segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Papa Francisco Abu Dhabi: cerimónia de boas-vindas


https://www.youtube.com/watch?v=1m513H46dwI


O Papa Francisco chegou aos Emirados Árabes Unidos, onde permanecerá até a próxima terça-feira, dia 5. Trata-se da primeira visita de um Sucessor de Pedro à península arábica.
O Santo Padre e o Príncipe herdeiro passaram pela Guarda de Honra e saudaram as respectivas delegações. Em seguida, o Papa saudou o Grão Imame de al-Azhar Ahmad al Tayyib, com o qual tomaram o veículo para transferir-se do aeroporto ao Al Mushrif Palace, residência oficial do Estado reservada aos hóspedes ilustres, onde o Pontífice estará hospedado estes dias, vez que falta uma nunciatura nos Emirados Árabes Unidos. A visita prosseguirá até esta terça-feira.

O Papa Francisco e o grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, assinaram hoje nos Emirados Árabes Unidos a Declaração de Abu Dhabi, apresentada como “histórica”, pelo Vaticano, que condena o terrorismo e a intolerância religiosa.

“Pedimos a todos que deixem de usar as religiões para incitar o ódio, a violência, o extremismo e o fanatismo cego, e que se abstenham de usar o nome de Deus para justificar atos de assassinato, exílio, terrorismo e opressão”, refere o documento sobre a fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum.

O texto, divulgado durante um encontro inter-religioso promovido nos Emirados Árabes Unidos, parte da “crença comum em Deus”, que “não precisa ser defendido por ninguém e não quer que o seu nome seja usado para aterrorizar as pessoas”.


Na terça-feira, Francisco visita a Catedral de Abu Dhabi e, às 10h30, preside à Missa no Zayed Sports City, com uma assembleia que vai superar as 130 mil pessoas.

A maior Missa de sempre na península arábica vai ser animada por um coro de 120 pessoas, sobretudo emigrantes, oriundas das nove igrejas dos Emirados Árabes Unidos.

O dia 5 de fevereiro foi declarado feriado para funcionários do setor privado que sejam detentores de licenças para participar na Missa presidida pelo Papa.

Mohammed bin Zayed, príncipe herdeiro de Abu Dhabi, recorreu à sua conta da rede social Twitter para deixar uma mensagem de boas-vindas ao Papa.

“Saudamo-vos calorosamente, Santo Padre, Papa Francisco, e ansiamos pelo histórico Encontro de Fraternidade Humana entre si e sua eminência o Dr. Ahmad Al Tayyeb, grande imã de Al-Azhar Al Sharif, em Abu Dhabi. Temos a esperança de que as gerações futuras prosperem em paz e segurança”, escreveu.


Esta é a primeira viagem de um pontífice católico à península arábica, uma visita iniciada no domingo que se conclui esta terça-feira, com uma Missa para a comunidade católica nos Emirados, constituída sobretudo por emigrantes.

OC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado