terça-feira, 27 de junho de 2023

Nenhuma mentira é maior do que a tua verdade!




Cada vez mais esta frase (me) faz sentido. Somos confrontados, a cada dia, com mentiras atrás de mentiras. Invenções atrás de invenções. Manipulações de ideias e conduções de princípios que nunca quisemos como nossos. Vamos engolindo essas meias-verdades umas vezes por preguiça, outras por desânimo e, outras, por uma imensa falta de força de alma para ir contra o que nos querem impingir.
A mentira tornou-se tão popular e tão normalizada que há até quem perca tempo a vesti-la de verdade. De história bonita e bem contada. Mas por muito interessante e bem vestida que uma mentira possa ser, nunca é a mesma coisa que contar (ou ouvir) a verdade. E é cada vez mais importante estarmos conscientes dessa diferença.
A verdade parece-nos agora um mito. Uma invenção de gurus e de gente iluminada que a encontrou enquanto buscava esta ou aquela luz.

Não te enganes. A verdade existe e está em vias de extinção.

Não te enganes. É a verdade que pulsa dentro do teu coração e é por essa que valerá sempre a pena viver.

Vão tentar dobrar-te. Vergar-te. Enganar-te. Disfarçar-se de boas pessoas para te convencer. Mas a pele da verdade rima com a da liberdade e a da coragem. Não é pegajosa nem areia-movediça. Não é salta-pocinhas nem vento que não sabe para onde sopra.

A verdade é como um baloiço pendurado nos ramos gordos de uma figueira. Recebe-nos e abraça-nos sem doer. Sem se forçar para se fazer ver.7
A verdade do que tu és só pode ser aquilo que existe quando desligas as notificações. Quando apagas a luz. Quando te despes das máscaras do costume e das peles que usas para agradar.

A verdade pertence-te se a quiseres agarrar ao colo. Se lhe quiseres dar de beber vai trazer-te a força de uma cascata que tem sempre força para descer. Para desaguar em mais água e em mais vida.

A verdade mora sozinha numa casa e está à espera de que saibamos abrir-lhe mais vezes a porta do nosso coração.

Não te esqueças: nenhuma mentira pode ser maior do que a tua verdade.

Enquanto te lembrares disso nunca mais estarás sozinho.


Marta  Arrais


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado