sexta-feira, 31 de maio de 2013

Solenidade do santíssimo Corpo de Deus

No próximo dia 2 de Junho, Domingo, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo de Deus.

A Missa será  celebrada na Matriz, às 15 h.
Segue - se a Procissão e no fim, teremos a Adoração Eucarística, tal como o Santo Padre Francisco pediu para termos um tempo de Adoração a Jesus. Estamos também em união com o nosso Bispo  e na Corrente de Oração neste Dia do Corpo de Deus, em todo o Mundo.

Grande evento do ano da fé: Adoração Eucarística Mundial

Grande evento do ano da fé: Adoração Eucarística Mundial

Solene Adoração eucarística realizada simultaneamente em todo o mundo, às 17:00 horas de Roma, por ocasião da festa de Corpus Christi.

Toda a Igreja é convidada a unir-se ao Santo Padre para a adoração eucarística à mesma hora em todo o mundo. Em Portugal Continental e Madeira será às 16h00

Secretariado da Mobilidade Humana marcou presença na reunião da Obra Católica da Pastoral do Turismo


Secretariado da Mobilidade Humana marcou presença na reunião da Obra Católica da Pastoral do Turismo

O Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana de Portalegre-Castelo Branco, esteve presente na reunião de trabalho da ONPT ( Obra Católica da Pastoral do Turismo ), que teve lugar em Fátima, na Casa de N. Sra. Do Carmo, no dia 28 de Maio de 2013. Esteve representado pelo seu Diretor, Padre Fernando Farinha, por Fernanda Mena, e Maria Emília Costa.
Estiveram presentes os Secretariados dos Açores, de Braga, Évora, Portalegre-Castelo Branco, Santarém, Viana do Castelo, Viseu e Algarve.
Na mesa, encontrava-se para além do Padre Carlos Godinho, o Padre Miguel Neto ( tesoureiro ) da agora constituída ONPT, responsável pelo sector da Diocese do Algarve, Rosário Frazão, da Agência de Viagens Verde Pinho e Natalina Ferreira do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima ( vogais ).
O Padre Carlos Godinho referiu que este grupo de trabalho, que depende directamente da Conferência Episcopal Portuguesa, acredita poder contribuir para uma permanente requalificação e promoção do turismo em Portugal respondendo às necessidades dos turistas e promovendo um olhar ainda mais vasto sobre esta actividade humana e os princípios que a enquadram, em constante comunhão com as Dioceses e suas respectivas paróquias. Naturalmente em diálogo com os demais serviços da Igrja e da sociedade civil. Disse ainda “ A Igreja, em Portugal, tem neste sentido, uma responsabilidade singular, pois é, desde logo, fiel depositária de um imenso património, a que precisa de atender e requalificar, colocando-o ao serviço do turismo, como seu usufrutuário, tendo em vista precisamente o bem de cada pessoa e o seu integral desenvolvimento.”
Deu também a conhecer o site que poderá ser visto em www.pastoraldoturismo.pt, que fornece aos turistas e aos interessados neste tema, diversa informação, que vai desde os documentos mais importantes produzidos pela Igreja sobre o tema turismo, passando pelos contatos de diversas entidades ligadas à área e actividades promovidas pela ONPT, horário de celebrações e de abertura das Igrejas ( naturalmente que informações específicas e actualizadas a serem fornecidas pelas Dioceses respectivas, através de estruturas entretanto criadas ).
Apelou aos presentes no sentido de nas Dioceses serem criados Secretariados da Pastoral do Turismo, salientando a necessidade de manter um espírito de acolhimento e identidade, mantendo a capacidade de partilhar a Fé com os turistas que nos visitam.
Enunciou alguns objectivos, desde logo o de proporcionar formação aos guias turísticos.
Seguiu-se um breve período de informações prestadas pelos Secretariados presentes, uma vez que este Encontro decorreu apenas das 10h 30m às 13h, pelo que houve dificuldade em debater de forma mais aprofundada esta temática. Informou o Padre Carlos Godinho, que esta reunião pretendeu motivar para a participação no “ Encontro da Pastoral do Turismo “, que terá lugar no Santuário de Fátima nos dias 15 e 16 de Novembro de 2013.       ( M. Emília Costa)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dai- lhes vós mesmo de comer


P1310 corpus christi from Paroquia Arronches
. Celebramos a festa de Corpus Christi,a festa popular da Eucaristia, a festa da Comunhão e da Unidade.As leituras bíblicas insistem na estreita ligação que existe entre o Pão que é Cristo e o pão que alimenta o corpo.Não é possível entrar em comunhão com o Corpo de Senhor sem partilhar com os irmãos o pão material.
 

Dia do Corpo de Deus

Corpo de Deus

Em 2013 o dia do Corpo Deus seria o 30 de maio, mas devido à suspensão do feriado, a celebração religiosa ocorrerá no domingo seguinte, a 2 de junho.

Origem da Festa do Corpo de Deus 


A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como "Corpo de Deus", é, de acordo com a lei geral da Igreja, um dos dez dias festivos de preceito.
O dia do Corpo de Deus é uma exultação popular à Eucaristia, sendo manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente uma quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de quinta-feira Santa, daí o seu carácter de feriado móvel.

Começou a ser celebrado há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada à Igreja universal pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.

Chegou a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo.
No princípio do séc. XV, com D. João I, a festa do Corpo de Deus era já celebrada com solene procissão, e actualmente inúmeras instituições e comunidades fazem festa com redobrado fervor, incluindo a procissão.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

28 a 31 de maio: XXV Encontro Nacional da Pastoral da Saúde






XXV ENCONTRO NACIONAL

PASTORAL DA SAÚDE

A ARTE DE CUIDAR


De 28 a 31 de Maio próximo, decorre o XXV Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI.
Promovido mais uma vez pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, este XXV Encontro é subordinado ao tema A ARTE DE CUIDAR e conta com intervenções de referência na Saúde em Portugal.


 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Papa: "Deus é Amor. No abraço de sua comunhão, a vida eterna"



 
O Papa Francisco rezou com os fiéis, dezenas de milhares de pessoas que o aguardavam na Praça São Pedro, a oração mariana do Angelus.
Dirigindo-se à multidão, ele agradeceu ao Senhor pela visita e pediu a todos que rezem por seu serviço pastoral na Igreja de Roma, cuja missão è presidir à caridade universal.
Hoje, dia 26, é o Domingo da Santíssima Trindade, e o Papa lembrou que “a luz do tempo pascal e de Pentecostes renova em nós, a cada ano, a felicidade e a surpresa da fé: reconhecemos que Deus não é uma coisa que vagueia abstrata, não é um 'spray', mas tem um nome: «Deus é amor»:
Não é um amor sentimental, emotivo, mas é o amor do Pai, que está na origem de toda vida, o amor do Filho que morre na Cruz e ressuscita, o amor do Espírito que renova o homem e o mundo”.
Francisco continuou, explicando que a Santíssima Trindade não é um fruto de raciocínios humanos, mas é o rosto com que o próprio Deus se revelou, caminhando com humanidade: “Jesus é o Filho que nos fez conhecer o Pai misericordioso e trouxe à terra o seu “fogo”, o Espírito Santo”.
Terminando seu discurso, o Papa destacou que hoje nós louvamos a Deus por Ele mesmo, “por sua imensa glória”. Nós o louvamos e damos graças porque é Amor, e porque nos convida a receber o abraço de sua comunhão, que é a vida eterna.
Dedicando sua prece a Maria, o Papa recordou que ela já chegou à meta da peregrinação terrena: está já na glória da Trindade. “Por isso, resplandece para nós como sinal de esperança certeira e consolação, e nos acompanha no caminho”.

XXX PEREGRINAÇÃO DIOCESANA A FÁTIMA

Sob o lema "Ano da Fé em caminhada sinodal", a Diocese de Portalegre-Castelo Branco reuniu-se "ao pés" de Nossa Senhora de Fátima, no passado dia 26 de maio, como "família em peregrinação" para agradecer o caminho sinodal já percorrido e solicitar a bênção maternal de Maria.
Pelas 10h00, as pessoas começaram a dirigir-se para a Capelinha das Aparições onde se rezou o terço e donde se organizou a Procissão para o Altar do recinto, para às 11h00, se celebrar a Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo, D. Antonino Dias.
E assim, se chegou ao fim da manhã , visivelmente emocionadas com o Adeus à Virgem.


Após o almoço, a multidão dos que responderam ao convite diocesano, começaram a dirigir-se para o Centro Pastoral Paulo VI, onde, pelas 15h00, se iniciou uma tarde diocesana não só de recriação mas também de reflexão e de oração, com o seguinte programa:
14h45 - Entrada no Centro Pastoral Paulo VI ;
Às 15h00, iniciámos a tarde com Cantares pelas Adufeiras de Idanha-a-Nova.
Depois da descontração, foi a apresentação das conclusões mais importantes que saíram da primeira Assembléia Sinodal 2012, ilustradas com projeções e com extratos dum filme da mesma.
A seguir, foi a partilha de alguns testemunhos sobre a alegria de viver e transmitir a Fé (família, jovem; catequista e catequisando).
O encontro terminou com uma Oração comunitária onde se fez a entrega duma pagela para assinalar o "Ano da Fé" e ajudar a rezar o Credo apostólico para cimentar mais a fé e a vida na fé na construção do "ser Igreja em comunhão.

Pelas 17h30, o Senhor Bispo encerrou a Peregrinação e, cada pessoa começou a dirigir-se para o seu autocarro, para iniciar a viagem de regresso a casa com a certeza de que valeu a pena o sacrifício e a experiência de Igreja.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Paróquia e Instituições de Arronches presentes no Santuário de Chandavila

 
O Santuário de Chandavila, local de culto da vizinha povoação espanhola de La Codosera, celebrou entre 20 e 27 de Maio, a Semana da Espiritualidade.
No domingo 26 e segunda-feira 27, integrado no Ano da Fé, celebraram-se as Festividades em Honra da Senhora de los Dolores de Chandavila.
         As celebrações reuniram um grande número de Eclesiásticos, vindos da província de Badajoz, como contou com a presença de vários párocos de dioceses portuguesas convidados para o efeito. O Padre Fernando Farinha à frente dos seus paroquianos fez-se representar bem como várias instituições do concelho.
De todas as cerimónias realizadas hoje dia 27, “Dia da Virgem de los Dolores de Chandavila”, destacamos para além da procissão na Via Sacra, a Eucaristia Solene Internacional, dedicada aos doentes de instituições de Espanha e de Portugal que foram convidados (desde que a sua condição o permitisse) a estarem presentes, aos quais fora administrados os sacramentos. Esta cerimónia contou com a colaboração do Coral da S.I. Catedral de Badajoz e foi presidida por D. José Maqueda, delegado Episcopal.( Noticias Arronches)
 
  

Programa do Encerramento das Comemorações do Jubileu Diocesano do M.C.C


Programa do Encerramento das Comemorações do Jubileu Diocesano do M.C.C.

O Secretarido Diocesano do M.C.C. conta com a presença de todos para fazer deste dia um dia de encontro e festa mas também de louvor.

domingo, 26 de maio de 2013

Celebração do Sacramento do Crisma



No dia 25, sábado, tivemos a alegria de ter connosco D. Antonino Dias, Bispo da nossa Diocese de Portalegre / Castelo Branco para celebração do Sacramento do Crisma. A Eucaristia foi celebrada pelas 17 h, na Igreja Matriz, com a presença de numerosos fiéis.
Na Igreja católica, a Confirmação é administrada aos jovens como "sacramento da maturidade cristã", dado que, ao serem baptizados em crianças, foram os pais e padrinhos que pronunciaram a profissão de fé. Agora que começam a viver e a agir de forma independente, pronunciam eles próprios o seu "sim" à comunidade de fé que os integrou pelo Baptismo.
  • Dizem sim a Cristo e proclamam a sua disponibilidade para com Ele, assim como a vontade de não negar a sua fé.
  • Declaram o seu consentimento para se comprometerem em favor da Igreja e para ajudarem os seus irmãos e irmãs.
Tal como o Baptismo, a Confirmação imprime também à alma um carácter espiritual, um selo indelével; é por isso que não podemos receber este sacramento mais do que uma vez. O dom do Espírito Santo torna aquele que o recebe capaz de converter-se em "sal da terra e luz do mundo" (Mt 5,13-14), de testemunhar Jesus Cristo, através da sua vida e dos seus actos, de tal modo que todos pensem: é um cristão que fala e age como tal.
Os confirmandos renovam as suas promessas baptismais e recitam a profissão de fé da Igreja.
 
Aos jovens e adultos que confirmaram a sua fé desejamos  que o Espírito Santo, os enraize mais profundamente na filiação divina, incorpore mais solidamente em Cristo, tornando mais firme o laço que os prende à Igreja, associando -os mais à sua missão e ajudando -os a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada de obras.

Cantos de Taizé - Cristo Luz do mundo


Peregrinação Diocesana! "Nós dizemos: presente!"

Peregrinação Diocesana! "Nós dizemos: presente!"

O Pré-Seminário diocesano peregrina em comunhão com o seu Bispo D.Antonino Dias e com toda a comunidade diocesana de Portalegre - Castelo Branco ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, agradecendo à mãe de Jesus toda a presença materna nesta caminhada de todos os dias, na descoberta dos "porquê's" e "para onde" nas nossas vidas!
"É verdade Maria!! Jesus é a rocha da nossa fé". Colocamos ao pés da Mãe de Deus todas as nossas descobertas e os dons revelados neste ano de encontros e "desencontros"... colocamos todas as nossas vidas. De um modo muito especial, entregamos à sua protecção maternal um dos "jovens" que, fortalecido pelas graças de Deus e apaixonado pela missão de Jesus, fortalece o seu Sim, manifestando o seu desejo de continuar a sua caminhada de descoberta vocacional num ambiente de maior proximidade e intimidade com Deus.
A todos os que por nós têm rezado e acompanhado, a certeza da nossa oração!

sábado, 25 de maio de 2013

Peregrinação Diocesana a Fátima

Peregrinação Diocesana a Fátima

Sob o lema "Ano da Fé em caminhada Sinodal" , a Diocese vai ao Santuário de Fátima em Peregrinação, amanhã, dia 26 de Maio de 2013, Domingo da Santíssima Trindade.

O programa é o seguinte:

09h45 - 12h45: Participação na recitação do Rosário (Capelinha das aparições) e na Eucaristia (esplanada central)

No Centro Paulo VI:
14h45 - Entrada no Centro Pastoral Paulo VI
15h00 - Cantares pelas Adufeiras de Idanha-a-Nova
15h30 - I Assembléia sinodal 2012
16h00 - Alegria de viver e transmitir a Fé (três testemunhos: família, jovem; catequista e catequisando)
16h30 - Oração comunitária

Esquema da oração comunitária:
1. Cântico: A luz de Cristo ilumina a terra inteira. Aleluia! Aleluia!
Os arciprestes cuidarão de que alguém leve o Círio arciprestal do Ano da Fé.
Será distribuída a todos uma ‘pagela’ com o ‘Credo apostólico’.
2. Leitura bíblica.
3. Salmo cantado: Povo do Senhor, exulta e canta de alegria
4. Reflexão do nosso Bispo.
5. Credo apostólico, com refrão do Ano da Fé.
6. Preces com refrão cantado.
7. Consagração a Nossa Senhora.
8. Despedida e Hino do Sínodo

Papa Francisco: quem se aproxima da Igreja deve encontrar portas abertas e não fiscais da fé



Na missa desta manhã na Capela da Casa de Santa Marta o Papa Francisco reflectiu na sua homilia, através do Evangelho do dia, sobre a abertura e disponibilidade que devemos ter enquanto crentes, em particular os sacerdotes, enquanto facilitadores da fé. No Evangelho Cristo chama a atenção dos discípulos para o facto de estes estarem a afastar as crianças que as pessoas levavam para o Senhor as abençoar. Jesus tocava em todos, a todos recebia e abraçava. E o Santo Padre até contou uma pequena história:
“Recordo que uma vez, saindo da cidade de Salta, no dia da Festa do Padroeiro, estava uma senhora que pedia a um padre uma bênção. Este disse-lhe que ela já tinha estado na missa e, então, explicou-lhe toda a teologia da bênção existente na missa. Ela respondeu: Ah muito obrigado. O padre foi-se embora e ela dirigiu-se logo a outro padre para lhe pedir uma bênção, pois, ela tinha outra necessidade a de ser tocada pelo Senhor. Esta é a fé que encontramos sempre e esta fé é suscitada pelo Espírito Santo. Nós devemos facilitá-la, fazê-la crescer, ajudá-la a crescer.”
O Papa citou depois o episódio do cego de Jericó que gritava por Jesus. E as pessoas não queriam que ele gritasse pois ia contra o as normas, as regras, enfim o protocolo. E recordou que quantas vezes quando numa paróquia as pessoas são acolhidas friamente , mesmo por leigos, em muitos casos quase tecnicamente, sem que suscite a quem acolhe uma reacção de alegria perante um irmão na fé que ali se apresenta para celebrar um baptismo, um matrimónio ou fazer uma inscrição na catequese. Apropriamo-nos um pouco do Senhor e os outros que sigam as nossas regras… O Santo Padre a terminar deu um outros exemplo:
“ Pensai numa mãe-solteira que vai à Igreja, à paróquia e diz ao secretário: Quero baptizar o meu menino. E quem a acolhe diz-lhe: Não tu não podes porque não estás casada. Atentemos que esta rapariga que teve a coragem de continuar com uma gravidez o que é que encontra? Uma porta fechada. Isto não é zelo! Afasta as pessoas do Senhor! Não abre as portas! E assim quando nós seguimos este caminho e esta atitude, não estamos o bem às pessoas, ao Povo de Deus. Jesus instituiu 7 sacramentos e nós com esta atitude instituímos o oitavo: o sacramento da alfândega pastoral.”

Vem Espírito de Deus, Espírito de Amor e doação



O dom do Espírito é o sopro de Vida que brotou da Páscoa de Cristo; tudo renova, transforma e vivifica. Este mesmo Espírito que transformou os Apóstolos, habita-nos. Transforma o medo em coragem; o egoísmo em amor partilhado; o orgulho em serviço simples e humilde. É Ele que nos faz vencer obstáculos, superar fracassos, ultrapassar o cepticismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a esperança e fé. É fundamental tomar consciência da presença contínua do Espírito do Senhor em nós, nos outros, nos nossos ambientes, famílias, comunidades, no mundo, e ficar atentos aos seus apelos, interpelações e indicações. Só Ele nos faz viver em Cristo.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

SACRAMENTO DO CRISMA

No próximo dia 25, sábado, temos a alegria de ter connosco D. Antonino Dias, Bispo da nossa Diocese de Portalegre / Castelo Branco para celebração do Sacramento do Crisma. A Eucaristia será às 17 h, na Igreja Matriz.
Oremos por todos que irão ser Confirmados na Fé, Jovens e Adultos.

Não haverá Eucaristia na Igreja de Srª da Luz.

Te Agradeço, Meu Senhor!



Por tudo o que tens feito
Por tudo o que vais fazer
 Por tuas promessas e tudo o que és
 Eu quero te agradecer
Com todo o meu ser Te agradeço,meu Senhor

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Santíssima Trindade


P1309 trindade from Paroquia Arronches

Desde pequenos,aprendemos de nossos pais a fazer o sinal da cruz, chamar a Deus de:Pai, Filho e Espírito Santo.Com toda a naturalidade,estávamos invocando o mistério mais profundo de nossa fé e da vida cristã: o Mistério da Santíssima TRINDADE,cuja festa  celebramos este Domingo
A Santíssima Trindade é um mistério de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo
O Dogma da Santíssima Trindade

A Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina, As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação.

Resumindo, o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.

Pela graça do Batismo "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na Terra na obscuridade de nossa fé e para além da morte, na luz eterna. Pela Confirmação ou Crisma, como o próprio nome diz, somos chamados a confirmar essa fé ora recebida para que, além de vivermos segundo a Palavra de Deus, darmos testemunho dela e levá-la por toda à parte.
.

A alma que anda em amor



"A alma que anda em Amor, não cansa nem se cansa!"

terça-feira, 21 de maio de 2013

Papa Francisco: "O problema não é sermos pecadores mas não deixarmo-nos transformar pelo amor de Cristo

Rádio Vaticana

O problema não é sermos pecadores mas não deixarmo-nos transformar pelo amor de Cristo. Esta a principal afirmação da homilia de hoje do Santo Padre na sua missa matinal. Colocou no centro da sua homilia a pergunta de Jesus a Pedro sobre se o ama. O Papa diz-nos que é um diálogo de amor entre o Senhor e o seu discípulo e repercorre a história dos encontros de Pedro com Jesus desde o primeiro vem e segue-me. Segundo o Santo Padre Pedro deixou-se modelar por Jesus nos muitos encontros ao longo dos tempos, feitos de dor e alegria, de risos e de lágrimas e até de vergonha pelos erros cometidos. Mas, as palavras de Jesus são: Pedro tu és Pedra, e depois lança-o na misso dizendo-lhe: ”apascenta as minhas ovelhas”. E Pedro era um simples pecador como nos recorda o Papa Francisco…
“Mas Pedro era pecador, mas não era corrupto, eh? Pecadores, sim, todos: Corruptos, não. Uma vez soube de um padre, um bom pároco que trabalhava bem; foi nomeado bispo, e ele tinha vergonha porque não se sentia digno, tinha um tormento espiritual. E foi ter com o confessor. O confessor ouviu-o e disse: Não te assustes. Se com todos aqueles pecados a Pedro fizeram-no Papa tu continua e vai em frente. É que o Senhor é assim. O Senhor é assim. O Senhor faz-nos amadurecer com os nossos encontros com Ele, mesmo com as nossas debilidades, quando as reconhecemos, com os nossos pecados…”

segunda-feira, 20 de maio de 2013

INFORMAÇÃO PAROQUIAL

Terço

Não devemos esquecer a Oração Mariana do Terço em louvor de Nossa Senhora, neste mês de Maio, todos os dias às 18h, na Igreja.
Grupos que orientam:
2ª feira- Ministros da Comunhão
3º feira- Zeladoras de Altares
4ª feira- Pastoral da Saúde
5ª feira- Voluntariado Porta Aberta
6ª feira- Apostolado da Oração
Sábado- Leitores / Catequistas / Acólitos
Domingo- Irmãs de S. José de Cluny

INTENÇÕES DE MISSA

Informam-se todos os paroquianos, que as intenções de Missa são marcadas na Igreja, até à 4ª feira anterior, durante o horário de abertura ou até 15minutos antes da Eucaristia.

PEREGRINAÇÃO DIOCESANA A FÁTIMA

No próximo Domingo, dia 26, realiza -se a Peregrinação Diocesana a Fátima
Unidos em Oração, rezaremos por aqueles que não podem ir, sobretudo os doentes das nossas paróquias.
Partida do Largo da Cadeia  às 7H.

Por este motivo NÃO HAVERÁ EUCARISTIA NO PRÓXIMO DOMINGO

Boas maneiras e maus hábitos

Na manhã de sábado 18 de Maio durante a celebração matutina na capela da Domus Sanctae Marthae, o Papa Bergoglio frisou os «maus hábitos» que se contrapõem às «boas maneiras» ostentadas por muitos cristãos. E entre os maus hábitos há precisamente o de se ferir com as palavras, com a desinformação e a calúnia. «As tagalerices – afirmou – são destrutivas na Igreja». Jesus falava muito com Pedro e com todos os outros, assim como os apóstolos falavam entre eles e com os outros; mas era «um diálogo de amor».
Jesus, recordou o Pontífice na homilia, tinha pedido várias vezes a Pedro «se o estimava, se o amava, mais do que os outros. Pedro dissera que sim e o Senhor confiou-lhe a missão: Apascenta o meu rebanho». Este foi «exactamente um diálogo de amor». Mas a um certo ponto, explicou o Santo Padre, Pedro teve a tentação de se envolver na vida de um outro, Judas. Quando soube que teria atraiçoado, perguntou a Jesus porque lhe permitisse ainda segui-lo. «Jesus teve que o repreender mais uma vez: que tens a ver com isso? É forte esta frase: porque te preocupas com isso? Não te intrometas na vida do próximo. Que tens tu a ver com isso?» afirmou o Pontífice ao referir-se ao trecho do Evangelho de João (21, 20-25)

Taizé - Nada te turbe




Tudo passa, Deus nunca muda,
Paciência obtém todas as coisas.

Em Cristo, a minha confiança,
e só a ele meu alcance;
em suas fadigas minha respiração,
e imitação minha ociosidade.

Aqui jaz a minha força,
aqui a minha segurança,
prova da minha verdade,
Amostra da minha empresa

domingo, 19 de maio de 2013

Papa à Caritas Internacional: "A Caritas é o amor da Mãe Igreja que acaricia e ama"


Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira, no Vaticano, a Comissão Executiva da Caritas Internacional que realiza nesses dias seu encontro anual, em Roma, guiada pelo presidente desse organismo caritativo, Cardeal Oscar Andrés Rodriguez Maradiaga.
O Papa destacou o trabalho desempenhado pela Caritas Internacional: "Vocês são uma parte essencial da Igreja, ou melhor, a instituição de amor da Igreja, visto que uma Igreja sem caridade não existe", disse o pontífice.
O Santo Padre expressou sua profunda gratidão, sublinhando que o trabalho da Caritas tem uma dupla dimensão: de ação social no sentido mais amplo do termo e uma dimensão mística, ou seja, situada no coração da Igreja:
"A Caritas é a carícia da Igreja ao seu povo, o carinho da Mãe Igreja aos seus filhos, a ternura e a proximidade. A busca da verdade e o estudo da verdade católica são outras dimensões importantes da Igreja, e isso é feito pelos teólogos. Depois se transforma em catequese e exegese. A Caritas é o amor da Mãe Igreja, que se aproxima, acaricia e ama."
A seguir, o Papa abriu espaço para perguntas feitas pelos membros da comissão e uma de suas respostas foi relativa à crise econômica que envolve o Planeta, muitas vezes de maneira difícil:
"Não é apenas uma crise econômica, é um aspecto. Não é somente uma crise cultural, é outro aspecto, não é apenas uma crise de fé. É uma crise em que o ser humano é aquele que sofre as conseqüências desta instabilidade. Hoje, o homem está em perigo, a pessoa humana. Está em perigo a carne de Cristo. Atenção, hem! Para nós a pessoa como um todo, e mais ainda se for marginalizada e doente, é a carne de Cristo. O trabalho da Caritas é sobretudo perceber isso."
O Santo Padre frisou que a nossa civilização está confusa e ao invés de fazer progredir a Criação para que o ser humano seja mais feliz e a melhor imagem de Deus, joga no lixo o que não serve como as crianças, os idosos e os marginalizados, praticando uma eutanásia escondida. "Esta é a crise que estamos vivendo", sublinhou.
Tomando como exemplo situações de pobreza e guerra, o Papa reiterou que existem momentos em que "simplesmente é preciso neutralizar o mal". "Existe fome, é preciso dar de comer, existem pessoas feridas, devem ser curadas. Curar é o carinho da Mãe Igreja", mas para fazer isso é necessário muito dinheiro e ele citou São João Crisóstomo onde ele fala que a Igreja poderia vender os seus bens para alimentar os pobres.
"São João Crisóstomo disse claramente: Você se preocupa em adornar a Igreja e não o corpo de Cristo que tem fome. Para mim, a expressão mais bonita do carinho diante de uma necessidade é a do Bom Samaritano", destacou o Papa Francisco.
Outra resposta do Papa às perguntas dos membros da Comissão da Caritas Internacional foi sobre a promoção do Evangelho.
"Penso em Dom Bosco que tinha encontrado em sua paróquia, em sua terra, num momento de crise, de pobreza extrema, muitas crianças que viviam na rua, famintas, aprendendo vícios e que terminavam na delinqüência. Ele viu tudo isso e disse: Os meninos, não! E começou com a idéia da escola de artes e profissões, e assim por diante. A visão da promoção dá um instrumento para garantir a sobrevivência", disse ainda o Santo Padre.
Sobre a espiritualidade da Caritas Internacional, o Papa frisou que "o seu fundamento é doar-se, sair de si e estar a serviço contínuo das pessoas que vivem em situações extremas". E desse ponto nasce uma dupla função: "De um lado, ir às periferias existenciais, ajudar e curar, e de outro, trazer para a Igreja este sentimento de ternura, que é mais do que um sentimento, é um valor que a Igreja Mãe não pode perder".
"A espiritualidade da Caritas é a espiritualidade da ternura e nós excluímos da Igreja a categoria de ternura. Às vezes, a nossa seriedade, entre aspas, no ministério pastoral, nos leva a perder esta categoria, que é a maternidade da Igreja! A Igreja é mãe, fundamentalmente mãe. Esta característica de ternura é para mim o núcleo ao qual a espiritualidade da Caritas deve se referir: resgatar a ternura da Igreja."
Segundo o Papa, "a Igreja entrou nos desvios quando se esqueceu do carinho e da ternura".
Enfim, o Santo Padre falou dos refugiados e os definiu com preocupação "um drama". "Precisamos acompanhá-los", exortou, recordando os milhões de deslocados que da Síria foram para o Líbano, como aconteceu com aqueles que do Irã foram para o Líbano passando pela Síria.
O Papa Francisco recordou também as condições das pessoas exploradas que trabalham como escravas. "Sobre tudo isso, tenha a grande presença de ternura da Igreja", concluiu o pontífice.

D. Manuel Clemente é o novo Patriarca de Lisboa. Substitui D. José Policarpo.



O programa de D. Manuel Clemente para a Diocese de Lisboa é simples: ser um bispo de união, que estabelece pontes. E o Patriarca eleito atreve-se mesmo a perguntar o que faz um Bispo no meio de uma diocese com dois milhões de pessoas?”. Responde rápido: ser mais um na frente, para que não desistam.
Conhecer, amar e servir o povo da diocese de Lisboa – que foi exactamente o que trouxe para aqui. Claro que tenho em relação a Lisboa um conhecimento que não tinha em relação ao Porto, quando para cá vim. De qualquer maneira, houve muita coisa que mudou e são realidades vivas, de sociedades, de comunidades – portanto é preciso conhecer. É básico. Aproximar-me de todos aquelas realidades eclesiais, sociais e culturais que me queiram receber, onde eu possa ir. Conhecer. É fundamental conhecer. E depois amar. Quando nos envolvemos também acabamos por gostar. Ganhar afectos. São pessoas, não é? São projectos e são causas comuns. E depois servir, e o serviço é sobretudo tentar acompanhar evangelicamente todas estas realidades, aproximando e abrindo futuro- diz D. Manuel Clemente, ser o lema para o Patriarcado.
Sobre o grande desafio que a Igreja enfrenta ,afirmou em entrevista à rádio Renascença:
"Eu julgo   que o desafio e a fronteira da Igreja é o que estava no próprio programa de Jesus Cristo, tal como ele anunciou na Sinagoga de Nazaré quando começou a vida pública: anunciar a Boa Nova aos pobres. Aos pobres de todas as pobrezas, as antigas e as actuais, as materiais e espirituais. Estar aí com a Boa Nova de que há Deus e que estas coisas não existem por acaso e que há um destino bonito para toda e qualquer pessoa. Estar lá com o anúncio de Boa Nova, de Evangelho"

O Espírito Santo e a vida cristã

 
A partir do Batismo, o Espírito divino habita no cristão como em seu templo. Graças à força do Espírito que habita em nós, o Pai e o Filho vêm também habitar em cada um de nós.
É o Dom do Espírito Santo que:
  • Nos eleva e assimila a Deus em nosso ser e em nossas ações;
  • Nos permite conhecê-lo e amá-lo;
  • Faz com que nos abramos às divinas pessoas e que estas fiquem em nós.
A vida do cristão é uma existência espiritual, uma vida animada e guiada pelo Espírito para a santidade ou perfeição da caridade.
Graças ao Espírito Santo e guiado por Ele, o cristão tem a força necessária para lutar contra tudo o que se opõe à vontade de Deus.
Dons
Para que o cristão possa lutar, o Espírito Santo o presenteia com seus sete dons, que são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do Espírito. Estes dons são:
  1. Dom da Ciência: é o Dom do Espírito Santo que nos permite aceder ao conhecimento. É a luz invocada pelo cristão para sustentar a fé do batismo.
  2. Dom do Conselho: saber decidir com acerto, aconselhar aos outros facilmente e no momento necessário conforme a vontade de Deus.
  3. Dom da Fortaleza: é o Dom que o Espírito Santo concede ao fiel, ajuda na perseverança, é uma força sobrenatural.
  4. Dom da Inteligência: é o Dom do Espírito Santo que nos leva ao caminho da contemplação, caminho para aproximar-se de Deus.
  5. Dom da Piedade: o coração do cristão não deve ser nem frio nem indiferente. O calor na fé e o cumprimento do bem é o Dom da piedade, que o Espírito Santo derrama nas almas.
  6. Dom da Sabedoria: é concedido pelo Espírito Santo que nos permite apreciar o que vemos, o que pressentimos da obra divina.
  7. Dom do Temor de Deus: é o Dom que nos salva do orgulho, sabendo que devemos tudo à misericórdia divina.
Por outro lado os frutos do Espírito Santo são:       
  1. Caridade.
  2.  Alegria.
  3. Paz.                                                                                               
  4. Paciência.
  5. Longanimidade.
  6. Bondade.
  7. Benignidade.
  8. Mansidão.
  9. Fé.
  10. Modéstia.
  11. Continência.
  12. Castidade.

sábado, 18 de maio de 2013

D. Manuel Clemente regressa a casa, agora como Patriarca de Lisboa


Nascido e formado no patriarcado de Lisboa, o novo Patriarca de Lisboa é um excelente comunicador, é respeitado pelo mundo da cultura e venceu o Prémio Pessoa em 2009.


D. Manuel Clemente acaba de ser nomeado Patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco. O actual bispo do Porto é um homem que conhece muito bem a diocese de Lisboa, de onde é natural.

Nascido em Torres Vedras, foi ordenado apenas aos 31 anos, uma vez que só entrou para o seminário depois de completar o curso de história. É especialista em história da Igreja.

Depois de ordenado, manteve-se sempre ligado aos seminários e chegou a ser responsável pelo seminários dos Olivais, sucedendo nesse cargo a D. José Policarpo. Em 2000, sem grande surpresa, foi consagrado bispo auxiliar de Lisboa, tendo colaborado muitos anos com o então Patriarca D. José, até ser transferido para o Porto em 2007.

Há muitos anos que trabalha de perto com os meios de comunicação, participando num programa da Renascença, "O Dia do Senhor", há cerca de uma década. É colaborador regular de programas de rádio e de televisão de outras emissoras também, além de ter sido o primeiro bispo português a transmitir uma mensagem de Natal pelo YouTube. É autor de vários livros, alguns sobre história da Igreja, outros mais pastorais.

É uma figura reconhecida no meio cultural português e foi um dos grandes incentivadores da Pastoral Cultural em Portugal, tendo presidido durante vários anos à respectiva comissão episcopal. Excelente comunicador, é muito respeitado pelos meios intelectuais fora e dentro da Igreja. Em Dezembro de 2009, venceu o Prémio Pessoa, um dos mais respeitados galardões em Portugal.

D. Manuel Clemente tem ligações ao movimento escutista e também às Equipas de Nossa Senhora, um movimento que cultiva a espiritualidade dos casais, tendo assistido duas equipas de casais enquanto estava em Lisboa.

«Ô toi l’au-delà de tout»- Canticos de Taizé


Um CD gravado em Taizé em Fevereiro de 2012.
 A gravação foi realizada pela Comunidade dos irmãos com um grupo de jovens que estavam em Taizé a participar nos encontros internacionais na semana do Carnaval de 2012,na grande igreja da Reconciliação de Taizé

Rezai ao Espírito Santo

Papa Francisco na Audiência Geral: "Rezai ao Espírito Santo para que guie a Igreja e cada um de nós para a Verdade"


Nesta quarta-feira dia 15 de Maio a Praça de São Pedro parece cada vez mais pequena para acolher as multidões que desde as primeiras horas da manhã começam a acorrer ao Vaticano em dia de audiência. Uma multidão que acolheu o Papa Francisco com um enorme entusiasmo que só o Espírito Santo pode dar ao Povo de Deus. Ora a poucos dias do Domingo de Pentecostes o Santo Padre debruçou-se precisamente sobre este tema: o Espírito Santo - dizendo que o Espírito Santo guia a Igreja e cada um de nós para a Verdade. Diante de uma época como a nossa, em que impera o relativismo, é importante lembrar que Espírito Santo é Aquele que nos permite encontrar a Verdade. Ter encontro com a Verdade que se fez carne: Jesus Cristo.
"O Espírito Santo, como promete Jesus, guia-nos a toda a verdade, guia-nos não só ao encontro com Jesus, plenitude da Verdade, mas guia-nos dentro da Verdade, faz-nos entrar numa comunhão cada vez mais profunda com o próprio Jesus, dando-nos a inteligência das coisas de Deus. E esta não a conseguimos atingir com as nossas forças. Se Deus não nos iluminar interiormente, o nosso ser cristãos será superficial."
De facto, a ação do Divino Paráclito consiste em recordar e imprimir no coração dos fiéis as Palavras de Jesus, fazendo com que estas se transformem em princípio e guia da vida cristã. É do íntimo de nós mesmos que nascem as nossas ações; é o coração que deve converter-se a Deus, e o Espírito Santo transforma-o se nos abrirmos a ele.
"Perguntemo-nos: estou aberto à acção do Espírito Santo, rezo para que me dê luz, me torne mais sensível às coisas de Deus?"
Neste Ano da Fé, somos convidados, seguindo o exemplo de docilidade de Nossa Senhora, a nos deixar inundar pela luz do Espírito Santo, predispondo-nos à Sua ação, buscando conhecer mais a Cristo e as verdades da fé: meditando a Sagrada Escritura, estudando o Catecismo e aproximando-se com mais frequência dos sacramentos.
"A verdade de Cristo de que o Espírito Santo nos ensina e nos dá, influência para sempre e totalmente a nossa vida quotidiana. Invoquemo-lo mais vezes para que nos guie pela estrada dos discípulos de Cristo."
O Papa Francisco saudou ainda os peregrinos presentes nas diferentes línguas. Eis a saudação aos peregrinos de língua portuguesa:
"Queridos peregrinos de língua portuguesa, particularmente os grupos de brasileiros: sede bem-vindos! Na vossa preparação para a festa de Pentecostes, invocai com mais frequência o Espírito Santo, para que Ele vos guie pela estrada dos discípulos de Cristo, aos quais é pedido para serem cristãos em todas as circunstâncias e escolhas da vida. Que Deus vos abençoe!"
No final da audiência o Papa Francisco renovou os seus apelos pela defesa da vida como já o tinha feito solenemente no Regina Caeli do Domingo passado e anunciou ainda a sua intenção de visitar o santuário de Nossa Senhora de Bonária, na ilha italiana da Sardenha, provavelmente em setembro aludindo ao facto de existir entre a cidade de Buenos Aires e a de Cagliari uma história antiga de relação e tradição.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PENTECOSTES

O dom do Espírito é o sopro de Vida que brotou da Páscoa de Cristo; tudo renova, transforma e vivifica. Este mesmo Espírito que transformou os Apóstolos, habita-nos. Transforma o medo em coragem; o egoísmo em amor partilhado; o orgulho em serviço simples e humilde. É Ele que nos faz vencer obstáculos, superar fracassos, ultrapassar o cepticismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a esperança e fé. É fundamental tomar consciência da presença contínua do Espírito do Senhor em nós, nos outros, nos nossos ambientes, famílias, comunidades, no mundo, e ficar atentos aos seus apelos, interpelações e indicações. Só Ele nos faz viver em Cristo.





quarta-feira, 15 de maio de 2013

Não podemos ser cristãos apenas às vezes, devemos sê-lo em todos os momentos, ensina o Papa



VATICANO, 15 Mai. 13 / 01:27 pm (Noticias).- Em sua catequese da audiência geral de hoje celebrada na Praça de São Pedro, o Papa Francisco explicou que o Espírito Santo é quem permite ao cristão conhecer a Verdade, que é Cristo, e dessa forma o ajuda a ser cristão em todo momento, não só às vezes.
O Papa alentou os milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro no Vaticano a deixar-se guiar pelo Espírito Santo e exortou a que "neste ‘Ano da Fé’, perguntemo-nos se, realmente, temos dado algum passo para conhecer mais Cristo e as verdades da fé, lendo e meditando as Escrituras, estudando o Catecismo, recorrendo, com frequência, aos sacramentos".
"Mas nos perguntemos também quais os passos temos dado para que a fé oriente a nossa existência.?Não podemos ser cristãos de momento, só em certas ocasiões, em certas circunstâncias, em algumas escolhas.?Devemos ser cristãos em todos os momentos! Totalmente! A verdade de Cristo, que o Espírito Santo nos ensina e nos revela, para sempre e totalmente, interessa para sempre à nossa vida diária".
O Papa recordou que em muitas ocasiões Bento XVI alertou sobre o relativismo, sobre o ceticismo de alguns de acreditar que efetivamente existe a verdade e se referiu a Pôncio Pilatos que foi incapaz de reconhecer a verdade em Cristo.
"E Jesus, de fato, é a Verdade que, na plenitude dos tempos, "se fez carne" (Jo 1,1.14), veio a nós para que nós a conhecêssemos. Ela?não se agarra como uma coisa, mas se encontra. Não é uma posse,?é um encontro com uma Pessoa".
O Espírito Santo, prosseguiu, "leva-nos não somente a encontrar Jesus, a plenitude da Verdade, mas também nos guia para "dentro" dela, faz-nos entrar em comunhão mais profunda com Jesus, dando-nos a inteligência das coisas de Deus. E isso não podemos conseguir por conta própria.?Se Deus não nos ilumina interiormente, o nosso ser cristão será superficial".
O Santo Padre questionou logo: "Estou aberto à ação do Espírito Santo? Peço para que Ele me traga luz, faça-me mais sensível às coisas de Deus??Esta é uma oração que devemos fazer todos os dias:?‘Espírito Santo, faça com que meu coração seja aberto à Palavra de Deus, que meu coração esteja aberto ao bem, à beleza de Deus todos os dias’".
"Gostaria de fazer uma pergunta a todos: ’Quantos de vocês rezam todos os dias ao Espírito Santo?’ Serão poucos, mas devemos cumprir esse desejo de Jesus e orar, todos os dias, ao Espírito de Deus para que Ele nos abra o coração a Jesus".
Depois de ressaltar o exemplo de Maria na escuta do Espírito Santo, o Pontífice assinalou: "Por meio do Espírito Santo, o Pai e o Filho permanecem em nós e nós vivemos em Deus e para Deus. Mas a nossa vida é realmente animada pelo Senhor? Quantas coisas coloco em primeiro lugar em vez de Deus?".
Para concluir, Francisco animou a invocar o Espírito Santo "com mais frequência, para que nos guie no caminho dos discípulos de Cristo. Invoquemos todos os dias, façamos esta proposta: invoquemos todos os dias o Espírito Santo, assim Ele vai nos aproximar, cada vez mais, de Jesus Cristo".

Quando eu quero falar com Deus




Quando eu quero falar com Deus eu apenas falo
Quando eu quero falar com Deus às vezes me calo.
E elevo o meu pensamento.

terça-feira, 14 de maio de 2013

A Primeira Comunhão


Domingo, para vós, foi o primeiro encontro com Jesus na Eucaristia.

É o início de uma amizade que vai crescer sempre mais.

Muitos encontros vão acontecer com Jesus e a comunidade.

Quem recebeu Jesus na Eucaristia vai levar seu amor aos irmãos

que estão na escola, em casa, nas ruas e em toda parte.

Alegrem-se sempre ao receber Jesus Cristo em seu coração, pois ele é

a fonte de água viva que jorra para a vida eterna.

Os vossos corações tornaram-se agora a morada do amigo Jesus.

Cuidem bem da casa desse nosso amigo,

limpando-a de todo mal que possa nela entrar.

Deus vos abençoe! Nossa Senhora vos proteja!

Movimento dos Cursilhos de Cristandade





MOVIMENTO DOS CURSILHOS DE CRISTANDADE

 
DIOCESE DE PORTALEGRE-CASTELO BRANCO

71º CURSILHO DE CRISTANDADE – SENHORAS

Realizou – se na Casa Diocesana de Mem Soares, o 71º Cursilho de Cristandade para Senhoras da Diocese de Portalegre- Castelo Branco.

Teve início no dia 9 de Maio e terminou dia 12 do referido mês, com a celebração da Eucaristia na Igreja Matriz de Gavião, presidida pelo Bispo da Diocese, D. Antonino Dias. Concelebraram vários sacerdotes, oriundos das diversas paróquias de onde provinham as leigas participantes neste Cursilho. A Eucaristia foi antecedida da clausura (cerimónia de encerramento) no Cine – Teatro de Gavião.

Era um grupo de 33 mulheres, de diversas idades, gerações e níveis culturais e profissionais, que, inspiradas no Senhor e pelo Senhor, conseguiram encontrar o “Caminho” certo neste momento das suas vidas.
Foram acompanhadas por uma equipa de 11 leigas e 5 sacerdotes dos núcleos de Escola de Castelo Branco e Portalegre.
A partir de agora, certamente, que as novas cursilhistas – que passam a viver o seu 4º dia – estão em condições de viver e aperfeiçoar o “tripé da sua formação cristã” formando novos “grupos de cristandade” e integrando-se nas Ultreias das zonas a que pertencem, sendo aí fermento de Evangelho.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

DECOLORES

De Colores é o lema que une, há 50 anos, milhares de cursilhistas. O Movimento dos Cursilhos de Cristandade surgiu como resposta aos que andavam afastados da Igreja e ainda hoje desafia os católicos a serem fermento no mundo.

Já passaram pelos Cursilhos, em 50 anos, cerca de 135 mil pessoas. Actualmente, envolvidos no movimento, temos cerca de 1800 pessoas novas a fazerem o Cursilho todos os anos, e devemos ser cerca de 50, 60 mil pessoas no total, segundo o responsável nacional pelo Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), que celebra no próximo dia 29 de Novembro 50 anos sobre o primeiro Cursilho, dinamizado em Portugal por uma equipa de formadores espanhóis.

O movimento é laical mas não é externo à Igreja. Os Cursilhos têm normalmente a duração de três dias, sendo que em Portugal são dados «normalmente, de quarta-feira a sábado ou de quinta-feira a domingo.

O Cursilho é, no entanto, apenas a ponta do icebergue. «A caminhada faz-se no convite às pessoas para participarem num Cursilho de Cristandade. Jovens a partir dos 18 anos, que tenham alguma autonomia pessoal e profissional. Fazer o Cursilho é apenas o início da caminhada. Queremos que os cursilhistas levem para os ambientes do mundo a sua fé. A finalidade é toda esta transmissão de boca a boca, de convidar amigos para conversarmos e transmitirmos o que nos vai no espírito.

É para poder ser cristão em cada um dos ambientes que o MCC apareceu, para o ajudar a levar a mensagem cristã para o seu mundo, e assim poder ajudar a trazer pessoas que estão afastadas de volta à Igreja.

 Se pretende conhecer o MCC, deve dirigir-se à sua paróquia e perguntar pelo responsável local. Nem todas as paróquias o têm, e caso seja esse o caso, deve dirigir-se ao secretariado diocesano da sua diocese, através do telefone ou de correio electrónico. Aí poderá informar-se sobre as datas dos Cursilhos e, quem sabe, encontrar ali um novo rumo de enriquecimento da sua vida como cristão.

 De 9 a 12 de Maio, 5 senhoras da nossa Paróquia, participaram no 71º Cursilho de Cristandade, em Mem Soares. O encerramento, no Gavião, contou com a presença de D. Antonino Dias, Bispo da Diocese.

" Ide e Ensinai
Proclamai com a palavra e com a vida que Deus é Amor
E outra coisa não quer senão que o Amor se difunda e incendei toda a Humanidade"
 
Decolores
 
 
 


O TERÇO


PROCISSÃO DAS VELAS

Realizou esta noite de domingo dia 12 de Maio, pelas ruas do Centro histórico de Arronches, a Procissão das Velas, com inicio pelas 21H.

Foi numerosa a participação da comunidade religiosa nesta manifestação de fé,, onde o espírito de fervor e oração estiveram presentes

A procissão em louvor de Nossa Senhora de Fátima, contou com a presença de dois sacerdotes espanhóis, e muitas pessoas vindas da vizinha localidade  de La Codosera, assim como as crianças do 3º ano de Catequese que hoje fizeram a sua 1ª Comunhão na Igreja Matriz de Arronches e suas famílias.


No  final o pároco Fernando Farinha, agradeceu a presença de todos e   lembrou que todos os dias se reza o terço, às 18 horas na Igreja Matriz, fazendo -se a oferta de flores a Nª Senhora, às terças - feiras.

Informou ainda que estão abertas as inscrições para todos as pessoas que queiram participar na Peregrinação Diocesana a Fátima, no próximo dia 26 de Maio,  devendo efectuar a sua inscrição na paróquia.


Fotos de Emílio Moitas




Festa da 1ª Comunhão

 Chegou, finalmente, o dia que há tanto tempo desejavam as crianças do 3º ano.

O dia em que iam comungar o Corpo e Sangue de Jesus no pão e no vinho da Eucaristia.
 
 Por isso cantámos: Hoje é dia de Festa.
Todos nós sentimos uma grande alegria.
A partir de hoje ficareis, ainda mais, a fazer parte desta grande  família que é a Igreja.
Ficareis ainda mais a ser de Cristo. E haverá coisa melhor do que ser  de Cristo?



domingo, 12 de maio de 2013

Vaticano: Verdadeira oração abre a pessoa às necessidades dos outros, diz Papa Francisco

 O Papa Francisco afirmou hoje que a verdadeira oração faz a pessoa "sair de si mesma" e estar aberta a Deus e "aos irmãos mais necessitados".


Na eucaristia que diariamente preside na Casa de Santa Marta, no Vaticano, o Papa alertou para o "cansaço" na oração quando "se pede isto ou aquilo", mas que pode abrir a pessoa a outra dimensão quando esta "sai de si rumo ao Pai".


"Se não conseguirmos sair de nós mesmos rumo ao irmão necessitado, rumo ao doente, ao ignorante, ao pobre, ao explorado, se não conseguirmos sair de nós mesmos rumo àquelas chagas, jamais aprenderemos a liberdade que nos leva à outra saída de nós mesmo, rumo às chagas de Jesus".


"A verdadeira oração é sair de nós mesmos rumo ao Pai", reconhecendo as "chagas de Jesus", afirmou o Papa na homilia da celebração onde participaram alguns guardas da Gendarmaria do Vaticano, força policial do Estado, e um grupo de jornalistas argentinos com as suas famílias.

Oração a Nossa Senhora de Fátima


quinta-feira, 9 de maio de 2013

INFORMAÇÃO PAROQUIAL

No próximo dia 12, Domingo, a Eucaristia será às 12h na Igreja Matriz. As crianças do 3º ano de Catequese farão a sua 1ª comunhão.

No mesmo dia 12, terá lugar a Procissão das Velas, com saída da Igreja Matriz pelas 21h, em louvor de Nossa Senhora e em união com todos os peregrinos de Fátima, seguindo o percurso habitual pelas ruas da nossa vila.

Honremos e louvemos Nª Srª na sua passagem pelas ruas com portas e janelas adornadas e iluminadas.

Hoje é o Dia da Espiga

Hoje é o dia da Espiga - Quinta feira da Ascenção

Escrito por Pastoral Juvenil.
A Quinta-feira da Ascensão é uma festa religiosa católica. Há locais onde é mesmo dia feriado. Celebra a ascensão de Jesus ao Céu, depois de ter sido crucificado e de ter ressuscitado.
Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos, em Jerusalém, e levou-os ao Monte das Oliveiras.
Depois de lhes ter renovado a promessa do Espírito Santo, ergueu as mãos ao céu e abençoou-os. Nesse instante começou a elevar-se no ar e não tardou que uma nuvem o escondesse dos olhos deles. Como estes continuaram a olhar o céu, apareceram-lhes dois anjos a anunciar que Jesus voltaria do mesmo modo que o viram subir.
Então os discípulos deixaram o Monte das Oliveiras e regressaram a Jerusalém.
Este dia (a Ascensão) ocorre cerca de quarenta dias depois da Páscoa, e é sempre a uma quinta-feira.
E, também, sempre nessa data, celebra-se o Dia da Espiga ou Quinta-feira da Espiga.
Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas vão para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres.
Com elas, formam um ramo com: espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos, etc.
Cada elemento simboliza um desejo:
  • A espiga = que haja pão (isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar)
  • O ramo de folhas de oliveira = que haja paz (lembra-te que a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz (divina). (Dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira.)
  • Flores (malmequeres, papoilas, etc.) = que haja alegria (simbolizada pela cor das flores - o malmequer ainda «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força)
O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa.
Acredita-se que este costume, que surge mais no centro e sul de Portugal, nasceu de um antigo ritual cristão, que era uma bênção aos primeiros frutos.
No entanto, por ter tanta ligação com a Natureza, pensa-se que vem bem mais de trás no tempo, talvez de antigas tradições pagãs associadas às festas da deusa Flora que aconteciam por esta altura e às quais se mantém ligada à tradição dos Maios e das Maias.
Hoje em dia, nas grandes cidades, as pessoas já não vão colher o Ramo da Espiga (nem há onde...), mas há quem os venda, tendo-os colhido e atado, fazendo negócio com a tradição... E ajudando a preservá-la.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ascensão do Senhor

A ASCENSÃO DO SENHOR -( A FESTA DA ASCENSÃO É UMA AS GRANDES FESTAS DO CALENDÁRIO LITÚRGICO E COMEMORA A ASCENSÃO DE JESUS AO CÉU. O DIA DA ASCENSÃO É TRADICIONALMENTE COMEMORADO NUMA QUINTA-FEIRA ( esse ano de 2013 – em 09 de Maio) O QUADRAGÉSIMO DIA APÓS A PÁSCOA. PORÉM, A FESTA DA ASCENSÃO É COMEMORADA NO DOMINGO SEGUINTE ( 12 de Maio). A FESTA É UMA DAS FESTAS ECUMÊNICAS (OU SEJA, CELEBRADAS UNIVERSALMENTE), COM O MESMO STATUS DAS FESTAS DA PAIXÃO, DA PÁSCOA E O PENTECOSTES A VIDA CONTINUA, A PRESENÇA DO RESSUSCITADO É UMA PRESENÇA ESPIRITUAL QUE RENOVA A ESPERANÇA E REACENDE A CHAMA DA FÉ E DO AMOR.

                      A ASCENSÃO DO SENHOR
Então Jesus convidou seus amigos a subirem
a um monte, onde se despediu de todos.
Assim falou Jesus:
“TODO O PODER ME FOI DADO NO CÉU E
NA TERRA, IDE, POIS, ANUNCIAI O EVANGELHO
A TODOS OS POVOS E BATIZAI-OS EM NOME
DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO,
EU PROMETO ESTAR CONVOSCO TODOS
OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS”
(Cf. Mt 28,18-20).

E Jesus foi subindo à vista deles, até que uma
nuvem o recebeu.
Depois que Jesus desapareceu atrás de uma
nuvem, todos puderam ver dois jovens vestidos
de branco que assim falaram:
 
“HOMENS DA GALILÉIA, POR QUE ESTAIS
OLHANDO PARA O CÉU? PRESTAI ATENÇÃO:
ESTE JESUS QUE SUBIU PARA O CÉU,
ASSIM UM DIA VOLTARÁ”
(Cf. Atos 1,9-11).

A MISSÃO


domingo, 5 de maio de 2013

DIA DA MÃE

No primeiro domingo do mês de Maio, comemoramos o Dia da Mãe, que na verdade, são todos os dias. Mãe não tem férias, assim como não tiramos férias de Deus. A Mãe exerce sua maternidade até o fim. 
No Coração das mães, também estão cravados os sofrimentos de seus diletos filhos.
Como a Virgem Maria, as Mães têm seus sofrimentos e suas dificuldades. Confiemos nossas tribulações a Maria.
Nas suas freqüentes aparições Ela repete: “Orai, orai muito pela conversão dos pecadores! Fazei penitência!”
Devemos fazer o que ela nos pede.
Nossa relação com Nossa Senhora é uma relação de infinita igualdade e ao mesmo tempo de grandezas diferentes.
E o SIM de Maria? É o SIM do verdadeiro e Santo Amor.
Queremos pedir um pouco da sua coragem, para darmos o “SIM” necessário à realização do Plano de Deus em nós.
O Sim da Virgem Maria a coloca em plena disponibilidade ao Criador. Sem pensar nas conseqüências, faz a sua entrega, entrega total de prova de amor.
Maria foi o maior exemplo de fé, de certeza, fidelidade ao Pai.
Renuncia sua própria vida de jovem comum e assume o principal papel na História Universal, o de Mãe de Deus.
Sejamos como Maria, Mães amáveis, mães responsáveis, mães em regime integral.
A exemplo de Maria, mulheres, sejamos Mães com docilidade, paciência e serviço, tudo temperado com fartas doses de Amor para exercermos o dom nobre desta linda e especialíssima missão: MÃE!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Como Deus responde à oração?

Realmente, esta é uma pergunta que tenho ouvido muito ultimamente. E, da mesma forma, muitos relatos tenho lido à respeito.

Ouvi uma história que nos dá mais alguma luz à respeito de como Deus age para responder à oração. Um professor ateu numa classe da faculdade fez esta declaração,
- Se há um Deus, que ele me jogue lá para fora agora mesmo!

Os cristãos na classe ficaram estupefatos; eles simplesmente não sabiam o que dizer. Mas, exatamente naquele instante, um aluno que fazia parte do time de futebol da faculdade passava em frente à porta e ouviu o professor fazer a declaração. Apressou-se em entrar e empurrou o professor para o corredor do lado de fora.
O professor, sentindo-se ultrajado e atacado, gritou com o rapaz,
- O que você pensa que está fazendo, seu irresponsável.

Ao que o jogador de futebol respondeu,
- Deus estava ocupado no momento, então me enviou!

Pode ser esta uma forma como Deus responde às nossas orações, pela intervenção de outras pessoas?

Outra história que li recentemente:
Um certo jornal vinha publicando uma série de artigos sobre o valor da presença na igreja. Um dia, uma carta chegou ao redator, onde se lia,
"Imprima isto se tiver coragem. Tenho tentado uma experiência. Tenho um campo de milho, que eu arei durante os domingos. Plantei durante os domingos. Fiz a colheita no domingo e carreguei meu celeiro no domingo. Acho que minha colheita neste outubro foi tão grande quanto a de qualquer de meus vizinhos que foi à igreja no domingo. Então onde estava Deus desta vez?"

O redator imprimiu a carta, mas adicionou sua resposta:
"Você não deixa de ter razão quanto à hora, o lugar e a forma de falar com Deus. Cada pessoa pode encontrar seu lugar e tempo. Mas seu erro está em pensar que Deus sempre acerta suas contas em outubro"

A medição de tempo para Deus é feita da mesma forma que a nossa? Suas razões para responder de forma e em tempo diferentes do que pensamos está acima de nosso entendimento.

Bem, onde quero chegar? O ponto que eu tento passar é, simplesmente, continue a orar mesmo que você não receba a resposta que você quer e quando você quer! Só porque você não pode ver a resposta, ou ela vem de forma diferente da que você imaginava, isto não quer dizer que Deus não lhe escutou.

Continue a orar e não desista!

Iniciando o mês de Maio, Mês de Maria

O mês de maio é tradicionalmente dedicado a Maria.
É o Mês de MARIA, a Mãe de Jesus .
Maria, através de seu semblante deixa transparecer a divindade de seu Filho muito amado, Jesus. Ela é a Mãe do Puro Amor.
Maria é promessa e esperança, é ternura e solidariedade, é bondade e amor. É o veículo direto que nos comunica com Seu Filho. É nossa intercessora.
A ela, confiamos nossas fraquezas, nossos sofrimentos, nossas limitações. Maria é nosso Socorro!
O colo de Maria é maternal. Nele, encontramos abrigo e consolo. Ela nos conforta, nos acalenta. A presença da Virgem Maria em nossas vidas é real. Maria nos guia a cada momento. É mãe cuidadosa e amorosa com seus filhos. Assim, também, devemos ser com nossos filhos, semelhantes a Maria. Tratá-los com carinho sob nossa orientação e cuidados, mesmo que tenhamos que nos esforçar em certas ocasiões.
Devemos ser fiéis à Mãe de Deus, oferecendo nossas orações, aflições, angústias e tendo-a em lugar especial e respeitoso em nossas vidas.
Ela, não se esquece de nós. Precisamos ser Mães como Maria, acalentando nossos filhos, educando-os e amando-os, dentro dos princípios morais, éticos e religiosos. Sejamos mães comprometidas com nossos filhos, até as últimas conseqüências. Isso, alegrará o Coração de Maria.
Maria supervisiona nossa maternidade. Ela é Mãe Celeste das Mães.
Ela nos abençoa e solidifica nossa fé em seu Filho amado.
Com Maria firmamos nosso elo de união com Jesus Cristo seu FILHO.


CONSAGRAÇÃO A  NOSSA SENHORA
No Batismo somos ungidos pelo Espírito Santo e recebemos o sinal de que somos filhos de Deus. A Consagração à Nossa Senhora, normalmente feita junto com o Batismo, tem o significado de entregar à Mãe de Deus aquilo que de mais preciso possuímos: a nossa própria vida. A consagração é um ato de certeza de que Maria cuidará de nós tal como cuidou de Jesus Cristo.
 
Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós, e em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia, e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos,  a minha boca, o meu coração e  inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó  minha boa e incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa.
Lembrai -vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa!
Ah! Guardai -me e defendei -me como coisa própria vossa!
 Amém.