precioso dom da paz”, acrescentou Francisco, fazendo votos de que a jornada de oração faça com que o mundo volte o seu olhar “para o poder da Cruz redentora de Cristo”.

Santa Teresa de Ávila, que iniciou a reforma da família Carmelita, morreu em Alba de Tormes, Salamanca, no ano de 1582 e foi proclamada doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI, em 1970.
JCP   Agência Ecclesia

Horários das Eucaristias do Domingo de Ramos



 Horário das Eucaristias no fim de semana, dias 28 e 29 de Março, Domingo de Ramos:





VALE DE CAVALOS: - sábado, dia 28, 15:30H,  Bênção dos Ramos e Eucaristia
MOSTEIROS: -  sábado, dia 28, 16:30H,  Bênção dos Ramos e Eucaristia
Neste sábado, vamos entrar na hora de Verão. Na noite de sábado para domingo, pela 01:00H, devemos adiantar o relógio 60 minutos para as 2:00H.
Assim não se atrase para as Eucaristias que serão celebradas pela hora nova.
ALEGRETE: Domingo, dia 29, 9:00H Bênção dos Ramos e Eucaristia
ESPERANÇA:  Domingo, dia 29, 10:45H Bênção dos Ramos e Eucaristia
ARRONCHES: Domingo, dia 29, 12:00H Bênção dos Ramos na Igreja de Nª SRª da Luz seguida de Procissão até à Igreja Matriz e Eucaristia
DEGOLADOS: Domingo, dia 29, 16:00H Bênção dos Ramos e Eucaristia
NOSSA SENHORA DA LAPA: Domingo, dia 29, 18:00H Bênção dos Ramos e Eucaristia

  

quarta-feira, 25 de março de 2015

INFORMAÇÃO PAROQUIAL



Apresentação das contas da Paróquia de Arronches, do ano 2014

Saldo Positivo do ano 2013: 13 697,88€
Receita do ano de 2014 :       52 407,59€
Despesa do ano de 2014:      42 916,83€
Saldo Positivo de  2014 :          9 490,76€
Transita para 2015:                   23 188,64€



Resultado de imagem para confissões 

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

Alguns sacerdotes de outras paróquias estarão, amanhã, dia 26, presentes na Igreja Matriz, a fim de podermos preparar- nos para o mistério Pascal e celebrar a festa da Ressurreição.
As confissões individuais realizam-se a seguir à celebração da Eucaristia, pelas 19:00H.

No sábado, dia 28, na Igreja de Nª Senhora da Luz , pelas 18:30H decorrerá a Celebração Penitencial.


Resultado de imagem para oração de taizé

Também no sábado, pelas 21:00H, na Casa Paroquial, haverá a Oração de Taizé.
 Dedique um pouco do vosso tempo para louvar o Senhor!     VENHA REZAR CONNOSCO!

Dia 26 de Março, 20:30H , Reunião do Movimento de Cursilhos de Cristandade, na Casa Paroquial, seguida de Ultreia.   PARTICIPA!

Anunciação do Anjo à Virgem Maria

Resultado de imagem para anunciação do anjo a maria

25 de Março - Anunciação do Anjo à Virgem Maria

A visita do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria, quando esta se encontrava em Nazaré, cidade da Galiléia, marca o início de toda uma trajectória que cumpriria as profecias do Velho Testamento e daria ao mundo um novo caminho, trazendo à luz a Boa Nova. Ali nasceu também a oração que a partir daquele instante estaria para sempre na boca e no coração de todos os católicos: a Ave Maria.

Maria era uma jovem simples, noiva de José, um carpinteiro descendente directo da linhagem da casa de Davi. A cerimónia do matrimónio daquele tempo, entretanto, estabelecia que os noivos só teriam o contacto carnal da consumação depois de um ano das núpcias. Maria, portanto, era virgem.

Maria perturbou-se ao receber do anjo o aviso que fora escolhida para dar a luz ao Filho de Deus, a quem deveria dar o nome de Jesus, e que Ele era enviado para salvar a Humanidade e cujo Reino seria eterno. Sim porque Deus, que na origem do Mundo Criou todas as coisas com sua Palavra, desta vez escolheu depender da palavra de um frágil ser humana, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Redentor da Humanidade. 

Ela aceitou sua parte na missão que lhe fora solicitada, demonstrando toda confiança em Deus e em Seus desígnios, para o cumprimento dessa profecia e mostrou porque foi ela a escolhida para ser Instrumento Divino nos acontecimentos que iriam mudar o destino da Humanidade. 

Ao perguntar como poderia ficar grávida, se não conhecia homem algum e receber de Gabriel a explicação de que seria fecundada pelo Espírito Santo, por graças do Criador, sua resposta foi tão simples como sua vida e sua fé: "Sou a serva do Senhor. Faça-se segundo a Sua vontade".

Com esta resposta, pelo seu consentimento, Maria aceitou a dignidade e a honra da maternidade divina, mas ao mesmo tempo também os sofrimentos, os sacrifícios que a ela estavam ligados. Declarou-se pronta a cumprir a vontade de Deus em tudo como sua serva. Era como um voto de vítima e de abandono. Esta disposição é a mais perfeita, é a fonte dos maiores méritos e das melhores graças. O momento da Anunciação, onde se dá a criação, na pessoa de Maria como a Mãe de Deus, que acolhe a divindade em si mesma, contém em si toda a eternidade e, nesta, toda a plenitude dos tempos.

Por isso a data de hoje marca e festeja este evento que se trata de um dos mistérios mais sublimes e importantes da História do homem na Terra: a chegada do Messias, profetizada séculos antes no Antigo Testamento. Episódio que está narrado em várias passagens importantes do Novo Testamento. 

A festa da Anunciação do Anjo à Virgem Maria, Lc 1,26-38, é comemorada desde o Século V, no Oriente e a partir do Século VI, no Ocidente, nove meses antes do Natal, só é transferida quando coincide com a Semana Santa.

O confessionário

terça-feira, 24 de março de 2015

As tentações são ruins?


tentacion

Por que sofremos tentações? Todas as pessoas são tentadas?



DESDE LA FE

Para o cristão, períodos como a Quaresma ou momentos de dificuldade são, de alguma maneira, uma forma de estar com Jesus no deserto e enfrentar com Ele as tentações do maligno. Quem se atreveu a tentar o próprio Filho de Deus para desviá-lo da sua missão, certamente não hesitará em fazer-nos cair nos pecados do ter, do prazer e do poder.

Analisemos o que poderíamos chamar de "psicologia da tentação", porque isso nos ajudará a evidenciá-la:

O que é a tentação?
A tentação é uma forte atracção externa que encontra um eco em nosso interior.

Por que sofremos a tentação?
Porque somos livres. A tentação é a prova da nossa liberdade.

Todos nós somos tentados?
Sim, de maneira que todos nós somos submetidos às tentações; O próprio Jesus Cristo se submeteu à tentação.

As tentações são ruins?
As tentações são apenas tentações. O mal consiste em deixar-nos levar por elas, quando caímos em sua sedução; mas é um bem para nós quando conseguimos vencê-las.

Vejamos agora como as tentações agem. Poderíamos chamar isso de "fenomenologia das tentações".

A tentação se apresenta como:

- Algo muito apetitoso aos nossos sentidos.
- Um desafio para a nossa liberdade.
- Uma verdade que vai reafirmar nossa personalidade.
- Algo que nos fará curtir e ser muito felizes.
- Razões inclusive com argumentos religiosos (bíblicos, teológicos ou canônicos).

Mas, na realidade, a tentação é como um anzol. Quem o morde, acaba se destruindo. Ainda que quem se deixa levar pela tentação tenha uma experiência satisfatória, esta será fugaz e seus efeitos causarão estragos na pessoa caída, enfraquecendo sua vontade (da próxima vez, cairá com mais facilidade), fazendo-a perder a graça de Deus; ofendendo Deus, o próximo e a si mesma; afastando-a da Igreja e cavando uma brecha entre o sujeito e sua família, entre quem peca e as pessoas que a cercam.

Tipos de tentações

A tradição da Igreja sempre identificou 3 tipos de tentações, que se veem refletidas naquelas com as quais o tentador quis fazer Jesus cair no deserto.

Tentação do poder
Ela se dá em qualquer âmbito: político, social, familiar, laboral, religioso etc., e se apresenta como uma afirmação perversa do "eu". Por exemplo: "Eu posso fazer tudo o que eu quiser".

Tentação do ter
Muito explorada pela sociedade consumista, ela entra por uma publicidade impiedosa, fazendo as pessoas acreditarem que, quanto mais coisas tiverem, mais valor como pessoas terão.

Tentação do prazer
Reduz a vida humana às sensações prazerosas. A pessoa busca curtir tudo o que quiser, ainda que isso implique afastar-se da vontade de Deus.

Como vencer as tentações?

Quem não treina para vencer estas tentações desde criança, depois terá mais dificuldade. As tentações podem ser vencidas por meio da reflexão, da oração e do exercício das virtudes.

Reflexão
É importante percebermos o que mais nos tenta; analisar nós mesmos, para ver quão fraca está nossa vontade; não nos enganar. Diferenciar com toda clareza o branco do preto, sem nos deter em tonalidades cinzas, e prever, vigiar e não nos deixarmos surpreender.

Oração
Também é fundamental pedir ajuda a Deus, porque somente com as nossas forças não poderemos vencer a tentação; precisamos ser muito amigos de Deus para que seja Ele quem vença por nós; elevar em todo momento nosso coração a Deus, receber assiduamente os sacramentos e fazer adoração e visitas as Santíssimo.

Exercício das virtudes
Precisamos estabelecer propósitos concretos para fortalecer nossa vontade.

- Com relação ao domínio de nós mesmos: cuidado com o excesso na comida e na bebida; responsabilidade no cumprimento dos deveres em casa, nos estudos, no trabalho.

- Com relação à vida social: não esquecer da fidelidade, melhorar a relação com o cônjuge, com os pais e irmãos, praticar a amabilidade; ter sempre um sorriso no rosto e ser prestativos.

sources: DESDE LA FE

"Escuto-Te no Teu silêncio, Senhor"

 


"Escuto-Te no Teu silêncio, Senhor"

Senhor,
Quantas vezes pensamos que Tu nos abandonaste
Que Te esqueceste de nós
Quantas vezes vivemos na angústia do silêncio
Do Teu silêncio
Quantas vezes gritamos os nossos medos e dores
E apenas o silêncio nos responde
O Teu silêncio
Quantas vezes perguntamos, invocamos, rezamos
E apenas o silêncio nos responde
O Teu silêncio
Mas Tu nos dizes:
«Pode a mulher esquecer-se da criança que amamenta
e não ter carinho pelo fruto das suas entranhas?
Mas ainda que ela o esquecesse, Eu nunca te esquecerei».
É a Tua Palavra, Senhor
Nela acredito
Que no silêncio eu Te escute
Que o Teu silêncio seja palavra de vida
Que no silêncio eu escute a música do Teu amor
Que no silêncio eu perceba a Tua presença
Porque Tu és silêncio
Uma palavra de silêncio
Mas sempre Amor.

D. Manuel dos Santos

(Emissão RR-Oração da Manhã, 18 de março, 07:59h)

segunda-feira, 23 de março de 2015

A melhor Quaresma



Sugestões práticas e simples para viver cada dia deste período tão especial das nossas vidas


( ) 23/03, segunda-feira: antes de dormir, lembre-se do momento mais difícil deste dia e agradeça a Deus pela oportunidade que você teve de crescer com essa dificuldade.

( ) 24/03, terça-feira: antes de dormir, reze pelas pessoas que não têm um lar.

( ) 25/03, quarta-feira: peça a Maria que interceda por aquela pessoa que você sabe que se encontra em dificuldade.

( ) 26/03, quinta-feira: peça ao Espírito Santo que ajude todos os cristãos a valorizarem o sacrifício de Jesus na cruz.

( ) 27/03, sexta-feira: faça um “jejum de reclamações”, passando o dia todo sem reclamar de nada nem de ninguém. Ao invés de reclamar, procure um motivo para agradecer.

( ) 28/03, sábado: use sua criatividade e faça um ato de caridade a um dos seus vizinhos.

( ) 29/03, Domingo de Ramos: agradeça a Deus sinceramente por ter dado a vida na cruz pela nossa salvação.

- Durante a Semana Santa: procure reservar um momento especial de cada dia à oração. Uma boa opção é fazer a Via Sacra, ou pelo menos algumas estações dela por dia, para acompanhar Jesus mais de perto neste momento.

Você pode também fazer um jejum especial ao longo da Semana Santa, não só de alimentos, mas também de palavras e pensamentos negativos; jejum dos “ruídos” do dia a dia, para estar com o coração mais em silêncio, acompanhando Jesus em sua Paixão.

Escute a voz de Deus no seu coração: Ele  o guiará  em seus propósitos diários!


www.aleteia.org

BELEZA DE DEUS


https://www.youtube.com/watch?v=aHB5YCUU0vM&t=97

Deus manifesta-se em tudo o que é vida, em tudo o que cresce...Ele está em tudo e em todos!

domingo, 22 de março de 2015

Quaresma 2015 - Ano B - V Domingo


https://www.youtube.com/watch?v=Y9QJwwqNX3M&index=9&list=PLwjxcCAcEGhi8J2Wleuy6ma98wCor9ZNf

«SE O GRÃO DE TRIGO, LANÇADO À TERRA, MORRER, DARÁ MUITO FRUTO»
Esta é a mensagem mais profunda de Jesus: o seu amor feito oferta, o amor que se dá a si mesmo, porque este "perder" gera vida. Num paradoxal contra senso: é precisa a morte para que haja mais vida. É preciso um fim, para que haja um princípio. Um dar-se para que haja um receber. Na certeza do bem maior no fruto de amor novo que transborda de emoção cada vez que recordamos o quão longe Deus amou o mundo enviando-nos o Seu Filho, para que desse a vida, em nosso favor, para nos elevar até Deus, para nos fazer eternos.

O SANGUE DE SÃO JANUÁRIO


MILAGRE! MILAGRO! MIRACLE! MIRACOLO! O SANGUE DE SÃO JANUÁRIO SE LIQUEFEZ NAS MÃOS DO PAPA FRANCISCO, NO DIA 21 DE MARÇO DE 2015, EM NÁPOLES!
Normalmente, o fenômeno sem explicação científica só acontece num dia em maio, no dia do Santo em setembro e numa semana de dezembro.
VIVA O PAPA FRANCISCO! VIVA SÃO JANUÁRIO! VIVA A IGREJA DE CRISTO!
Segundo a tradição, São Januário foi decapitado em 305. Após o martírio, recolheram seu sangue em duas ampolas, que foram guardadas em um recipiente de prata. O extraordinário é que o milagre acontece três vezes ao ano. O sangue passa a maior parte do tempo coagulado. Contudo, no primeiro sábado de maio, no dia 19 de setembro e durante uma semana em dezembro, o sangue se liquefaz tal como estivesse dentro de uma pessoa viva. Trata-se de um milagre que atrai inúmeras pessoas à Igreja de Napoles.
Em 1902, o sangue das ampolas foi examinado diante de testemunhas. O cientista que coordenou o exame, Dr. Sperindeo, declarou que, “não há dúvida de que se trata de sangue humano que, uma vez coagulado, não perde o estado sólido, transformando-se em líquido por puro milagre”. O evento ainda segue inexplicável para a ciência.



https://www.youtube.com/watch?v=7QwDRL1PMHs&feature=youtu.be

Um milagre aconteceu hoje em Nápoles (Itália). O sangue de São Januário que a 1700 anos é mantido em um ampola de vidro e três vezes por ano (1° sábado de maio, 19 de setembro e 16 de dezembro) deixa o estado de coagulação e por algum tempo torna-se líquido novamente. Este milagre aconteceu inesperadamente hoje no momento em que o Papa Francisco tocou no relicário e deu a bênção com ele. Ou seja, nas mãos do papa o sangue de São Jánuário se liquefez.

sábado, 21 de março de 2015

Mulher de 91 anos caminhou 1.200 quilômetros para ver Nossa Senhora


Emma Moronsini gets to Lujan, Argentina

Mesmo sofrendo uma queda e duas fracturas no meio do caminho, ela não desistiu, porque tinha uma razão muito especial para fazer a peregrinação


Emma Moronsini, uma italiana de 91 anos, chegou ontem à basílica de Nossa Senhora de Luján, depois de percorrer mais de 1.200 quilómetros, para pedir à padroeira da Argentina pela juventude, pelas famílias e pela paz no mundo.

A "vovó peregrina", como é conhecida, foi recebida por uma multidão no santuário nacional, em meio a vivas e aplausos.

"Cheguei, estou aqui, cumpri minha promessa!", disse ela.

Emma começou sua peregrinação no dia 27 de Dezembro passado, na cidade de Tucumán, mas na última segunda-feira, a apenas 35 quilómetros da basílica, sofreu uma queda e precisou ser internada em um hospital local, pois fracturou a mão e o nariz.

Ela recebeu alta na terça-feira e no dia seguinte retomou sua caminhada.

Esta não é a primeira peregrinação de mais de mil quilómetros que Emma faz. Há 23 anos, os médicos lhe disseram que não havia mais esperança para sua saúde. "Naquele momento, prometi à Mãe de Deus que, se me recuperasse, iria a Lourdes", contou ela a um jornal polaco, em uma de suas peregrinações a Jasna Gora.

A peregrinação a Lourdes, quando Emma tinha 70 anos, tocou seu coração. Naquela ocasião, ela caminhou da sua casa, na Itália, até o santuário da França. Desde então, empreendeu caminhos de mais de mil quilómetros até Fátima, Terra Santa, Aparecida e Guadalupe.

De segunda a sábado, ela começava sua peregrinação às 6h da manhã e caminhava cerca de cinco horas, levando sua maleta improvisada e um guarda-chuvas.

Em suas peregrinações, Emma não caminha aos domingos. Ela dedica esse dia à oração e, certamente, ao descanso. Por isso, aos sábados, sua prioridade é encontrar um hotel. Nos demais dias, ela costuma se virar alugando um quartinho ou dormindo inclusive ao ar livre.

Tanto sacrifício... para quê?


"Para Nossa Senhora, pela paz do mundo, pela juventude e por todas essas famílias que hoje estão divididas. Muitos estão separados, alguns convivem mas não são esposos ou não têm filhos. É muito triste", declarou ao jornal "La Voz".

Na terra do Papa Francisco, Emma comentou também que gostaria de conhecê-lo quando voltar à Itália. De fato, ela decidiu peregrinar a Luján motivada pelo Papa argentino.


sources: Aica

Transformação

Se o grão morrer...


https://www.youtube.com/watch?v=09weYVT0l2c

Na liturgia do 5º domingo ecoa, com insistência, a preocupação de Deus no sentido de apontar ao homem o caminho da salvação e da vida definitiva. A Palavra de Deus garante-nos que a salvação passa por uma vida vivida na escuta atenta dos projectos de Deus e na doação total aos irmãos.


O Evangelho convida-nos a olhar para Jesus, a aprender com Ele, a segui-l’O no caminho do amor radical, do dom da vida, da entrega total a Deus e aos irmãos. O caminho da cruz parece, aos olhos do mundo, um caminho de fracasso e de morte; mas é desse caminho de amor e de doação que brota a vida verdadeira e eterna que Deus nos quer oferecer.
A Palavra de Deus que hoje nos é proposta garante-nos a solidariedade de Cristo em todos os instantes da nossa existência. Não estamos sozinhos, frente a frente com a nossa fragilidade e debilidade; Cristo entende-nos, caminha à nossa frente, pega-nos ao colo quando não conseguimos caminhar. Sobretudo Cristo, o irmão que veio ao nosso encontro e que caminha connosco, aponta-nos o caminho para essa vida plena e definitiva que Deus nos quer oferecer.
O caminho que Jesus aponta aos homens é o caminho do amor radical, do dom da vida, da entrega total a Deus e aos irmãos. Este caminho pode parecer, por vezes, um caminho de fracasso, de cruz; pode ser um caminho que nos coloca à margem desses valores que o mundo admira e consagra; pode parecer um caminho de perdedores e de fracos, reservado a quem não tem a coragem de se impor, de vencer a todo o custo, de conquistar o mundo… No entanto, Jesus garante-nos: a vida plena e definitiva nasce do dom de si mesmo, do serviço simples e humilde prestado aos irmãos (sobretudo aos pequenos e aos pobres), da disponibilidade para nos esquecermos de nós próprios e para irmos ao encontro das necessidades dos outros, da capacidade para nos solidarizarmos com os irmãos que sofrem, da coragem com que enfrentamos tudo aquilo que gera sofrimento e morte.
Estamos dispostos a seguir a proposta de Jesus?

quinta-feira, 19 de março de 2015

Solenidade de São José


São José

Celebra-se hoje, 19 de Março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.

Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protector da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adoptivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.

“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).

O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.

Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.

Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

São José, rogai por nós!


Oração a São José pelas famílias
São José,
protector da família de Nazaré e de nossas famílias,
ensina-nos a nos relacionar, respeitar, falar, trabalhar e amar,
como ensinaste a Jesus no lar de Nazaré.
Peço-te especialmente por estas famílias:
Abençoa a todas as pessoas destas famílias e
alcança-nos a graça de cumprir o Projeto de Deus,
como a Família de Nazaré. Amém.

O que é a Quaresma?

quarta-feira, 18 de março de 2015

5 passos para orar de verdade


Pray

Nunca foi tão fácil aprender a fazer oração



Algumas sugestões sobre como fazer oração, o que conversar com Deus. Apresentamos um acróstico (uma palavra cujas letras, colocadas em forma vertical, são a primeira letra de novas palavras).

A palavra escolhida para estas dicas de oração é "ÁGAPE", que em grego se refere ao amor perfeito de quem ama doando-se inteiramente, sem esperar nada em troca, como é o amor de Deus por nós.

Para que sua oração seja um "ágape"

Isso significa que, por um lado, seu diálogo com o Senhor precisa ser feito por amor e com amor, não por pura conveniência, não para ver o que você vai ganhar com isso. Por outro lado, que em sua oração sempre estejam presentes os seguintes elementos do acróstico da palavra ÁGAPE:

A: Amor feito louvor

Louve a Deus com amor por aquilo que Ele é: pela sua grandeza, beleza, bondade. Pense nas maravilhas da criação e pergunte-se: por qual de todas essas maravilhas eu quero louvar a Deus hoje? Louvar a Deus com amor nos leva a sair de nós mesmos, deixar de ter o foco em nossas misérias e problemas, perceber tudo de bom que Deus coloca em nossas vidas.

G: Gratidão

Agradeça a Deus pelo que Ele faz especificamente na sua vida. Repasse mentalmente tudo o que aconteceu no seu dia, agradecendo-lhe por cada coisa que você lembrar – não somente as coisas boas que lhe fizeram feliz, mas também o aparentemente ruim, porque Ele permitiu isso por alguma razão, talvez para fazer você crescer em humildade, paciência ou compreensão.

A: Arrependimento

Ao recordar os acontecimentos do seu dia, peça perdão a Deus por tudo aquilo que você pensou, disse, fez ou deixou de fazer, que não tenha sido conforme a vontade e misericórdia divinas; por tudo aquilo que não foi inspirado pelo seu amor, e sim pelo seu egoísmo, ira, rancor, injustiça, intolerância.

P: Palavras sinceras

Em seu diálogo com Deus, sinta-se à vontade para pedir, perguntar, contar suas coisas como você contaria a um grande amigo. Ele o escuta sempre, não o julga, não o condena. Pode abrir seu coração!

E: Escute-O

A verdadeira oração envolve necessariamente o diálogo, ou seja, não implica somente em falar, mas também escutar. Deus nos fala por meio da sua Palavra, por meio das pessoas que o cercam, dos acontecimentos. O importante é prestar atenção, saber ouvi-lo. A oração, como diálogo, ensina a reconhecer a voz de Deus em sua vida, a maneira particular como Ele se comunica com você.


sources: SIAME ( aleteia)

Francisco insiste na necessidade de transmitir mensagem de Misericórdia


OR

Igreja, «casa de Jesus», deve ser um lugar de portas abertas para todos, explicou o Papa

O Papa Francisco reafirmou ontem que a Igreja é a “casa de Jesus” que acolhe todos com misericórdia e não apenas um lugar para os cristãos se fecharem.

“Um homem ou uma mulher que se sente doente na alma, triste, que cometeu muitos erros num momento sente que as águas estão a mover-se. É o Espírito Santo que move algo, ou ouve uma palavra: 'Ah, eu quero ir!’ Enche-se de coragem, vai, e quantas vezes encontra as portas fechadas, hoje, nas comunidades cristãs”, lamentou, na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

O Papa advertiu que os cristãos, ao condicionarem as pessoas com “psicologia de doutores da lei”, impedindo a sua participação na vida da Igreja, “destroem” a ação do Espírito Santo naqueles corações.

“Faz-me mal isso. A Igreja tem sempre as portas abertas”, observou, acrescentando que Jesus para além de “acolher” vai ao encontro das pessoas, não as “repreende”, e “carrega as suas feridas sobre os ombros”

Segundo Francisco, a esta atitude “chama-se misericórdia” porque Deus quando repreende o seu povo “deseja misericórdia” e “não sacrifício”.

“Quem és tu que fechas a porta do teu coração a um homem, a uma mulher que tem vontade de melhorar, de voltar a ser parte do povo de Deus, depois de o Espírito Santo ter movimentado seu coração?”, questionou.

Francisco desejou ainda que a Quaresma seja um tempo que ajude os católicos a não cometer o erro de quem “desprezou o amor de Cristo” pelos pecadores porque isso “era contrário à lei”.

RV/CB/OC

sources: vaticano

terça-feira, 17 de março de 2015

INFORMAÇÃO PAROQUIAL







No próximo domingo, dia 22, celebrar-se-á o Domingo de Passos em Alegrete. A Eucaristia será às 16:00H, seguida da Procissão.

Por este motivo não se celebrará a habitual missa das 9:30H.





Dia 18, quarta- feira, terá lugar um MOMENTO DE ORAÇÂO, com todos os catequizados e catequistas, no Centro Paroquial, pelas 17:45H.
Esperamos  por todos

                                               

O peditório feito no passado fim de semana, a favor das Cáritas, juntou a importância de  314,14 €.
Agradece- se  a todos que colaboraram com sua dádiva como a quem se disponibilizou para fazer o peditório.

Exame de consciência


Portrait of a thinking woman looking up © Ilolab / Shutterstock

Um guia com perguntas para ajudar você a preparar uma óptima confissão


Felipe Aquino especialista aleteia network


Você poderá usar esta reflexão na preparação para a sua Confissão, através de um exame de consciência bem feito. Para você fazer uma boa confissão é preciso examinar a sua consciência, com a luz do Espírito Santo, coragem, e nada esconder do sacerdote, que ali representa o próprio Jesus.

1. Amo a Deus mais do que as coisas, as pessoas, os meus programas? Ou será que eu tenho adorado deuses falsos, como o prazer do sexo, antes ou fora do casamento, o prazer da gula, o orgulho de aparecer, a vaidade de me exibir, de querer ser “o bom”, etc.?

2. Eu tenho, contra a Lei de Deus, buscado poder, conhecimento, riquezas, soluções para meus problemas, em coisas, como: horóscopos, mapa astral, leitura de cartas, tarôs, pirâmides, cristais, espiritismo, magia negra, invocação dos mortos, leitura das mãos, etc.? Tenho cultivado superstições? Figas, amuletos, duendes, gnomos e coisas parecidas? Procuro ouvir músicas que me influenciam provocando alienação, violência, sexo, rebeldia e depravação?

3. Eu rezo, confio em Deus, procuro a Igreja, participo da Santa Missa nos domingos? Eu me confesso? Comungo?

4. Eu leio os Evangelhos, a Palavra viva de Jesus, ou será que Ele é um desconhecido para mim?

5. Eu respeito, amo e defendo a Deus, Nossa Senhora, os Anjos, os Santos, as coisas sagradas, ou será que sou um blasfemador que age como um inimigo de Jesus?

6. Eu amo, honro, ajudo os meus pais, os meus irmãos, a minha família? Ou será que eu sou “um problema a mais” dentro da minha casa? Eu faço os meus pais chorarem? Eu sou um filho que só sabe exigir e exigir? Eu minto e sou fingido com eles? Vivo o mandamento: “honrar pai e mãe”?

7. Como vai o meu namoro? Faço da minha garota um objeto de prazer para mim? Como um cigarro que eu fumo e jogo a “bita” fora? Ela (e) é uma “pessoa” para viver ou é apenas uma “coisa” para me dar prazer?

8. Eu vivo a vida sexual antes do casamento, fora do plano de Deus? Eu peco por pensamentos, palavras, atos, nesse assunto? Masturbação, revistas pornográficas, filmes, desfiles eróticos, roupas provocantes?

9- Eu respeito o meu corpo e a minha saúde que são dons de Deus? Ou será que eu destruo o meu corpo, que é o templo do Espírito Santo, com a prostituição, com as drogas, as aventuras de alto risco, brigas, violências, provocações, etc.?

10. Sou honesto? Ou será que tapeio os outros? Engano meus pais? Pego dinheiro escondido deles? Será que eu roubei algo de alguém, mesmo que seja algo sem muito valor? Já devolvi?

11. Fiz mal para alguém? Feri alguém por palavras, pensamentos, atitudes, tapas, com armas? Neguei o meu perdão a alguém? Desejei vingança? Tenho ódio de alguém?

12. Eu falo mal dos outros? Vivo fofocando, destruindo a honra e o bom nome das pessoas? Sou caluniador, mexeriqueiro? Vivo julgando e condenando os outros? Sou compassivo, paciente, manso? Sei perdoar, como Jesus manda?

13. Sou humilde, simples, prestativo, amigo de verdade?

14. Vivo a caridade, sei sofrer para ajudar a quem precisa de mim? Partilho o que tenho com os irmãos ou sou egoísta?

15. Sou desapegado das coisas materiais, do dinheiro?

A Festa da Páscoa se aproxima, portanto, peçamos ao Divino Espírito Santo que nos ilumine e nos encoraje para uma boa e santa confissão de nossos pecados.

Ensina-nos Santo Agostinho: “A confissão das más obras é o começo das boas obras. Contribuis para a verdade e consegues chegar à luz”.

segunda-feira, 16 de março de 2015

A melhor Quaresma



Sugestões práticas e simples para viver cada dia deste período tão especial das nossas vidas

(   ) 16/03, segunda-feira: diante das tarefas deste dia, procure perguntar-se constantemente: “Como Jesus faria isso, se estivesse no meu lugar?”. E faça o que seu coração mandar.
 
(   ) 17/03, terça-feira: reze um Pai-Nosso pedindo perdão a Jesus por todas as pessoas que o ofendem diariamente.
 
(   ) 18/03, quarta-feira: seja especialmente caridoso(a) no dia de hoje, espalhando bondade e gentileza ao seu redor.
 
(   ) 19/03, quinta-feira: procure sorrir ao longo do dia, a todos – inclusive aos seus problemas.
 
(   ) 20/03, sexta-feira: faça um pequeno “jejum de tecnologia” durante 1 hora do seu dia (celular, redes sociais, internet), preferencialmente à noite, e dedique este tempo a ajudar alguém, mesmo que seja nas tarefas domésticas.
 
(   ) 21/03, sábado: prepare sua confissão quaresmal, procurando centrar-se em suas faltas de amor a Deus e ao próximo. Se possível, já escolha o dia em que irá se confessar antes da Páscoa.
 
(   ) 22/03, 5º Domingo da Quaresma: escolha uma pessoa que lhe deu um bom testemunho em algum momento da vida e escreva-lhe, agradecendo por isso.

 www.aleteia.org