segunda-feira, 25 de novembro de 2013

É mais importante ir à igreja para adorar Deus do que para celebrar um rito

«O templo é o lugar onde a comunidade vai rezar, louvar o Senhor, a dar graças, mas sobretudo a adorar: no templo adora-se o Senhor. E isto é o ponto mais importante», frisou o papa Francisco esta sexta-feira, no Vaticano.

Esta prioridade vale também para as celebrações, apontou o papa na missa a que presidiu: «Nesta cerimónia litúrgica o que é o mais importante? Os cantos, os ritos – belos, tudo…? Mais importante é a adoração: toda a comunidade reunida olha o altar onde se celebra o sacrifício e adora».

«Mas eu creio – humildemente o digo – que nós, cristãos, também tenhamos perdido um pouco o sentido da adoração, e pensamos: vamos ao templo, juntemo-nos como irmãos – é bom, é belo – mas o centro é onde está Deus. E nós adoramos Deus», sublinhou, citado pela Rádio Vaticano.

A seguir, Francisco perguntou: «Os nossos templos são lugares de adoração, favorecem a adoração? As nossas celebrações favorecem a adoração?».

Depois de referir-se à leitura do Evangelho da missa, em que Jesus expulsa os vendedores do templo de Jerusalém, o papa vincou a necessidade da purificação pessoal «com a oração, com a penitência, com o sacramento da reconciliação, com a Eucaristia».

«Quando se fala da alegria do templo, fala-se disto: toda a comunidade em adoração, em oração, em ação de graças, em louvor. Eu em oração com o Senhor, que está dentro de mim porque eu sou templo. Eu em escuta, eu em disponibilidade. Que o Senhor nos conceda este verdadeiro sentido do templo, para poder ir em frente na nossa vida de adoração e de escuta da Palavra de Deus», concluiu Francisco.

Rui Jorge Martins
© SNPC | 22.11.13

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado