segunda-feira, 13 de maio de 2013

DECOLORES

De Colores é o lema que une, há 50 anos, milhares de cursilhistas. O Movimento dos Cursilhos de Cristandade surgiu como resposta aos que andavam afastados da Igreja e ainda hoje desafia os católicos a serem fermento no mundo.

Já passaram pelos Cursilhos, em 50 anos, cerca de 135 mil pessoas. Actualmente, envolvidos no movimento, temos cerca de 1800 pessoas novas a fazerem o Cursilho todos os anos, e devemos ser cerca de 50, 60 mil pessoas no total, segundo o responsável nacional pelo Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), que celebra no próximo dia 29 de Novembro 50 anos sobre o primeiro Cursilho, dinamizado em Portugal por uma equipa de formadores espanhóis.

O movimento é laical mas não é externo à Igreja. Os Cursilhos têm normalmente a duração de três dias, sendo que em Portugal são dados «normalmente, de quarta-feira a sábado ou de quinta-feira a domingo.

O Cursilho é, no entanto, apenas a ponta do icebergue. «A caminhada faz-se no convite às pessoas para participarem num Cursilho de Cristandade. Jovens a partir dos 18 anos, que tenham alguma autonomia pessoal e profissional. Fazer o Cursilho é apenas o início da caminhada. Queremos que os cursilhistas levem para os ambientes do mundo a sua fé. A finalidade é toda esta transmissão de boca a boca, de convidar amigos para conversarmos e transmitirmos o que nos vai no espírito.

É para poder ser cristão em cada um dos ambientes que o MCC apareceu, para o ajudar a levar a mensagem cristã para o seu mundo, e assim poder ajudar a trazer pessoas que estão afastadas de volta à Igreja.

 Se pretende conhecer o MCC, deve dirigir-se à sua paróquia e perguntar pelo responsável local. Nem todas as paróquias o têm, e caso seja esse o caso, deve dirigir-se ao secretariado diocesano da sua diocese, através do telefone ou de correio electrónico. Aí poderá informar-se sobre as datas dos Cursilhos e, quem sabe, encontrar ali um novo rumo de enriquecimento da sua vida como cristão.

 De 9 a 12 de Maio, 5 senhoras da nossa Paróquia, participaram no 71º Cursilho de Cristandade, em Mem Soares. O encerramento, no Gavião, contou com a presença de D. Antonino Dias, Bispo da Diocese.

" Ide e Ensinai
Proclamai com a palavra e com a vida que Deus é Amor
E outra coisa não quer senão que o Amor se difunda e incendei toda a Humanidade"
 
Decolores
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado