Decorreu nos dias 30 e 31 do passado mês de outubro, no Centro Pastoral Paulo VI em Fátima, o II Congresso Nacional do MCC subordinado ao tema: "Cursilhos de Cristandade Numa Igreja em saída".
O grande objetivo deste Congresso impulsionado pelo Secretário Nacional, foi recolocar o movimento de acordo com o seu carisma e finalidade, sempre ao serviço da Igreja e do Mundo de acordo com o desejo de Deus. Neste sentido, foram vários os painéis ao longo do dia de sábado em que pastores/sacerdotes e leigos cursilhistas fizeram a sua participação testemunhal.
Todas as Dioceses disseram o seu "sim" à presença e participação no Congresso entre as quais a nossa Diocese de Portalegre e Castelo Branco com uma representação significativa, 37, dos vários núcleos (Portalegre; Castelo Branco; Abrantes e Pinhel), quer como ouvintes quer como ativos participantes testemunhais, nomeadamente Adelaide Teixeira, que nos presenteou com o seu testemunho em Ambiente Político no âmbito do painel: “MCC Um Movimento Ambiental”. Também a geração mais nova, de todas as dioceses se fez representar. A nossa esteve representada pela sempre oportuna e acutilante intervenção de Ricardo Alves, da Sertã, no âmbito do painel: “MCC Novas Gerações”
Na noite de sábado e no domingo, as celebrações centraram-se no recinto do Santuário, onde, apesar do mau tempo que se fez sentir, os cursilhistas presentes, ali se mantiveram, de pé unidos numa só Fé e numa só Esperança, convictos de que “Cristo conta connosco” e nós, sempre “Com a Sua Graça”.
Cremos no impacto que este Congresso poderá ter nos novos tempos (pós) pandemia numa cada vez maior necessidade de entrega ao outro nosso irmão e, sobretudo pelo Amor a Cristo.
Luísa Dias
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado