sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Símbolo do Advento- Coroa

Símbolo do AdventoA Coroa


«Estejam apertados os vossos cintos e acesas as vossas lâmpadas.» (Lc 12,35)


Consiste numa coroa feita com ramos verdes e flores, na qual se inserem quatro velas que significam as quatro semanas de preparação para o Natal, ou seja, o Advento.

É de origem escandinava e germânica. Cada vez se usa mais entre nós. Ajuda a aprofundar a espera e a intensificar, em cada semana, a preparação para a vinda do Senhor.

- A sua forma circular indica a perfeição, a plenitude a que devemos aspirar na nossa vida de cristãos.

- Como coroa, significa a dignidade, a realeza que Cristo veio outorgar ao cristão, isto é, a honra, a grandeza, a alegria, a vitória. (Em Ap 4, 4-10) Cristo aparece como soberano e em (Ap 14, 14) tem uma coroa na cabeça como próprio Deus). É «a coroa dos eleitos».

- Os ramos verdes significam também senhorio de Cristo sobre a vida e a natureza, dons de Deus que merecem o nosso cuidado e respeito. - A Luz que se acende indica o caminho, afasta o medo e fomenta a comunhão. A Luz das velas é símbolo de Cristo, Luz do mundo.
- Acende-se uma vela em cada semana; uma na primeira, duas na segunda, três na terceira e quatro na quarta, simbolizando a nossa ascenção gradual para a plenitude da Luz do Natal.

- Ao acender a vela, pode fazer-se a seguinte oração:

«A Igreja inteira alegra-se, Deus da esperança, com a vinda de Jesus Cristo como Luz verdadeira para iluminar os que estão nas trevas. Fizemos esta coroa com ramos e enfeitámo-la com velas. Nesta preparação do Natal, nós Te pedimos, Senhor, que nos ilumines com a claridade do Teu Filho, Luz do mundo, que vive e reina contigo pelos séculos dos séculos. Amen».
1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado