domingo, 30 de outubro de 2022

Semana dos Seminários 2022

 


“Senhor, eis-nos na vossa Presença de mãos vazias”

A Igreja celebra este ano a Semana de Oração pelos Seminários entre 30 de Outubro e 6 de Novembro. E, precisamente na semana em que celebramos a santidade como vocação própria e acessível a homens e mulheres de todos os tempos, a Igreja vai buscar o lema desta ‘semana de oração pelos Seminários’ ao apelo encorajador que S. Paulo faz a Timóteo “Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo” (2 Tim 1, 8 ). Ou santos ou nada, poderíamos resumir. E assim iniciaríamos um caminho em que a luz de Deus ilumina, entusiasma, purifica, fortalece, ensina, corrige, confirma, congrega, inspira, alegra, envia, abençoa.
É um desafio chegar ao presente texto de S. Paulo deixando-nos guiar pelos versículos que o antecedem e que, partindo do convite a reavivar permanentemente o dom de Deus que está em nós, nos lembra que ‘Deus não nos deu um espírito de timidez (‘cobardia’ talvez traduzisse melhor o que Paulo quer dizer), mas de fortaleza, caridade e temperança’ (2 Tim 1, 6-7).
‘Não ter vergonha de Jesus’ é uma expressão que nos habituámos a ver em S. Paulo. Porquê? A fé pobre, a superficialidade da atitude crente e relacional com Cristo, o medo não resolvido e a estagnar a vida, a confiança em Deus e na sua Palavra dividida com a auto-referencialidade, o perfeccionismo a suplantar a pedagogia do esforço/trabalho e a gradualidade do caminho, o culto da aparência a suspender a busca e concretização de um ideal … e outras insuficiências, promovem tibieza e acabam por ser os grandes motores da vergonha. Dando-lhes o coração perde-se a coragem evangélica. A vergonha suplanta-a.
Não se envergonhar do Evangelho é luta, é escuta da Palavra e do Espírito de Deus, é fé acesa, é discernimento, é purificação, é oração, é acolhimento da Graça, é confronto e deixar-se confrontar, é comunhão, é caminho, é verdade, é entrega, é fidelidade. Nada do que é humano é estranho a Deus. E há caminho a fazer. Parar por vergonha!? E o sentido da vida!? Nada vale a hipoteca do sentido da vida. E muito menos a vergonha.
Esta Semana quer colocar-nos a rezar pelos Seminários, que o mesmo é dizer pelos Seminaristas. Os Seminários são o tempo e o espaço, o tempo e o modo em que cada Seminarista diz a Deus ‘Eis-me aqui’ e faz o caminho da sua vocação, o tempo e o espaço, o tempo e o modo do discipulado, do crescimento, da conversão, da configuração a crescer até à estatura de Cristo. Sempre em Igreja. Inquietos e inquietados por Deus, dizendo-Lhe o “sim” de cada momento, para experimentar o que Ele quiser revelar a seguir.
Esta Semana rezamos pelos Seminários. Todos. E lembramos, de modo, particular os nossos dois Seminaristas, o Gonçalo e o Diogo. E os seus Formadores.
Coordenada pelo Secretariado da Pastoral da Juventude e Vocações, faremos Vigília de Oração diocesana na Igreja de Alferrarede no pf dia 5 de novembro, sábado, às 20h00. Presidirá o nosso Bispo, D. Antonino Dias.
Na oração das nossas Comunidades, na nossa oração pessoal, em vigília, na Eucaristia, diante do Santíssimo Sacramento, aos pés da Virgem Mãe e no Terço rezemos pelos nossos Seminaristas e peçamos ao Céu que muitos outros jovens nunca se envergonhem de uma vida dada, com sentido e alegria, a Deus e aos outros na Igreja.

Emanuel Matos Silva p.
Seminário de Portalegre

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado