quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos / 18-25 de Janeiro

De 18 a 25 de janeiro tem lugar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. As várias igrejas encontram-se, rezam juntas e procuram caminhos de reconciliação.

Resultado de imagem para semana da unidade dos cristãos 2018

A tua destra, Senhor, 
esplendorosa de poder
(Ex 15,6)


A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, este ano subordinada ao tema Unidos no ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna e nas orações (cf. Actos 2, 42) e preparada pelos cristãos de Jerusalém. Estes, buscando a unidade no meio de dificuldades, «mostram-nos que o apelo à unidade pode ser mais do que meras palavras e que, de facto, pode orientar-nos para um futuro, no qual antecipamos e ajudamos a construir a Jerusalém celeste». O tema que escolheram apela ao regresso às origens da primeira Igreja de Jerusalém, à renovação e ao retorno ao essencial da fé, à evocação do tempo em que os cristãos viviam unidos. Ao mesmo tempo, recorda os marcos da Igreja das origens, essenciais à comunidade cristã em qualquer tempo e lugar: a palavra anunciada pelos apóstolos, a comunhão fraterna, a eucaristia (fracção do pão) e a oração.

O texto de apresentação do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos 2018 contextualiza, desta forma, o tema deste ano: “Embora na libertação/salvação Deus tenha a iniciativa, Deus envolve forças humanas na realização de seu objetivo e nos planos para a redenção de seu povo. Os cristãos, pelo batismo, participam do ministério divino de reconciliação, mas as nossas divisões restringem o nosso testemunho e a nossa missão num mundo necessitado da cura que vem de Deus” – pode-se ler no texto de apresentação do Oitavário 2018.

Os subsídios para as celebrações ecuménicas de reflexão e oração foram preparados pelas Igrejas das Caraíbas. A equipa ecuménica criada para o efeito foi liderada por D. Kenneth Richards, arcebispo católico de Kingston e bispo responsável pelo ecumenismo na Conferência Episcopal das Antilhas que foi coadjuvado pelo secretário-geral da Conferência Caribenha de Igrejas, Gerald Granado. A Semana de Oração deste ano tem como lema a frase do livro do Êxodo: “A tua direita, Senhor, resplandeceu de poder!” (Ex 15,6).

Recorde-se que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos celebra-se anualmente entre 18 e 25 de janeiro. Este momento de Oração pela Unidade dos Cristãos começou a celebrar-se em 1968 e Portugal preparou o material no ano 1996.

O período tradicional, no hemisfério norte, para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos vai de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908 por Paul Watson porque cobriam os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo, tendo portanto um valor simbólico. No hemisfério sul, já que janeiro é tempo de férias, as Igrejas freqüentemente escolhem outros dias para celebrar a Semana de Oração, como, por exemplo, à volta de Pentecostes (de acordo com o que foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem em 1926), que é também uma
 data simbólica para a unidade da Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado