segunda-feira, 24 de julho de 2017

PEREGRINAÇÃO DA DIOCESE PORTALEGRE CASTELO BRANCO ATENAS



Um grupo de paroquianos de diocese de Portalegre Castelo Branco e da diocese de Leiria acompanhados por D. Antonino dias, Bispo Diocesano e pelos  Padres Fernando  Farinha e Rui Rodrigues, participaram na Peregrinação a Atenas  e Ilhas Gregas, de 14 a 21 de Julho.

A viagem teve inicio no limiar do dia e como já aqui foi referido, algo atribulada.
Em Atenas, visitamos a cidade e monumentos de referência e assistimos à missa na única  igreja católica da cidade que se encontrava repleta.
Também visitamos o Canal de Corinto,  região do Peloponeso e seguimos até Antiga Corinto, onde S. Paulo pregou e escreveu as suas principais cartas, celebrando nesse lugar a Eucaristia de Domingo.
Cumpridas as formalidades de embarque, teve início o cruzeiro pelas Ilhas Gregas e Turquia.
Visitamos a Ilha de Mikonos com os seus moinhos típicos e casas brancas.
Do porto de Kusadasi, na costa turca, visitamos a ruinas da cidade antiga de Éfeso e a Casa da Virgem Maria, local onde segundo a tradição, a Virgem viveu os últimos anos de vida. Também aí celebramos a Eucaristia.
Do porto de Patmos, uma pequena ilha, conhecida pelo local onde São João teve as revelações do Apocalipse, visitamos o Mosteiro de São João e a Gruta do Apocalipse.
Em Rhodes, a ilha das rosas, com uma rica e variada  história, sede da Ordem dos Cavaleiros de São João, obrigados a deixar a cidade medieval depois da derrota com os turcos, visitamos a famosa Acrópole, as ruinas  do Castelo dos Cavaleiros e a igreja bizantina de São João, cobertas com frescos do seculo XVIII. Da encosta sul avistamos o Porto de São Paulo, onde se diz o Apóstolo ter desembarcado.
A pitoresca aldeia de Lindos, com as suas casas caiadas de branco, chamava atenção pelo contraste com as suas lojas coloridas.
Na Cidade Velha de Rhodes, apreciamos uma das cidades medievais melhor preservadas da Europa.
Em Creta, visita às espectaculares ruinas do Palácio de Knossos, local do antigo Reino Minóico e cidade de Heraklion, capital de Creta.
Por fim, Santorini, para visita à cidade de Oia, com os seus casarios brancos nos penhascos e vista maravilhosa para o mar Egeu.
Recordações que ficam para sempre, na amizade e companheirismo que se foi cimentando e renovando ao longo dos anos, num grupo sempre aberto a receber novos amigos.





























































Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado