domingo, 5 de julho de 2015

Ultreia Diocesana


        Imagem                          Imagem                       

"A Fé que não se apega, apaga-se!"

 Imagem

 

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Portalegre - Castelo Branco realizou a sua Ultreia Diocesana no passado dia 28-06-2015 (véspera do dia do Padroeiro do Movimento) na Vila de Oleiros.


Depois da respetiva divulgação do programa, acorreram à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – Oleiros cerca de 160 Cursilhistas de todos os Arciprestados da Diocese iniciando-se a Ultreia com a Eucaristia Dominical presidida pelo Sr. Bispo D. Antonino Fernandes Dias.

 Na homília, o Sr. Bispo apelou para que todos os presentes amassem a vida, assim como Deus a ama! Ele quer apenas a vida! Pelo seu Filho, salva-nos da morte, eis porque lhe damos graças em cada Eucaristia. O Filho de Deus cura, Ele levanta, Ele torna livres as pessoas, dá-lhes toda a dignidade e capacidade de viver plenamente. Salientou também o Sr. D. Antonino Dias a necessidade de oração, pois também por meio dela chegaremos à verdadeira vida!

Seguida da Eucaristia, no Centro Paroquial e Cultural de Oleiros, efetivou-se o momento de reflexão a cargo do Cursilhista Alberto Matos, que apelou aos presentes que refletissem sobre a dicotomia dos “Contratos dos Homens” e das “Alianças de Deus”, com base no conhecimento da Sagrada Escritura e da realidade atual da nossa Sociedade.

Passado o almoço houve oportunidade dos Cursilhistas assistirem à atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, onde foram apresentados os usos e costumes de um povo em clima de festa. Após o momento cultural, e da necessidade de cada vez mais se valorizar o trabalho e dedicação de todos quantos “deram de si” e continuam a dar ao Movimento, o Núcleo de Escola do Pinhal em colaboração com o Secretariado Diocesano homenageou o Sr. Alberto Matos e a esposa, D. Perpétua, reconhecimento aplaudido por toda a assembleia.


                          Imagem
Tendo a Ultreia decorrido na normalidade, nela partilhou o seu quarto dia, a cursilhista Ausenda Lopes e pudemos ouvir vários outros testemunhos de vida oriundos de cursilhistas dos quatro núcleos de Escola da Diocese. O Sr. P. Adelino Cardoso (Assistente Espiritual do Movimento) elencou, avaliando, todas as atividades realizadas no ano pastoral que agora termina, tendo também projetado o próximo.


                          Imagem

Porque a “fé que não se apega, apaga-se”, os Cursilhistas que participaram na Ultreia Diocesana tiveram a oportunidade para reviver o seu Cursilho num clima que se pretende simultaneamente de festa, de reflexão e de partilha.

Como frisou o Sr. Padre Adelino Cardoso, “Cristo continua a contar connosco” e nós com a Sua Graça, para a vivência do nosso quarto dia ao serviço dos irmãos e da Sua Igreja.


David Esteves               Imagem  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado