sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

O Natal de cada um


Resultado de imagem para natal de cada um


Estamos mergulhados em espírito natalício, mesmo que não queiramos. À nossa volta, há decorações para todos os gostos, iguarias doces para os mais ou menos gulosos, árvores para os mais ou menos amigos do ambiente, presentes para os mais ou menos esbanjadores.

Somos devorados por anúncios natalícios, músicas e canções também alusivas à época em questão e somos quase obrigados a viver esta quadra de uma forma feliz e pacífica.

No entanto, a vida não mudou só porque é Natal. Há irmãos que ainda não se falam. Há pais e filhos que se afastaram. Há pessoas em processo de separação e de divórcio. Há amigos que deixaram de o ser. Há filhos que morreram. Há pais que morreram. Há irmãos que morreram. Por isso, é importante respeitar o Natal de cada um que, muitas vezes, não é Natal algum. É só mais um dia que queremos que passe depressa, que desejamos que nos atropele sem fazer muitos estragos, que precisamos de riscar rapidamente do calendário.

Falta-nos alguma empatia para a tristeza que o Natal também traz. Falta-nos algum decoro na forma como impomos esta alegria rasgada em papéis e presentes.

O Natal não será o mesmo para nenhum de nós. Cada um, viverá esta altura com mais ou menos paciência, com mais ou menos vontade, com mais ou menos alegria, com mais ou menos fé.

Se é Natal, deve haver espaço para aceitar as diferentes formas de encarar esta época. Deve haver compreensão que chegue para perceber que nem todos conseguimos estar felizes, só porque é Natal.

Mais do que repetir as palavras “Feliz Natal” até à exaustão e como se não houvesse amanhã, vale a pena pensar nas palavras certas para dizer a cada um dos que se vão cruzando connosco nos dias sem Natal.

Para cada um de nós, o Natal que nos seja possível. Aquele que nasceu para cada um de nós, saberá como ninguém como sarar as feridas que ainda queimam o nosso coração.

Marta Arrais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado