sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A Oração que Jesus Nos Ensinou




Lucas 11:1 E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, quando os discípulos pediram a Jesus que lhes ensinassem a orar, com certeza queriam aprender de Jesus os elementos que compõem a oração, e qual deve ser o padrão a se alcançar. E Jesus lhes ensinou a oração do pai nosso que muitos de nos não sabemos fazer esta oração, e muito menos conseguimos ver quantos ensinamentos e bençãos estão contidas nesta oração.

Vamos dar uma olhada nesta oração:

Mateus. 6. 9 – 13. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

1 – Pai nosso. Quando começamos esta oração dizendo Pai nosso, estamos confessando que Deus não é somente nosso pai, mas o pai de muitos, estamos dizendo venho ao teu trono juntamente com os meus irmãos. E está é uma das razões que temos para abolir de nosso meio as diferenças, por isso temos que nos perdoar mutuamente, porque somos parte de uma mesma família.
2 – Santificado seja o teu nome. O nome de Deus deve ser santificado e respeitado por todos, nosso modo de viver pode profanar ou santificar o nome de Deus, que deve ser exaltado acima de todos os nomes, quando nós nos prostramos diante do Pai, temos que ter em mente que estamos diante de um Deus santo e que também precisamos viver em santidade.
3 – Venha a nós o vosso reino. Quando você faz esta petição o que se destaca é: o anseio o desejo para pelo estabelecimento do reino de Deus na terra. Cada vez que fazemos esta oração estamos suplicando para que o reino de Deus seja estabelecido, só que, nós estamos ignorando esta verdade. Porque oramos para que Deus estabelece seu reino, só que vivemos estabelecendo nosso próprios reinos, nossa escolha de vida é diferente da oração que fazemos, o que devemos fazer na realidade é alinhar nossa vida com os princípios do reino de Deus.
4 – Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. Queremos que a vontade de Deus prevaleça , mas não queremos nos submeter ao que Deus quer. O nosso desejo de ver a vontade de Deus se cumprir, tem que nos levar a obedecer a Deus e as suas leis acima de qualquer coisa ou vontade humana, quando assim agirmos colocamos Deus no centro da nossa existência.
5 – O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje. Quando Jesus faz esta oração ele está nos ensinando a confiar mais em Deus e que devemos ser dependentes de Deus a cada dia, Jesus nos ensinou isto, pois sabe que o homem de maneira geral costuma a se preocupar com dia de amanha, e Jesus está nos dizendo que é Deus quem faz a provisão de nossa mesa todos os dias. Deus quer participar de cada uma de nossas dificuldades. Naquele tempo o pão nosso de cada dia era apenas a porção de comida para a sobrevivência diária.
6 – Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos têm ofendido. Não temos o direito de pedir o que não estamos dispostos a dar. A segunda parte desta oração é esquecida pela maioria das pessoas que oram a primeira parte, pedindo perdão de seus pecados, mas não perdoam os demais, e isto foi falado por Jesus duas vezes uma neste texto e outra na parábola do juiz iníquo, Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:14-15, isto quer que Deus coloca diante de nós uma condição, eu lhe perdoo se você perdoar o seu próximo, do contrario não seremos perdoados, e se não somos perdoados estamos em pecado e se estamos em pecado Deus não ouve nossa oração. Lembre-se temos que perdoar as pessoas.
7 – E não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal. Esta ultima parte desta oração serve para nos lembrar que as tentações vem sobre nós todos os dias, e que precisamos clamar a Deus para que nos livre do mal. “ mal”, aqui não é um mal ocasional, como um tropeço numa pedra, um problema repentino, a palavra no original se refere ao maligno, isto é, ao diabo. Portanto sempre que oramos somos lembrados de que o maligno esta presente com suas tentações como esteve com Jesus na tentação do deserto. Quando nós não perdoamos estamos dando espaço para o diabo agir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado