domingo, 7 de janeiro de 2018

A Festa da Epifania do Senhor

Resultado de imagem para reis magos natal

Os Magos representam os homens de todo o mundo que se deixam guiar pela mensagem de paz e amor de Cristo. Eles são a imagem da Igreja, composta por gente de todas as raças, tribos, línguas, nações.

Entrar para a Igreja não significa renunciar à própria identidade, não quer dizer submeter-se a uma injusta e falsa uniformidade. Cada pessoa e cada povo mantêm as suas características culturais. Melhor, essas características contribuem para enriquecer a Igreja universal. Ninguém é tão rico que não precise de nada e também ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar. 

Hoje, como no tempo de Jesus, diante da estrela, os homens assumem atitudes diferentes. Há quem como os Magos, se ajoelhe, ou seja, reconheça n’Ele a luz do mundo e se Lhe submeta; há quem fique indiferente; e há, finalmente, quem procure apagar essa luz. Todos viram a mesma realidade: um Menino acabado de nascer. Mas as escolhas foram e são diversas. Quem é capaz de O reconhecer? Os que se deixam eliminar pela Escritura que nos fala d’Ele.

Os Magos entraram na gruta e viram o Menino com Maria, Sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-nO e ofereceram-Lhe:

- Ouro - porque era Rei,
- Incenso – porque era Deus,
- Mirra – porque era Homem. 

Ofereçamos nós também ao Senhor:

- O ouro do nosso trabalho e do nosso voluntariado;
- O incenso das nossas orações que se elevam até Deus;
- A mirra das nossas boas obras e da prática da caridade, aceitando os sacrifícios e as limitações que a vida nos traz. 

Pe. António Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado