quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Francisco deixa tarefa de casa aos fiéis: descobrir a data do próprio baptismo


Continuando a abordar os ensinamentos do credo,o Papa Francisco reflectiu esta semana sobre a parte "professo um só baptismo para a remissão dos pecados" e aprofundou no sentido desta afirmação cristã.

O santo padre perguntou aos fiéis da praça: “Quem de vocês se lembra do dia do seu baptismo?”. E deixou uma “tarefa de casa” a todos: perguntar em que data foram baptizados, para recordá-la e celebrá-la. O pontífice lembrou que já fez esta pergunta na praça de São Pedro, mas quis insistir no assunto.

Queridos irmãos e irmãs,
A porta da fé e da vida cristã é o Baptismo. Este é o único Sacramento referido no Credo. Quando lá dizemos que “professo um só Baptismo para a remissão dos pecados”, afirmamos que este sacramento é, em certo sentido, a carteira de identidade do cristão: um novo nascimento, o ponto de partida de um caminho de conversão, que se estende por toda a vida. Este novo nascimento se dá através de uma verdadeira imersão espiritual na morte de Cristo – baptismo significa imersão –, para que possamos ressuscitar com Ele para uma vida nova. Assim, o Baptismo representa uma poderosa intervenção da misericórdia divina na nossa vida, que nos garante o perdão de todos os pecados: do pecado original e de todos os pecados pessoais. Contudo, como permanece a fragilidade da nossa natureza humana, é preciso humildemente renovar e consolidar este perdão, por meio do sacramento da Penitência. Desse modo manteremos sempre limpa a veste branca da nossa dignidade cristã!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado