sexta-feira, 31 de julho de 2015

A diferença entre ser grato e ser rancoroso


girl with flowers

Diante de um mesmo fato, algumas pessoas se sentem agradecidas, mas outras ficam profundamente ressentidas. O que as diferencia?

Deus derramou seu amor em nossas vidas. E nós podemos ser mais agradecidos, capazes de ver como o Senhor nos carrega em seus braços. Quantas vezes reclamamos e acabamos ficando tristes? Desejamos coisas que não temos. A gratidão é uma das maiores fontes de alegria em nossa vida.

Às vezes, a reclamação ganha, nós nos sentimos como vítimas e nosso coração se estreita. Sentimo-nos defraudados diante da vida. Tínhamos expectativas, sonhos. Os "eu achava que...", "eu pensava que...", "eu esperava que..." podem envenenar a alma. Tínhamos planos diferentes. Esperávamos que a vida nos desse mais alegrias. Sonhávamos, confiávamos, esperávamos.

Nós nos acostumamos com o mistério da vida e perdemos a capacidade de assombro. Já não temos a capacidade de nos surpreender diante desse amor terno e pessoal de Deus.

Deus nos abençoa no que somos. Ele se alegra com as coisas que nos deu: talentos, pessoas que nos amam, nossa família. Ele pronuncia sua bênção sobre nós. Sempre pensa bem de nós. Olha para cada um com imensa alegria. Preenche com sua graça os cantos mais escondidos do nosso coração. Somos pobres e fracos. Sua bênção nos preenche.

Peçamos a graça de ser agradecidos por tantos dons que Deus colocou em nossa terra, de ter um olhar puro que saiba enxergar sua presença caminhando ao nosso lado.

Agradecer dilata o coração e coloca Deus no centro da nossa vida.

Recebemos tudo por amor. Se oferecermos tudo por amor também, Ele fará o incrível milagre e tomar o que somos e transformá-lo, inclusive as coisas de que não gostamos. Isso tem de nos encher de alegria. Somos abençoados!

Diante dos fatos, tem a opção de ser grato ou ressentir-se. Depende de si. É uma escolha.

Sendo gratos, experimentamos a misericórdia de Deus que se comove diante da nossa pequenez. Oferecemos a Ele o que dele recebemos, para que Ele use os nossos dons segundo a sua vontade.

O que pode agradecer hoje de maneira especial? Qual foi o último presente que você recebeu de Deus? Que tal fazer um pequeno ato de gratidão neste momento?

Agradecer nos torna pobres porque sabemos que nada nos pertence. Nos torna alegres, capazes de ver a beleza misteriosa escondida por trás do que é cinza. Nos torna livres, porque confiamos em que Deus continuará cuidando de nós e nos acompanhando sempre. Ele nunca nos deixou sozinhos. Nunca nos abandonará.

E então, o que escolhe diante dos fatos da vida: agradecer ou magoar-se?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado