segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Semana dos Seminários 2013


Para que Cristo se forme em nós


A possibilidade, a oportunidade e a experiência de crescermos até à estatura de Cristo é o grande dom que o baptismo fecunda e faz aumentar na nossa vida. Pelo baptismo e, depois, pelos caminhos vocacionais concretos de definição do projecto de vida, cada cristão constrói com o Senhor Jesus Cristo uma história de cumplicidade na missão de revelar Deus ao homem e de reconstruir permanentemente o homem a partir de Deus.
Com o tema Para que Cristo se forme em nós, a Igreja celebra entre 10 e 17 de Novembro a Semana dos Seminários. Olhando de forma particular para os Seminaristas, as comunidades cristãs rezam para que o Seminário seja o tempo, o lugar e a experiência de deixar que Cristo Se forme no coração de cada um daqueles que Jesus chamou para serem padres.
Tudo fazer para que Cristo se forme no coração dos que foram chamados a serem padres é a experiência de crescer e de ajudar a crescer até à estatura de Cristo. Primeiro é uma experiência por parte de cada Seminarista a quem o Senhor chamou e com quem faz uma história pessoal; depois, é uma experiência de toda a Igreja que, como Comunidade, sempre está implicada no despertar e no e acompanhamento dos que Jesus chama para serem padres. É que é entre todos os baptizados que Jesus chama alguns para servirem a fé dos seus irmãos.
A Semana de oração pelos Seminários é ocasião de uma oração mais intensa e viva pelos nossos Seminários e Seminaristas. E é também a ocasião em que as Comunidades cristãs exercitam a partilha que, todos os anos, ajuda a Diocese a fazer face às despesas que a formação acarreta.
Além de ser tempo de oração e de partilha, a Semana dos Seminários é também e ainda tempo de reflexão pessoal, comunitária e eclesial sobre as Vocações sacerdotais. E é tempo de rezar em acção de graças pelos Sacerdotes que temos e que servem as nossas vidas. 

A nossa Diocese tem, neste momento, quatro Seminaristas (o Diogo Neves, no Ano Propedêutico, Seminário de S. José de Caparide; e o André Beato, o Miguel Coelho e o Miguel Serra no Seminário dos Olivais). Além dos quatro Seminaristas, há quinze jovens a fazer caminhada no Pré-Seminário.
Como Diocese, em cada Comunidade, temo-los sempre presentes na nossa oração. São poucos, dizemos. E temo-los como preciosos. Mas, nesta semana, seguramente, vamos rezar mais intensamente ainda por cada um dos nossos Seminaristas, pela sua história e pela história que Deus faz com cada um. Rezamos para que, diante do chamamento de Deus, sejam livres e disponíveis. Rezamos para que aprendam sempre com os irmãos presbíteros mais velhos. Rezamos para que sejam autênticos, simples, apaixonados pelo Mestre até ao dom de si mesmos. Rezamos para que sejam genuinamente alegres e ousadamente fiéis. Rezamos para que amem já hoje o Povo de Deus que um dia servirão nos diversos serviços da Igreja diocesana. Rezamos para que exercitem sempre e façam crescer a confiança na humanidade, em Cristo e na Igreja. Rezamos para sejam apóstolos com paixão pelo que fazem e com alegria. Rezamos para que sejam fortes e humildes, sábios que se deixam ensinar pelo Mestre, pastores que se deixam conduzir por Cristo. Rezamos para que “nunca deixem de rezar” e de alimentar a sua vida no Coração do Mestre.

Seminário diocesano de Portalegre-CºBranco
p. Emanuel Matos Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado