segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Hábitos do bom católico: a leitura espiritual

Para que o nosso relacionamento com Deus cresça, temos que dedicar tempo todos os dias a conversar com Ele

Silhouette of a beautiful woman at sunset in national park Kootwijkerzand in the Netherlands


A conquista dos bons hábitos requer tempo e perseverança: eles vão sendo adquiridos e assimilados de forma gradual – e correm o risco de enfraquecer se não forem praticados regularmente.

Isto vale também para o nosso relacionamento com Deus: para que ele cresça, temos que dedicar tempo todos os dias a conversar com Ele.

Um hábito essencial para isto é o do oferecimento matutino, sobre o qual você pode ler AQUI.

Outro é o hábito da leitura espiritual.

Mesmo alguns minutos de leitura do Novo Testamento, todos os dias, nos permitem identificar-nos com as palavras e com as obras de nosso Salvador.

É altamente recomendado, ainda, dedicar um tempo diário a ler algum dos muitos livros clássicos da espiritualidade católica – de preferência, se você tiver um diretor espiritual, com a recomendação personalizada dele para você.

Um modo efetivo de alcançar o objetivo de crescer em santidade mediante a leitura espiritual é ir além da leitura propriamente dita: comece com uma meditação sobre o Evangelho do dia e, em seguida, faça a sua leitura do livro espiritual escolhido, a fim de fortalecer o seu relacionamento com Deus.

Um dos maiores clássicos da literatura espiritual católica é a Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis.

Também são imperdíveis os livros do pe. Afonso de Santa Cruz sobre a vida de vários santos, beatos e mártires da fé. Em estilo romanceado, ele dá vida e dinamismo aos relatos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado