domingo, 8 de novembro de 2015

Semana dos Seminários



A Semana dos Seminários decorre entre 8 e 15 de Novembro com o tema: "Olhou-os com Misericórdia".


A ‘Semana dos Seminários’, que a Igreja celebra este ano entre os próximos dias 7 e 15 de novembro, vem pedir-nos que olhemos para o Sacerdócio como vocação e como dom. E porque o Sacerdócio é vocação e é dom, a ‘Semana dos Seminários’ vem também ajudar a rezar em acção de graças e a reflectir alguns dos caminhos, das experiências e dos contextos em que se faz o discernimento vocacional, a eleição de um estado de vida e a contínua formação do coração para se ser padre - os Seminários.
Se a fé é uma questão e uma história de confiança, a vocação sacerdotal não o é menos. Na confiança se alicerçará o acolhimento e a descoberta da vontade de Deus, a leitura crente da vida, o discernimento, crescimento e fidelidade, o projecto pessoal e a comunhão eclesial, a conversão, o compromisso e a alegria, o testemunho e a missão. Quem confia surpreende-se sempre construtivamente.
Na Igreja temos, muitas vezes, sido exímios na leitura sociológica das causas da falta de vocações sacerdotais. E há conceitos e preconceitos que vão sendo recorrentes quando se trata de “tentar explicar” a falta de vocações: dispersão da vida actual, perda das referências religiosas, a superficialidade da cultura ambiente, conjuntura sociológica, alheamento das novas gerações em relação à Igreja, egoísmo e outros …. ismos, etc. É bom fazer análises. Mas não é menos importante reorientar permanentemente a esperança e o projecto de vida.
Para descobrir e viver qualquer vocação cristã é fundamental alimentar a fé com o alimento que lhe é próprio. Deus não é mais fraco do que as fragilidades humanas mas trabalha sempre com a liberdade de cada um. Faz toda a diferença ser livre!
Vale a pena, por isso, interrogar não apenas o exterior da Igreja mas também o seu interior, os seus ritmos, os seus costumes e processos. Vale a pena perceber bem a vida dos que aceitaram Jesus como modelo.
Com que rosto e pela mão de quem chega Deus hoje à vida dos nossos jovens?! Quem marca os ritmos das nossas comunidades?! Quando foi a última vez que ensinámos (pelo testemunho) ou ajudámos alguém a rezar?! Na idade dos projectos e dos grandes ideais (em que os jovens estão naturalmente), o que propõe a comunidade crente como caminho?! A pastoral vocacional é a da proposta ou a da inculcação?! Ajuda a crescer e a alargar horizontes ou a atrofiar?! Promove simplicidade e humildade ou sobranceria?! São propostas de fé ou mecanismos meramente morais (moralistas)?! Qual o lugar real da oração na vida das comunidades e na hora do discernimento?! De que fala a vida espontânea dos crentes?! De que diferenças existenciais se reveste?! Que tipo de actividades se propõem?! Como se acolhem os que, normalmente, estão fora e querem ingressar ou regressar à comunidade?! Que lugar tem a honestidade intelectual no nosso discurso?! Que substância e conteúdo tem o discurso religioso?! Que alegria evangélica manifesta?! O que propõe a Igreja para além do que pudesse ser (mais) um (outro) mero “grupismo”?! Que comunhão se efectiva nas comunidades?! Que liturgia se celebra?! Que símbolos se edificam?! Que ministérios se constituem?! De que entusiasmo falam as nossas vidas de ministros do Evangelho, de religiosos, de famílias cristãs?! Do que é que andamos cheios e do que é que andamos vazios?!
Creio que estas e outras são as interrogações da chamada “cultura vocacional” que tanto se deseja promover. Podemos questionar a cultura, a conjuntura social, o ambiente mas também é verdade que a vocação cristã, contraditoriamente, deixou de ser tema e motivo na própria comunidade cristã. Desinteressámo-nos. Parece que a vida não se decide já por vocação mas apenas por expectativas próprias e alheias.
“Olhou-os com misericórdia” é o tema da Semana dos Seminários deste ano 2015. A atitude de misericórdia é a tónica da vida de Jesus. Se há gestos permanentes em Jesus Cristo são os da misericórdia. Uma misericórdia que sempre reconstrói aqueles com quem Jesus se cruza no caminho. Jesus não nos olha sobranceiramente de cima para baixo, mas de baixo para cima. Quando Jesus olha para nós, e quando nos deixamos olhar por Ele, ficamos sempre com caminhos mais amplos para percorrer. Ele eleva-nos à nossa autenticidade. A sua misericórdia mudou e continua a mudar o mundo.
A ‘Semana dos Seminários’ vem ajudar a rezar em acção de graças pelo dom do Sacerdócio na Igreja; vem promover a reflexão sobre alguns dos caminhos, das experiências e dos contextos em que se faz o discernimento vocacional, a eleição de um estado de vida e a contínua formação do coração para se ser padre; vem pedir-nos que rezemos pelos nossos Seminaristas; vem perguntar aos nossos jovens se Deus não os estará a chamar. Sim, precisamente neste momento das suas vidas e não em outro qualquer, não estará Deus a chamar jovens da nossa Diocese?! Não será a falta de Padres na nossa Diocese a forma de Jesus olhar com misericórdia para muitos jovens e lhes dizer “coloca-te no teu lugar”!?

Emanuel Matos Silva, p
Reitor do Seminário Diocesano de
Portalegre-Castelo Branco


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado