terça-feira, 16 de agosto de 2016

Festas em Honra de Nª Srª d'Assunção e d'Alegria


Assunção da Virgem ao Céu “é uma verdade simples da nossa fé” que “o coração entende”


A solenidade litúrgica da Assunção da Virgem Santa Maria ao Céu “é uma festa querida ao povo cristão” porque assenta “numa verdade simples da nossa fé que qualquer coração entende: onde está a mãe está o filho; onde está o filho está a mãe”, afirmou ontem o bispo de Leiria- Fátima.

No dia 15 de Agosto, recorde-se, a Igreja Católica assinala a solenidade litúrgica da Assunção de Maria, um dogma solenemente definido pelo Papa Pio XII em 1 de Novembro de 1950, celebrado há vários séculos e que é feriado em Portugal.

Ainda que com títulos diferentes, mas com temas e conteúdos idênticos, as Igrejas do Oriente e do Ocidente, portanto a Igreja inteira, a Una e Santa, celebra no dia 15 de Agosto a maior e mais antiga festa da Mãe de Deus, a Virgem Santa Maria. No Oriente, é a festa da «Dormição» (koímêsis), enquanto que, no Ocidente, prevalece a tonalidade da «Assunção» (análêmpsis).

Também nas nossas Paróquias , se celebraram as festas em Honra de Nossa Senhora D’ Assunção, Padroeira da vila de Arronches e Nossa Senhora d'Alegria em Alegrete.

A programação começou com a Missa Solene na Igreja Matriz de Arronches que, por iniciativa do Município,ressaltava à vista pela sua alvura, seguiu-se a Procissão pelas ruas da Vila acompanhada pela Banda Euterpe de Portalegre.

Ao final da tarde teve lugar a abertura da quermesse que tem, juntamente com o espectáculo, a finalidade de angariar fundos para as obras sociais da Paróquia.
Numa noite calma e serena, tendo como cenário a imponente igreja Matriz, teve lugar a noite de “Fados” com Leonor Fartouce, Mariana Guerra, Tina Morcela e Ana Margarida Morcela, Ana Cirilo, António João Gonçalves e Sofia Martins, acompanhados à guitarra portuguesa por Nuno Cirilo e à viola por Alexandre Gomes, actuando ainda o Grupo Flamenco“Las Panchas”, de San Vicente de Alcántara.

A Paróquia de Arronches na organização da festa contou com o apoio da Câmara Municipal de Arronches, Junta de Freguesia de Assunção e Grupo de Voluntários da Paróquia.


















































 Foto de noticiasdearronches

Em Alegrete,a festa iniciou -se na passada sexta-feira, dia 12 com uma arruada pela Banda Alegretense e do programa constavam varias actividades no decorrer destes dias, com destaque para Concertos, passeio de BTT, Touradas à vara larga e os tradicionais Arraiais.
Um dos momentos altos destas festividades são a Missa Solene e a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Alegria, que juntou inúmeras pessoas que acompanharam a imagem da Virgem pelas íngremes ruas da vila, ao som das bandas de música de Alegrete e da Meia Via, de Torres Novas.
  
 
Fotos de Emilio Moitas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um espaço moderado, o que poderá atrasar a publicação dos seus comentários. Obrigado