domingo, 26 de maio de 2013

Celebração do Sacramento do Crisma



No dia 25, sábado, tivemos a alegria de ter connosco D. Antonino Dias, Bispo da nossa Diocese de Portalegre / Castelo Branco para celebração do Sacramento do Crisma. A Eucaristia foi celebrada pelas 17 h, na Igreja Matriz, com a presença de numerosos fiéis.
Na Igreja católica, a Confirmação é administrada aos jovens como "sacramento da maturidade cristã", dado que, ao serem baptizados em crianças, foram os pais e padrinhos que pronunciaram a profissão de fé. Agora que começam a viver e a agir de forma independente, pronunciam eles próprios o seu "sim" à comunidade de fé que os integrou pelo Baptismo.
  • Dizem sim a Cristo e proclamam a sua disponibilidade para com Ele, assim como a vontade de não negar a sua fé.
  • Declaram o seu consentimento para se comprometerem em favor da Igreja e para ajudarem os seus irmãos e irmãs.
Tal como o Baptismo, a Confirmação imprime também à alma um carácter espiritual, um selo indelével; é por isso que não podemos receber este sacramento mais do que uma vez. O dom do Espírito Santo torna aquele que o recebe capaz de converter-se em "sal da terra e luz do mundo" (Mt 5,13-14), de testemunhar Jesus Cristo, através da sua vida e dos seus actos, de tal modo que todos pensem: é um cristão que fala e age como tal.
Os confirmandos renovam as suas promessas baptismais e recitam a profissão de fé da Igreja.
 
Aos jovens e adultos que confirmaram a sua fé desejamos  que o Espírito Santo, os enraize mais profundamente na filiação divina, incorpore mais solidamente em Cristo, tornando mais firme o laço que os prende à Igreja, associando -os mais à sua missão e ajudando -os a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada de obras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado