domingo, 25 de setembro de 2016

Assembleia Diocesana Portalegre- Castelo Branco




Este ano foi o Arciprestado da Sertã a receber a Assembleia Diocesana, em Proença a Nova para apresentação do plano pastoral 2016/2017.

 Com início às 10 horas deste sábado, no Auditório Municipal de Proença a Nova, com a  presença  pelo Sr D. Antonino Dias, foi apresentado o plano que será motor das actividades eclesiais na nossa Diocese durante os próximos anos 2016/17 a 2019/20 e que tem como linha condutora a questão dos sentidos. É a  fé que tem sentido, tem sentidos e dá sentido(s)...
O sentido e os sentidos da fé são ,pois, as grandes questões de reflexão para os próximos tempos na nossa Diocese. A fé tem sentido porque tem um " para quê" e um " para onde", tem uma finalidade que motiva um caminho e que permite, precisamente durante o caminho, a aprendizagem e o crescimento.Também por isso, por definir metas, a fé dará sentido e sentidos à vida.
Não bastará, por isso, falar meramente da fé, mas falar da fé cristã porque a nossa fé ( a fé que celebramos) parte do encontro com Cristo e Cristo ressuscitado. Acreditar ( "ter fé numa coisa") é fácil e até humanamente falando, espontâneo. É natural. Crescemos a acreditar e a confiar.Mas a nossa fé é cristã. Significa que o grande motor da nossa confiança é Jesus Cristo, a sua Palavra, os seus gestos, a sua vida.
A Palavra de Deus proclama-se e ouve-se. A fé, além do dom do Espírito, vem pelo ouvido. Os comportamentos vêem-se, testemunham-se e acolhem como desafios de configuração da liberdade. O tacto e a percepção sublinham a a necessidade de por mãos à obra quando se deseja alcançar alguma coisa. E o paladar, sim o paladar, é um convite a saborear Deus de maneira mais autêntica. Então a fé tem sentido e tem sentidos.
"A fé dá sentido(s) à vida"... é precisamente assim que se conjuga o desafio para este ano. E há tanto para descobrir e ver de forma nova: a relação entre acreditar e evangelizar; a relação entre a arte, a cultura e evangelização; a natureza e identidade da Igreja e das suas estruturas de serviço à fé; a liturgia e os seus ritmos e símbolos; os Sacramentos e a arte de celebrar para promover a harmonia do espírito e não desperdiçar os dons do Espírito. Acolher os sentidos que a fé dá à vida é o segredo da vocação e da consagração.
Os sentidos são o que permite o encontro do homem com o que existe fora dele e para além dele. São o que permite a interiorização, o discernimento, a opção. Têm tudo a ver com a fé cristã.
No final, pelas 12:15 H  foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo senhor Bispo, D. Antonino Dias, na Igreja Matriz.






Fotos : Diocese Portalegre- Castelo Branco
Extractos de Boletim Pastoral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado