Hoje, celebramos o Dia dos Avós. É o dia de São Joaquim e de Santa Ana, avós maternos de Jesus. Como refere o Santo Padre Francisco, e, aqui, vou fazer eco, livremente, de algumas das suas afirmações, eles são o tesouro da nossa sociedade. Um povo que não protege e respeita os avós, não tem futuro porque perdeu a memória. Em geral, o coração dos avós, livre de ressentimentos passados e de egoísmos presentes, exerce uma especial atração sobre as novas gerações, que esperam encontrar neles um apoio firme na fé e um maior sentido para a vida. São eles que, com o seu testemunho de sabedoria adquirida na experiência e universidade da vida, garantem o diálogo entre as gerações e comunicam o património de humanidade e de fé, coisas essenciais para qualquer sociedade. Eles trazem-nos a história, a doutrina, a fé, a sabedoria. Como o bom vinho envelhecido, têm esta força e qualidade dentro de si e são chamados a formar um coro permanente no grande santuário espiritual do nosso mundo, a sustentar com a sua oração e a encorajar com o seu testemunho todos aqueles que lutam no campo da vida, a começar pela própria família.
Neste Dia dos Avós, lembremos os que já partiram. Formulemos votos de muita saúde para todos os que ainda lutam pela vida. E que os mais debilitados não sintam a ausência dos seus e, sobretudo, saibamos todos superar a cultura do descarte e promover o reencontro feliz e o acolhimento mútuo das diferentes gerações.
Uma palavra de muito apreço e de presença na fé e oração a todos quantos cuidam com amor e carinho dos seus idosos, em casa, nos lares ou nos hospitais: Tudo o que fizerdes aos outros, é a Mim que o fazeis (cf. Mt 25, 40)
Parabéns, Avós. Que o Senhor vos ajude e acompanhe e todos se sintam muito necessários e úteis na construção de uma sociedade mais humana e feliz.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado