sexta-feira, 16 de setembro de 2016

DIA DIOCESANO DA MENSAGEM DE FÁTIMA ENCHEU IGREJA DE S. JOÃO BAPTISTA EM ABRANTES

A centralidade evangélica na mensagem de Fátima foi o tema que presidiu ao Dia Diocesano da Mensagem de Fátima da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. O evento realizou-se no passado dia 10 de Setembro, em Abrantes. A assembleia concentrou-se na igreja de São João Baptista onde decorreram as palestras e celebrações litúrgicas. As actividades específicas desenvolvidas pelas crianças/adolescentes e jovens decorreram na Santa Casa da Misericórdia de Abrantes.




Após a oração da manhã presidida pelo Bispo da diocese, D. Antonino Dias, seguiu-se a reflexão temática feita a dois tempos, no período da manhã, pelo sr.º cónego Emanuel Silva.
Sob tópicos como a transcendência de Jesus Cristo [há 2 mil anos que esta coisa de amar o inimigo é real, funciona e faz-nos felizes], Sua historicidade [que muitos colocam, afinal há coisa mais histórica do que o cristianismo?] e condição humana assumida para nos conduzir ao Pai, o ex-vice-reitor do Santuário de Fátima entreteceu a teia do Evangelho existencial, passível de ser vivido por cada um de nós, para dizer que é aqui que está a centralidade evangélica da mensagem de Fátima. Numa linguagem clara e simples, apresentou um Jesus que foi onde as pessoas estavam, ao encontro, acolheu, curou, perdoou a quem Lhe pediu. Falou do Jesus Cristo que é de ontem, de hoje e de sempre, uma experiência de Amor, e que na sua humanidade revela-nos a existência de Deus e veio ao meio de nós para que experimentemos a Deus, disse. Sugeriu que só é preciso acolher a este Jesus, no Qual Deus alcança a humanidade, sendo que é com o coração que Deus nos procura, a misericórdia é isto. E nunca nos procura para nos destruir mas para nos reconstruir. Sublinhou que é que aqui que a mensagem de Fátima pode ser lida e que o Amor triunfa sobre as tragédias humanas. E porque Maria veio fazer o que Deus quer, permite chamá-la Mãe de Misericórdia.



Apresentada a Senhora do Rosário e o que significa o rosário que nós rezamos: É 1 conjunto de louvores de rosas que nós elevamos ao céu. «Quem meu filho beija, minha boca adoça», enfatizou então que a revelação em Fátima não é a ira de Deus mas sim pedagogia da esperança do mundo. A mensagem de Fátima diz-nos que a experiência do inferno é quase uma terapia de prevenção, não afecta simplesmente a humanidade, afecta o próprio Deus, dói a Deus que haja filhos seus que por dizerem não à sua mensagem de salvação vão ter um tipo de sofrimento que é para sempre. A mensagem de Fátima é necessariamente uma mensagem de Amor. De um Deus que se deixa amar, afectar pelas nossas necessidades.
Referiu ainda que outro aspecto da mensagem de Fátima é que Deus sofre, se sente ofendido, ultrajado, magoado, pelas imagens distorcidas de Deus.
Lembrou o cónego Emanuel que nas aparições de Fátima é-nos pedido que rezemos o terço do rosário, em qualquer uma das 6 aparições, para nosso bem. Nas aparições de Fátima vemos a representação de um Deus que não é indiferente à nossa condição humana. O Deus presente na mensagem toda de Fátima é um Deus que se desdobra a ensinar a amar. E se na família se aprende e ensina a amar, o fio condutor da mensagem de Fátima é a confirmação de que não ficamos sozinhos, Deus não nos abandona, e mais diz Nossa Senhora do Rosário que o mal não há-de ser a última palavra sobre a história do homem. O meu coração triunfará e será o vosso refúgio. Por tudo isto, a mensagem de Fátima não é de desespero, de desconfiança…. mas de esperança, porque é possível vencer o pecado, pelo Amor.
E isso encontramos nos apelos de Nossa Senhora. A mensagem de Fátima previne-nos para que não nos deixemos perder no caminho para o Céu. E por isso encontramos misericórdia na mensagem de Fátima, em apelos de Nossa Senhora: a comunhão com a igreja, o apelo permanente à conversão do coração, hoje, agora e quando há encontro com Deus. A mensagem de Fátima revela a Senhora do Rosário como mãe de misericórdia porque Ela nos dá instrumentos para a conversão, à conversão do coração em associação ao sacramento da reconciliação.
Concluiu o cónego Emanuel no constante e permanente apelo à reparação do Coração Imaculado de Maria pela oração e penitência, isto é, Amar o seu Coração, amor que é gratuito e generoso. Fátima convida-nos a reparar o que é importante: não perdermos a capacidade, a sensibilidade ao Amor.
Foi com entusiasmo e alegria que os cerca de duzentos participantes rezaram o Terço do Rosário com os pequenos pastorinhos, adolescents e jovens, e ao início da tarde escutaram o canto angélico do coro do sector infant-juvenil.
Na intervenção centrada na celebração do centenário das aparições, Alfredo Bernardo Serra retrospectivou e projectou as múltiplas propostas do itinerário temático do centenário das aparições, esclareceu a Assembleia sobre a identidade e dinâmicas do Movimento da Mensagem de Fátima na dimensão nacional, no plano diocesano e ao nível da paróquia, deixando o desafio ao compromisso de mensageiro e à formação de grupos paroquiais.



O magnífico Dia Diocesano da Mensagem de Fátima encerrou com a eucaristia presidida pelo Bispo D. Antonino, que manifestou a sua satisfação e deixou palavras de estímulo e de convite à conversão na vivência da mensagem de Fátima.

Bernardo Couto 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado