quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Peregrinação das Paróquias a Vila Viçosa





Ontem dia 5 de Outubro, realizou -se a Peregrinação Anual dos Voluntários ao serviço das Paróquias de Alegrete, Assunção, Degolados, Esperança, Mosteiros, Vale de Cavalos, a Vila Viçosa.






Com uma manhã fresquinha, própria da época, mais de uma centena de participantes, partiram em Peregrinação em direcção a Vila Viçosa, para neste Ano da Misericórdia, atravessarem A Porta Santa do Santuário de Nª Srª da Conceição.




O Padre Fernando, pároco destas paróquias, fez uma breve introdução no átrio do Santuário, após o que cada um, com uma vela acesa, fez a sua passagem pela porta, fazendo a sua oração pessoal, em silêncio.

No interior, celebramos a Eucaristia, acolhendo a surpresa de celebrarmos também em conjunto, as Bodas de Ouro de um casal com seus familiares. 


Na homilia, o padre Fernando referiu servir esta Peregrinação em sinal de agradecimento a todos os que trabalham de uma maneira ou outra em prol da Igreja, agradecer a nossa Mãe, Mãe de Misericórdia.

No âmbito das Celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, desafiou as paróquias a acolher uma Peregrinação da Virgem pelas casas das famílias que estiverem interessadas.

Também nesta celebração, 7 participantes, fizeram o seu compromisso como membros da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Todas as pessoas que cruzaram esta Porta Santa são chamadas a deixar-se mergulhar no amor misericordioso do Pai, com plena confiança e sem qualquer temor, na certeza de sair dali na companhia de Maria, a Mãe da misericórdia”.

Atravessamos a Porta Santa da Misericórdia na certeza da companhia da Virgem Mãe, a Santa Mãe de Deus, que intercede por nós. Deixemo-nos acompanhar por Ela para redescobrir a beleza do encontro com o seu Filho Jesus. Abramos o nosso coração à alegria do perdão, conscientes da esperança segura, que faz da nossa existência humana um instrumento humilde do amor de Deus”.

Depois do almoço, no Seminário desta vila, não visitámos o Palácio como estava previsto, por estar encerrado e partimos em direcção a Campo Maior.

No Mosteiro da Imaculada Conceição de Campo Maior, as monjas da comunidade, explicaram a origem da ordem, como viviam o dia a dia e falaram da sua fundadora Santa Beatriz da Silva, natural daquela Vila. Também uma das noviças falou da sua experiência espiritual. No final, pudemos participar da oração de Vésperas e desfrutar da paz e serenidade que emanam dos seus cânticos e lugar.

Regressamos a casa de coração puro e alma lavada.

Obrigada Padre Fernando Farinha, Nª Srª da Conceição o acompanhe na sua missão.



Ordem da Imaculada Conceição

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado