domingo, 9 de outubro de 2016

Ser catequista





Neste domingo, a nossa comunidade reuniu -se em torno do altar para celebrar o banquete próprio da  Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento. A participação na ceia do Senhor é sempre comunhão com Deus que se oferece em sacrifício ao Pai por nós. Mas também é comunhão com os irmãos, manifestado particularmente no intercâmbio do sinal da paz. Como as primeiras testemunhas da Ressurreição, os cristãos convocados cada domingo a viver e confessar a presença do Ressuscitado são chamados a ser evangelizadores e testemunhas na sua vida quotidiana. Este ministério próprio de la Igreja, no qual todos somos chamados na virtude do baptismo, o exercem os catequistas em nome da nossa comunidade. 

Hoje, nas nossas celebrações, o Padre Fernando fez o envio  das catequistas que durante este ano terão a tarefa de evangelizar as crianças e jovens das nossas Paróquias.





 SER CATEQUISTA

 Ser catequista é muito mais que ser um prestador de serviço na comunidade, é ser ministro da evangelização, pois a Catequese é um ministério. Isso não significa status dentro da comunidade, significa um compromisso de fidelidade a Jesus, ao seu Evangelho e à Igreja, compromisso que deve ser assumido na vida quotidiana, vivido com amor e disponibilidade e testemunhado com fé e perseverança.
 Ser catequista é ser espelho do Evangelho na comunidade e no mundo. O SIM de todo catequista tem três dimensões:
 1. A DIMENSÃO PESSOAL – é um chamado de Deus para uma pessoa e exige uma resposta pessoal e intransferível de quem quer se comprometer com essa missão, ciente das exigências e dificuldades que esse chamado acarreta.
 2. A DIMENSÃO ECLESIAL – é um chamado da Igreja, que necessita de operários para a sua messe. Catequista por excelência são os Bispos, pastores do rebanho do Senhor, auxiliados pelos Presbíteros, zeladores das paróquias e comunidades. Mas a messe é grande e os operários são poucos, por isso a Igreja necessita que leigos assumam a vocação de catequista para auxiliar na missão de catequizar.
 3. A DIMENSÃO COMUNITÁRIA – é também um chamado da comunidade, que escolhe as pessoas que serão porta-vozes da fé e da doutrina da Igreja, anunciando com fidelidade o Evangelho e educando na vivência cristã. 

Ser catequista é ser um enviado de Deus, da Igreja e da comunidade; uma tríplice responsabilidade de quem responde a esse chamado com seu SIM!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado