quarta-feira, 6 de abril de 2016

Como se ensina a ACREDITAR?


IMG_1322-001.jpg


Ontem ouvi alguém fazer a seguinte pergunta:

- Tens dois prémios: o prémio da lotaria e entrar no Reino de Deus para toda a eternidade.

Qual deles é que escolhes?






assurpresasdedeus.blogs.sapo.pt/


Há relativamente pouco tempo ouvi uma coisa que deixou-me a matutar (mais uma)! E até hoje, depois de pensar, cheguei à seguinte conclusão:

- As crianças herdam a religião dos seus pais, das suas famílias. Aprendem, participam e experienciam os diversos ritos de culto dessa religião. Mas uma coisa que não se consegue fazer é "ensinar a acreditar". Em nenhuma das religiões, por muitas explicações científicas que haja, o facto é que o FATOR mais importante da equação, o ACREDITAR, não é possível de ser ensinado.

ACREDITAR, na religião cristã católica, é efetivamente ter FÉ. De forma voluntária eu escolho receber a graça da Fé, que abre os olhos do meu coração para a verdade divina. Deus é bondoso, caridoso e generoso (misericordioso) mas tal como todos os Pais exige: acredita.

Então como se faz isto? Como se passa de um estado para o outro?

No caso de crianças, quem tem que acreditar não são as crianças mas a família, os pais. As crianças e jovens acreditam porque sentiram, perceberam e confirmaram que os seus pais e/ou família ACREDITAM. Falo de acreditar do fundo do coração, nos bons e maus momentos, para o que der e vier!

No caso dos adultos, temos duas possibilidades: a Fé que testemunharam dos seus pais e/ou família e/ou... um acontecimento, um sentimento, uma etapa, um conjunto de circunstâncias, uma coincidência........ da única e exclusiva autoria de Deus. Se qualquer adulto se dispuser a ouvir, a pesquisar sem compromisso, a abrir meia porta, a considerar ler um pouco... Deus fará o resto! Acreditem que esta é a pura verdade!

No caso dos adolescentes, bem... estes têm um estatuto especial! Temos necessariamente de confiar no testemunho verdadeiro e real dos seus pais... uma semente. E como qualquer semente, crescerá e muito, independentemente das intempéries e secas! Poderá acontecer aos 18, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50 anos etc....

Atenção: só será uma semente válida e forte em igual circunstâncias da Fé que testemunharam dos seus pais e/ou família.

"Todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens também o regenerei diante de meu Pai que está nos céus" (Mt 10, 32-33).

 Em  O diário da família Le Blanc: aprendemos, vivemos e partilhamos a nossa Fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado